RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Abril 19, 2024

Neste dia… em 2013 – Na estreia de Bruno de Carvalho como Presidente, o Sporting vence em Braga (2-3) com hat-trick de Wolfswinkel

“Hat-trick” de Van Wolfswinkel deixa Europa mais perto

Sporting jogou nos últimos 25 minutos reduzido a dez unidades, mas o segundo “hat-trick” de Van Wolfswinkel deu a vitória aos leões na estreia efusiva de Bruno de Carvalho.

Três golos de Van Wolfswinkel, três pontos para o Sporting e a zona “europeia” à distância, precisamente, de três pontos. A estreia de Bruno de Carvalho no banco do Sporting deu sorte aos leões, que alcançaram um triunfo por 2-3 diante do Sporting de Braga, no último minuto da partida, graças a um “renovado” Van Wolfswinkel, que voltou a revelar-se mortífero frente aos bracarenses: sete golos em três jogos e o segundo “hat-trick” em Portugal, que deixa o Sp. Braga fora do pódio, a dois pontos do Paços de Ferreira.

Curiosamente, a única vez que um ponta-de-lança tinha feito um “hat-trick” num Sp. Braga-Sporting foi em 2005, obra de Pinilla, quando Jesualdo Ferreira treinava os bracarenses e José Peseiro os leões. Desta vez, com os papéis invertidos, a felicidade acabou por sorrir a Jesualdo Ferreira, que “mexeu” melhor no jogo e contou com um Van Wolfswinkel que, a jogar assim, certamente valerá muito mais do que os 10 milhões de euros que o Norwich pagou por ele.

O Sporting de Braga foi, estatisticamente, superior em tudo: mais ataques, remates, posse de bola, recuperações de bola, cantos, cruzamentos e passes. Mas a audácia de José Peseiro no minuto 89, ao retirar um central e colocar um ponta-de-lança para tentar derrubar um Sporting já reduzido a dez unidades (expulsão de Joãozinho aos 70′), refletiu-se no período de compensação, onde Adrien, Cédric Soares e Van Wolfswinkel aproveitaram o desequilíbrio na linha defensiva dos arsenalistas para fixarem o 2-3.

Antes, sobretudo durante a primeira, leões e arsenalistas deram um espetáculo digno da jornada com mais golos (32) até ao momento. O primeiro surgiu aos 8 minutos, por Van Wolfswinkel, a finalizar de cabeça um bom cruzamento de André Martins (a surpresa no “onze”). A vantagem, porém, não durou muito, pois Elderson, aproveitando o espaço na zona central, atirou uma “bomba” que Rui Patrício e a trave não conseguiram segurar (25′). Mas a resposta leonina não tardou e Van Wolfswinkel, servido por Capel, bisou com uma excelente finalização de pé esquerdo (29′).

O Sporting de Braga teve força para reagir duas vezes à desvantagem, a segunda graças a um cabeceamento de Carlão (36′) que pedia mais de Tiago Ilori e Rui Patrício, mas nunca conseguiu colocar-se em vantagem e tornou-se numa das duas equipas que perderam os dois jogos com o Sporting nesta época – a outra, também minhota, é o Gil Vicente. O Sporting, que na próxima jornada fora de portas defrontará o Benfica, continua no 10.º lugar, com 30 pontos, mas está a apenas três (que, por causa do confronto direto, equivalem a quatro) do Marítimo e do quinto lugar. O Sp. Braga, por sua vez, vê a sua pressão da visita ao Dragão, na próxima ronda, aumentar.

Fonte: DN

SP. BRAGA: Quim; Baiano, Aderlan Santos, Palmeira (Zé Luis 89′), Ederson; Custódio, Hugo Viana, Mossoró; Alan (Ruben Micael 78′), Hélder Barbosa (João Pedro 46′) e Carlão.

Tr: José Peseiro.

SPORTING: Rui Patrício; Cédric Soares, Tiago Ilori, Marcos Rojo, Joãozinho; Rinaudo, André Martins (Adrien Silva 72′); Eric Dier; Labyad (Bruma 46′), Diego Capel (Jeffrén 76′) e Van Wolfswinkel.

Tr: Jesualdo Ferreira.

Golos: Elderson (25′) e Carlão (36′) (Braga) ; Van Wolfswinkel (9′, 29′ e 92′) (Sporting)

Data: 01/04/2013
Local: Estádio Municipal de Braga
Evento: Braga (2-3) Sporting, CN-24ªJornada

Artigos relacionados

Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>