Neste dia… em 2012 – Sporting vence Benfica, por 1-0 com golo de Wolfswinkel
Sporting vence e coloca Benfica em posição delicada na disputa pelo título
Com gol de pênalti, time de Alvalade chega a quarta posição do campeonato
Por Thiago Mourão

Um jogo com equipes que estavam em busca de objetivos diferentes, assim foi o clássico lisboeta entre Sporting e Benfica. Do lado do Sporting, uma partida que valia como uma motivação para o jogo do próximo dia 19, contra o Athletic, pelas semifinais da Liga Europa. Já para o Benfica, após ser eliminado da Liga dos Campeões da UEFA pelo Chelsea, o jogo frente o maior rival significava a manutenção na “briga” pelo título e um ânimo para a final da Taça da Liga, no próximo sábado (14), contra o Gil Vicente, em Coimbra. Porém quem levou a melhor foi o time da casa, vencendo seu maior rival por 1 a 0, com gol de Wolfswinkel.
O jogo
Uma partida bem disputada. Foram assim os primeiros dez minutos. Um começo com maior pressão do Benfica, que tentou duas vezes com bolas alçadas a área em direção ao atacante paraguaio, Oscar Cardozo. Outro lance nos primeiros minutos de perigo e que causou polêmica, foi uma entrada de Polga em Gaitán, dentro da area, que o árbitro da partida mandou seguir, para revolta do time e torcedores do Benfica que queriam grande penalidade. Quem chegou com mais perigo, porém, foi o Sporting. Em um dos avanços de Insúa pela esquerda, o argentino cruzou com força, porém Wolfswinkel chegou atrasado.
Mas a pressão não parou. Antes dos 15min, a torcida do Benfica passou mais um susto. Capel dominou na frente da grande área e chutou. Artur saltou, porém a bola passou muito perto do gol do brasileiro. Mas o Benfica não demorou a responder, no minuto seguinte, Gaitán chutou da entrada da área e Rui Patrício saltou para espalmar a bola para escanteio.
Sporting, 1 a 0
Após receber lançamento, Wolfswinkel partiu para cima da marcação do brasileiro Luisão que acabou por fazer a falta sobre o Holandês dentro da area. O holandês foi para a cobrança e colocou a bola no canto esquerdo de Artur, aos 18min, e o Sporting assumia a liderança da partida.
E gol parecia que tinha afetado muito o Benfica. Dois minutos depois, Matias Fernandez lançou para Wolfswinkel que ficou cara a cara com Artur, mas desta vez o brasileiro levou a melhor. E o holandês estava mesmo afim de aumentar a vantagem, aos 25 minutos, ele recebeu lançamento pela direita, disputou corrida com Garay. Depois de passar pelo zagueiro, Ricky acabou por cair na área, mas o árbitro da partida mandou seguir o jogo.
Mas o Benfica não estava morto, tanto que os 44min Xandão teve que fazer uma falta e receber o cartão amarelo. Após um contra ataque do Benfica, o ex-são paulino perdeu na corrida para Gaitán e teve que fazer a falta para não sofrer o gol de empate.

Além da grande partida que acontecia em Alvalade, acontecia também um ambiente digno de dérby. Fora das quatro linhas, as torcidas de Sporting e Benfica faziam um espetáculo à parte, apoiando suas equipe, digno do grande jogo que acontecia em Alvalade.
Yannick retorna a Alvalade
Na volta do primeiro tempo, Jorge Jesus veio com uma alteração: Yannick no lugar de Rodrigo, que esteve apagado. Foi a primeira vez que o ex-jogador do Sporting retornou a Alvalade após uma passagem no futebol francês, e foram dele as primeiras chances do Benfica. Após passe de Gaitán, Yannick recebeu e livre com a bola dividiu com Rui Patrício, quase fazendo o primeiro do Benfica.
E o Sporting não se assustou. No minuto seguinte o time de Alvalade aplicou um contra ataque e com Wolfswinkel fez o goleiro Artur trabalhar e dar o primeiro escanteio para o Sporting na segunda parte do jogo. O time encarnado respondeu na mesma pressão. 15 minutos do segundo tempo, após escanteio pela esquerda, Gaítan cruzou na cabeça de Cardozo que subiu livre e cabeceou com perigo no gol de Rui Patrício.
E Jorge Jesus queria mesmo a vitória. Aos 16 minutos do 2º tempo o treinador português colocou a revelação benfiquista, Nélson Oliveira, para junto de Cardozo tentar buscar a virada e a manutenção pela briga ao título.
Era mesmo um jogo aberto. Após falha na saída de bola, Wolfswinkel roubou a bola e foi sozinho para o gol benfiquista. Quando chegou frente a frente com Artur, acabou chutando para a linda defesa do brasileiro e levando os mais de 40 mil torcedores a loucura. E a pressão continuou, dois minutos depois, Izmailov, de fora da área, chutou e Artur adiantado pulou mas não alcançou nada e ela foi caprichosamente bater no travessão e correr para longe do gol do Benfica. Era pressão total do time de Alvalade.
Os últimos dez minutos foram verdadeiramente uma batalha. Para tentar coibir a violência o árbitro português teve que começar a distribuir cartões, sendo Carriço e Elias os primeiros. No lance seguinte o Benfica trouxe muito perigo. Falta pela direita, Bruno César bateu e Patrício teve que subir e de soco afastar o perigo de sua área.
Artur, o destaque do Benfica

