RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Dezembro 05, 2025

Cartilha(s)

Quando julgávamos que a cartilha era da exclusividade do clube do outro lado da rua, eis que nos deparamos com uma cartilha também no Sporting. E sem “janela”.

Vemos e ouvimos várias pessoas nas redes sociais e na TV a passar essa cartilha, como se o Mundo Sporting fosse agradável e aprazível e tudo o que está a ser feito fosse bem feito. Ou quando não é bem feito a culpa é do “outro”.

Ouvi um dia destes numa televisão, um “senhor” a dizer, sem qualquer tipo de vergonha, que tudo de mal que acontecia era devido a “uma herança miserável”. Dizia isto ao mesmo tempo que se revoltava contra as redes sociais porque, pasme-se, ousavam contradizê-lo, coisa que o moderador que o ouvia com ar embevecido não ousava, não fosse acontecer o mesmo que ao último que o fez e que passou rapidamente “à prateleira” da estação televisiva em causa.

Mas não é o único. Aqui e ali ouve-se ou lê-se que os blogs, sites e redes sociais fazem mal, porque propagam mentiras. E, pasme-se novamente, ouvi isso do senhor Henrique Monteiro, esse grande Sportinguista de há 5 ou 6 anos para cá e que nem a data de fundação do clube sabe.

O importante era conseguirem passar a retórica e a narrativa como “cão por vinha vindimada” sem contraditório. Se do outro lado da rua conseguem, porque no Sporting isso não se consegue? Este Sportinguistas das redes sociais e dos blogs estão a prestar um mau serviço aos interesses instalados (e aos que se pretendem instalar). Não se pode colocar barreiras ao progresso (deles, não do clube) dessa maneira.

Só nos últimos dias falou-se: da venda da SAD a capitais privados; do interesse nos terrenos de Alcochete, que com o novo aeroporto as licenças de construção cresceram 778% (?); dos já referidos senhores Monteiro (que se insurgiu contra os blogs “Mister do Café” e “Tasca do Cherba”) e do inenarrável senhor Bráz (o maior dos Sportinguistas no último ano), que se insurgiu contra as redes e blogs porque ousam gozar com ele(?) e com o clube; do senhor Barbosa da Cruz, que nas suas fábulas pela cofina diz sempre que a culpa é do “outro”, mesmo um ano e meio depois; e de vários comentadores que já falam que só se ultrapassa isto com a venda da SAD.

É nisto que estamos no momento em conjunto com os resultados deploráveis da equipa de futebol e do mau planeamento da época.

Como se não bastasse desta vez foi Mourinho(?) a dizer a famosa frase: “precisamos de um Sporting forte”, que é uma frase sempre dita invariavelmente quando o clube está em baixa. Quando o clube estava a erguer-se e a lutar pelo campeonato e com os melhores na Europa não descansaram enquanto não o deitaram abaixo.

Mas quando é uma franja enorme de Sportinguistas (cada vez menos) a não ver isto, talvez mereçamos o clube tal como ele está.

Não tenho dúvidas que vamos para eleições muito em breve e vamos a ver se conseguimos travar a venda da SAD. A reestruturação financeira prometida ainda não se fez e começo a temer que seja isso que esteja a ser preparado pelos “basfonds” da sociedade Sportinguista.

Da minha parte continuo a dizer que a culpa provavelmente é do “outro”, porque é uma coisa que dá sempre jeito quando as pessoas são incompetentes. Outra coisa que digo é que o clube volta a ter paz quando se reverter as expulsões e se repuser tudo como estava, ou ainda não viram que foram comidos pelos interesses, pelos rivais e pela comunicação social?

Se ainda não viram, ou são teimosos ou então têm o clube que merecem e, nesse caso, devem afundar com ele. Ou podem sempre dizer para se protegerem que a culpa é do “outro”…

Artigos relacionados

Comments

  1. Undertaker

    Até foram buscar o Mourinho para proferir a célebre frase! Só falta no fim dos jogos aparecer o Franguicio ou o Carriço (o Montinho era anterior) a dizer para levantar a cabeça e continuar a trabalhar para voltarmos a 2012 totalmente!

  2. Rei Leão

    Temos o clube que a maioria dos sócios merece. Foi assim que escolheram, em grande parte influenciados por essa cartilha que refere no texto. Embora acredite que alguns já tenham aberto os olhos e por isso a cartilha cada vez seja mais intensa para tentar controlar os danos. Partilho das suas preocupações caro leão africano. De todas essas preocupações aquela que mais me aflige é a que o meu caro refere em relação aos terrenos de Alcochete. Já li aí pela blogosfera que a valorização dos mesmos é de tal ordem que dará para muita gente se “lambuzar”. Mas ao que parece o Sporting nem lamber os dedos vai conseguir.
    Parabéns pelo texto e um abraço para si.

    1. GreenLantern

      Meu caro, o problema comeca logo nesse aspecto da “maioria escolheu”, porque até agora não tivemos provas de que as eleicões decorreram sem interferências externas. Muito pelo contrário.

      1. Rei Leão

        Pois. Mas isso é um pressuposto do qual eu não posso partir. A mim o que me agrada mesmo é o conteúdo do artigo que está muito bem escrito e vai de encontro àquilo que eu penso também acerca do assunto.