RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Abril 26, 2024

Hoje é 18 de Março? Então preparem-se porque é dia do leão


Sporting tem razões para acreditar no 18 de Março. Em 1964, o Manchester United apanhou 5-0 em Alvalade

Só é um verdadeiro adepto do Sporting quem conseguir decifrar esta data: 18 de Março de 1964. Como disse? Ah sim, sim, claro que acertou. Foi nesse dia que o Sporting eliminou o Manchester United em Alvalade e caminhou imparável para a conquista da Taça das Taças.

Após a derrota em Old Trafford (1-4), os leões rugiram mais alto e espantaram a Europa com uma lição de futebol e golos à equipa treinada pelo lendário Matt Busby, que jogava com três artistas de classe mundial (Denis Law, George Best e Bobby Charlton). Mas o Sporting chamou-lhes um figo. A facilidade com que os sportinguistas se impuseram nessa noite foi inesquecível. Bem como o quinto golo da noite, da autoria de Osvaldo, num livre directo a 35 metros da baliza.

Vencedor da Taça de Portugal em Junho de 1963, o Sporting entrou na Taça das Taças pela primeira vez. Depois de Atalanta e Apoel Nicósia (o sensacional 16-1), surgiu o temível Manchester United. Nesse entretanto, o Sporting já mudara de treinador, fruto das indecisões da Direcção (antes como agora…), que dispensou Juca por troca com Bela Gutmann, que, entretanto, não aceitou o contrato e no seu lugar apareceu o brasileiro Gentil Cardoso. Como este foi goleado em Manchester, despromoveram-no e passou a actuar como treinador de campo, substituindo-o o arquitecto espanhol Anselmo Fernández no comando da equipa. E foi com ele que o Sporting deu um dos maiores, senão o maior festival de bola de que há memória: 5-0 ao United, com 2-0 ao intervalo, além de um golo anulado a Mascarenhas.

Na segunda parte 3-0 e a curiosa estatística dos onze heróis terem perdido 27,7 quilos de peso, destilados em suor. A receita do jogo atingiu quase os mil contos e Anselmo Fernández, que antes sugerira à Direcção uma multa de dois mil escudos aos jogadores, por falta de aplicação num jogo, agora exigiu um prémio de 20 contos para cada um.

Nota: a 18 de Março de 1986, o Colónia eliminou o Sporting da Taça UEFA, (2-0, após o 1-1 em Alvalade), mas já não há espaço para escrever.

Fonte: Jornal i

Data: 18/03/2010
Local: Jornal i

Artigos relacionados

Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>