O goleiro brasileiro realmente mereceu o título. Foram duas as grandes e decisivas defesas do arqueiro. Uma aos 20min e outra da mesma forma, aos 40. Diego Rúbio recebeu entre a zaga benfiquista e chutou, Artur saltou e fez mais um “milagre” para a equipe da Luz. Não parou por aí. Aos 43min, Matias chutou e no rebote Rúbio driblou o goleiro e mandou para o gol, porém já estava impedido.
E a vida do Benfica ficava cada vez pior em Alvalade. Após Luizão fazer falta, o zagueiro levou o segundo amarelo e foi expulso da partida aos 45min. O jogo ficou interrompido por alguns minutos, após a torcida leonina, em festa, arremessar alguns sinalizadores em campo. Após o ocorrido, o árbitro reserva apontou que eram cinco minutos de acréscimos, para terror do técnico Sá Pinto e seus comandados.
Depois disso, foram mais alguns momentos com alguma pressão do lado do Benfica, porém sem sucesso. E foi com gritos de “olé” que o árbitro acabou a partida. Final em Alvalade. Sporting 1 a 0 Benfica. Com a derrota, o Benfica fica na segunda posição com 59 pontos, quatro atrás do Porto, que é líder com 63, e um a mais que o Braga, que é o terceiro com 58. Já o Sporting assume a quarta posição com 50 pontos.
Agora o Sporting se prepara para enfrentar o Athletic pelo primeiro jogo da semifinal da Liga Europa em Alvalade, no próximo dia 19. Enquanto o Benfica vai até Coimbra disputar a final da Taça da Liga contra o Gil Vicente no próximo Sábado (13).
FICHA TÉCNICA:
SPORTING CP 1 X 0 SL BENFICA
Estádio: Estádio José Alvalade – Lisboa – Portugal
Data/hora: 09/04/2012 – 16h15min
Árbitro: Artur Soares Dias
Auxiliares: Bertino Miranda e Rui Licínio
Cartões amarelos: Xandão 44´- 1ºT . Carriço 35 – 2ºT, Elias 36´- 2ºT para o Sporting.
Luisão 18´ – 1ºT, Javi Garcia 26´ -1ºT, Nolito 30´-2ºT, Luisão 44´- 2ºT para o Benfica
Cartões vermelho: Luisão 44´ – 2ºT para o Benfica
Gols: Wolfswinkel – 18´ p 1ºT para o Sporting
SPORTING CP : Rui Patrício, João Pereira, Anderson Polga, Xandão, Insúa, Elias, Schaars (Carriço – 20´- 2ºT), Matias, Izamailov, van Wolfswinkel (Rúbio – 27´- 2ºT) e Capel (Carillo 43´ – 2ºT).
SL BENFICA: Artur, Maxi Pereira,Emerson, Luisão, Garay, Javi Garcia (Nelson Oliveira – 16´ -2ºT), Witsel, Bruno César, Gaitán (Nolito – 27´- 2ºT), Cardozo e Rodrigo (Yannick – 1´ – 2ºT).
Fonte: jornalismofc.wordpress.com
Data: 09/04/2012
Local: Estádio José Alvalade
Evento: Sporting (1-0) Benfica, CN - 26 Jornada



Comments