RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Abril 19, 2024

Aguenta coração! No fim, o Leão venceu a águia na Luz, com muita emoção

Depois da vitória convincente por 38-24 no Pavilhão João Rocha ante o Maia ISMAI, o Sporting Clube de Portugal deslocou-se à Luz para enfrentar o eterno rival SL Benfica, na 3ª Jornada da fase regular do Campeonato Nacional de Andebol.

Não se adivinhava uma tarefa fácil para os leões depois dos dois resultados menos positivos na Luz na época passada, mas a equipa aparecia motivada depois de duas boas vitórias no campeonato e com vontade de dar a volta aos mais recentes confrontos directos entre ambas as equipas no reduto da equipa encarnada.

O Sporting CP alinhou com o seguinte 7 inicial, Cudic na baliza, central Carlos Carneiro, Bingo na ponta esquerda, Valdes e Frankis como laterais, Ghionea na ponta direita e Luís Frade a pivot.

Foi um início de jogo com muita concentração por parte dos jogadores leoninos, tendo chegado a uma vantagem de 0-3 no início da partida, através de 2 livres de 7 metros convertidos por Ghionea e de um golo do capitão, Frankis Carol. A equipa leonina perdeu a vantagem inicial depois de ter estado em inferioridade numérica após uma exclusão de Pedro Valdes.

Aos 10 minutos de jogo, a equipa leonina estava a perder por 5-4. Nessa fase do encontro, Cudic e Ristovski estiveram em grande destaque. A equipa leonina aproveitou bem uma exclusão de Vidrago para passar de 5-4 para 5-8. Até ao intervalo verificou-se uma fase de muito equilíbrio e a equipa leonina saiu em vantagem por 11-15.

A equipa entrou um pouco apática na segunda parte, mas conseguiu atenuar o mau início tendo mantido uma vantagem de 3 golos até aos 40 minutos de jogo. Noutro mau momento da equipa leonina, a vantagem perdeu-se rapidamente, tendo-se mantido sempre a igualdade e equilíbrio no jogo até aos 5 minutos finais, mas com a equipa leonina sempre atrás do prejuízo.

Tudo mudou quando o ponta direito encarnado rematou ao poste e na jogada seguinte, a equipa leonina chegou ao golo da vantagem através de um belo golo de Francisco Tavares. A incerteza e equilíbrio no marcador manteve-se até ao minuto final.

A equipa leonina chegou ao 28-29 através de Tiago Rocha a pouco mais de 10 segundos do fim e o treinador encarnado pediu o time out para tentar chegar ao empate nos segundos finais. Pedro Valdes anulou por completo a táctica de Carlos Resende com uma antecipação estupenda a um passe  de Nuno Grilo e, no contra ataque, Francisco Tavares consumou o resultado final em 28-30. Uma vitória na raça da equipa leonina, voltando assim aos registos vitoriosos na casa do eterno rival.

Foi uma excelente prestação colectiva da equipa, principalmente pelo discernimento e compostura que a equipa revelou para dar a volta aos momentos menos bons pelos quais passou ao longo desta partida, de forma a alcançar uma vitória importantíssima contra um rival directo.

SL Benfica 28-30 SPORTING CLUBE DE PORTUGAL

Em termos individuais, há muitos jogadores a destacar:

  • Aljosa Cudic – Gigante! O GR leonino fez uma excelente exibição, foi importantíssimo para manter a vantagem leonina, principalmente na 1ª parte. O GR leonino conseguiu “secar” por completo o internacional francês da equipa encarnada, o lateral Kévynn Nyokas. Um GR que tem silenciado cada vez mais os críticos, com exibições de topo, revelando uma evolução tremenda desde que chegou a Alvalade.
  • Frankis Carol – O aniversariante revigorado! Novamente o melhor marcador da equipa com 7 golos marcados no seu dia de aniversário. Algumas falhas técnicas mas uma excelente eficácia em comparação ao que se verificou noutras fases da época passada. Um upgrade para já nesta fase da época, o que é bastante importante para a formação leonina.
  • Arnaud Bingo – Uma flecha! O ponta esquerdo francês parece estar a recolher dividendos pelo facto do treinador Thierry Anti conhecer melhor e saber como potenciar as suas valências. O francês durante a maioria do jogo teve com uma eficácia de 100%, tendo feito 5 golos em toda a partida.
  • Valentin Ghionea – O cirurgião! O ponta direito romeno continua extremamente regular, quer a atacar, quer a defender. Creio que se for dito que é o jogador mais regular da equipa (juntamente com Pedro Valdes) será praticamente unânime para os apreciadores de Andebol que acompanham a equipa leonina.
  • Pedro Valdes – O poço de força! O lateral esquerdo esteve muito bem, principalmente no aspecto defensivo com intervenções decisivas para o desfecho vitorioso.
  • Gonçalo Vieira – O irreverente! O jovem lateral leonino que reforçou a equipa esta temporada, vai mantendo a sua irreverência e mostrando a sua qualidade, desta vez contra um rival directo sem se notar qualquer tipo de pressão adicional.
  • Luís Frade – Um leão! O pivot leonino continua a revelar uma maturidade tremenda para a sua idade. Apesar de hoje não ter estado tão eficaz no capítulo da finalização, é um jogador que é determinante quer a atacar quer a defender pelo seu poderio físico e pela forma como “força” os adversários a cometer faltas e conquista livres de 7 metros para a equipa.
  • Tiago Rocha – Frio nos momentos mais importantes! A sua experiência é sempre útil à equipa. Não é qualquer jogador que a poucos segundos do fim mantém a frieza frente a frente com o GR encarnado para colocar o Sporting de volta à vantagem.
  • Francisco Tavares – Incrível! Entrou a frio numa fase delicada do jogo e foi importantíssimo com um golaço que voltou a colocar o Sporting em vantagem no encontro a poucos minutos do fim e carimbou o resultado final no último lance da partida. O jovem da formação leonina não acusou de maneira nenhuma a pressão do momento.

Nota de destaque também para o 12º jogador, os adeptos leoninos que, uma vez mais, mostraram a fibra leonina com uma deslocação em força ao terreno dos nossos rivais para apoiarem incessantemente a equipa ao longo dos 60 minutos.

Próximo jogo do #AndebolSCP

4ª Feira vs ABC de Braga às 20h (Pavilhão João Rocha)

PS: Carlos Ruesga já não deverá estar condicionado, pelo que poderá regressar à competição

Apareçam em força no nosso paraíso terreno porque a nossa equipa bem merece!

Sporting Sempre! Saudações Leoninas

Leão Eterno ?

Artigos relacionados

Comments

  1. Rei Leão

    Vitória saborosa. Para além do talento também é preciso raça e espírito de sacrifício para ganhar estes jogos. A análise ao jogo é realmente um primor. Sorte do site quem tem um analista desta qualidade.

  2. ZédasCouves

    grande jogo. da mais gozo ganhar assim. mesmo com a nervozeira!

    excelente analise!
    10x melhor que qualquer jornal!