RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Segunda-feira, Abril 29, 2024

Neste dia… entrevista a Francisco Geraldes em 2015: o jovem leão que lê livros no balneário

Aos 20 anos, o médio tem-se afirmado na equipa B do Sporting e já recebeu um Prémio Stromp Academia dado aos jogadores exemplares. Geraldes é um exemplo que rompe com o protótipo de jogador de futebol: lê livros, fala sobre política e não é grande fã de videojogos.

Francisco Geraldes é mais um jogador com selo de qualidade da formação do Sporting a quem se vaticina sucesso. Está há treze anos no clube e aos 20 tem ganho espaço na formação orientada por João de Deus. No mês de novembro foi pela primeira vez eleito o melhor jogador da II Liga e nas últimas semanas tem feito o gosto ao pé com toda a categoria.

Já festejou cinco vezes esta temporada e é dono de golos bonitos, ora veja.

O médio leonino destaca-se entre os demais pela qualidade técnica, inteligência e criatividade e porque foge do protótipo de jogador de futebol, tendo como gostos áreas bem diferentes do desporto, ignorando alguns géneros musicais mais populares no meio e videojogos.

Além disso, até há bem pouco tempo Geraldes era estudante – algo raro no futebol profissional – e gosta de falar sobre política, de ouvir música clássica e ler livros autobiográficos ou policiais.

Ler até no balneário, sim. Mesmo que isso seja… estranho.

«Gosto de andar sempre com um livro atrás. Todos gozam comigo por ler nos tempos livres, durante os estágios e até no balneário, mas adoro ler», admite ao Maisfutebol.

Geraldes não se importa de ser a exceção e tem noção disso, mas não quer ser visto como superior aos companheiros: «Acho que cada um é diferente à sua maneira. Cada um tem os seus gostos e os seus interesses. Gosto muito de jogar futebol, mas também gosto muito de me manter a par de tudo e de ser rico culturalmente.»

«Gosto de ler sobre tudo, estar a par de todas as notícias de economia ou política e acompanho tudo porque acho que não podemos estar alheios ao que se passa à nossa volta.»

Por isso, o médio do Sporting B vai também frequentemente ao cinema, a exposições e a concertos, esquecendo-se do sofá e dos videojogos tão típicos entre os colegas de balneário: «Para mim, é um total desperdício de tempo. Jogo de vez em quando com eles, mas prefiro fazer outras coisas.»

«O que ganho em estar no sofá a ver um boneco na TV?», pergunta Geraldes, que prefere bem mais passar o tempo a ver filmes, com destaque para o Gladiador, V de Vingança ou a trilogia do Senhor dos Anéis.

Algumas destas facetas, diga-se, rompem com o género. Ser de um bairro típico de Lisboa, o de Alvalade, não tendo sido obrigado a sair do seu habitat natural para jogar futebol, e ter andando num dos colégios mais reputados da capital – o Sagrado Coração de Maria – ajuda a que se diferencie.

«Esta vontade de querer saber mais foi me ensinada lá e os meus pais também sempre me aconselharam a aproveitar o tempo da melhor maneira. Além disso, desde pequeno que o meu pai e a minha mãe me fizeram ver que estudar estava à frente do futebol.»

Assim, com média 14 valores e ciente de que «o futebol tem data de validade», Geraldes chegou à Universidade Lusófona ao curso de Gestão. Um projeto que neste momento está em standby devido aos horários e ao que jogar profissionalmente, com dois jogos por semana, exige.

«O problema é o horário. Chegar a casa à meia-noite, jantar e no dia seguinte acordar às sete para ir treinar. Estava a haver um conflito de interesses. Neste momento, sou profissional e não posso chegar ao treino a arrastar-me com sono.»

Focado nisso, o dia-a-dia de Geraldes é simples e rigoroso: «Treino, almoço e depois faço uma pequena sesta para repor energia. A seguir faço pilates ou trabalho complementar de ginásio, fora do Sporting mas com a autorização do clube.»

Pelo meio ouve Led Zeppelin, Queen ou Ludovic Einaudi, sons que não ouve com os companheiros de equipa porque não tem quem partilhe os mesmos gostos musicais.

«Sempre que mostro alguma música a alguém sou crucificado. Mas também não sou de ouvir o que eles ouvem. Gosto de boa música, música verdadeira e que tenha qualidade.»

«Quando eles põem kizomba no balneário, até me faz confusão. Eu sei que cada um tem o seu gosto, mas acho que o deles não é bom», comenta entre uma gargalhada, referindo que o grupo leonino é mais do que uma equipa de futebol.

Gelson Martins, Mica Pinto, Podence e Francisco Geraldes em estágio.

«Somos todos muito amigos. A união não é de agora, nem deste ano. Somos colegas há vários anos, há seis, sete e oito anos. Isso beneficia e facilita também dentro de campo. Já quase jogamos de olhos fechados.»

É com eles que Geraldes também cresce profissionalmente e que sonha em chegar à equipa principal, como os exemplos que admira: «O Sá Pinto pela garra que mostrava e que ainda hoje se vê e o João Mário pela forma de jogar.»

«Se não tivesse esse objetivo não faria sentido estar no Sporting. Não sei quando será a minha vez. Cada jogador tem o seu timing. Não precisa de ser amanhã ou daqui a um mês, quando tiver de ser será. Os responsáveis do Sporting saberão ver quando estiver preparado ou não.»

Por agora, o balanço da temporada é positivo. «A época está a correr bastante bem a nível pessoal: tenho jogado bastante, ganho mais competitividade e ritmo e marcado alguns golos. Dificilmente poderia estar a correr melhor», admite satisfeito.

Assim, tem também a seleção de sub-21 como objetivo, depois de ter falhado o Mundial de sub-20 no último verão: «Foi uma desilusão. Estava à espera de ser convocado. Fiz para o merecer, mas não fui. Já passou. Agora penso nos sub-21. Vou continuar a trabalhar como até aqui. A concorrência é elevada, mas acho que me consigo sobrepor aos que lá estão.»

É também por isto e por pensar assim que, aos 18 anos, Geraldes, que foi capitão nos escalões de formação do Sporting, ganhou o Prémio Stromp Academia 2013, um troféu entregue aos jovens jogadores exemplares

«É um orgulho, mas não adianta de nada se não servir de exemplo. Há que ser responsável, companheiro e ter as ideias bem definidas», defende.

Fonte: maisfutebol.iol.pt

Data: 27/12/2015
Local: maisfutebol
Evento: Entrevista a Francisco Geraldes

Artigos relacionados

Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>