RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Neste dia… em 1977 – Yazalde treina-se em Alvalade: «Em Portugal só me interessaria jogar pelo Sporting»

No estádio José Alvalade treina o internacional de futebol, Yazalde.

Fazendo precisamente a mesma preparação que os restantes jogadores, estava no Estádio José Alvalade, o popular Yazalde, um jogador que marcou para sempre os adeptos do popular clube português. Na «pelada» que se fez no terreno pelado, o popular «Chirola» entendeu-se muito bem, com Manuel Fernandes e aconteceram muitos golos na baliza à guarda de Botelho.

O popular «Chirola» treinando-se com outros elementos do plantel leonino.

De novo em Portugal e no Sporting, para matar saudades?

É isso mesmo. Estarei em Portugal até quinze de Outubro, pois seguirei para a Argentina, para em Novembro me integrar na equipa do Independente. Além do mais, há sete anos que ando pela Europa e tenho saudades do meu país, da minha terra, Claro que tenho sempre saudades de Portugal, onde tenho a família de minha mulher, onde tenho os meus amigos. Estou aqui em Alvalade, para me manter em condições, para que quando chegar à Argentina não sinta dificuldades no recomeço da preparação.

– Como se processou a sua transferência do Marselha para o Independente?

Foi fácil. O clube francês devia-me muito dinheiro e eu comprei-lhes a minha carta. Fiquei portanto livre e aceitei as condições que o Independente me ofereceu.

– Mas com a carta na mão você podia tentar um clube em Portugal, mesmo sem ser o Sporting. Porque não o fez, se gosta tanto de cá estar?

Como lhe disse há já sete anos que estou na Europa. Tenho saudades e quero ir com a minha família, para me juntar aos familiares na Argentina, pois isso para mim e para eles é muito importante. Além do mais, nenhum clube português me procurou e eu agora já não volto atrás com a minha determinação de ir para a Argentina.

Yazalde no final do treino.

Tenho um contrato com o Independente por duas épocas e também saudades de voltar ao meu país!

– De qualquer modo, você em tempos disse-nos que em Portugal só o Sporting lhe interessa, Mantém essa opinião?

Isso é exacto. Eu em Portugal, só me interessaria jogar pelo Sporting. No entanto, agora isso não pode acontecer, porque estou comprometido com o Independente. como também, porque sendo estrangeiro, não podia jogar, uma vez que o clube tem o Keita que também é estrangeiro. Realmente em Portugal, pelo amor ao clube, pelos dirigentes, pela massa associativa, pelos antigos companheiros, só aqui eu me sinto bem.

– Mas não houve nenhuma conversa com os dirigentes do Sporting?

Apenas conversa de amigos. Nada de futebol.

Este Sporting tem muitas possibilidades no torneio da U.E.F.A.

– E falando agora do futebol europeu a nível de clubes, como encara o Yazalde as possibilidades do Sporting ir longe na Taça da UEFA?

Pelo que conheço do futebol francês, não há dúvida de que o Sporting pode passar a primeira eliminatória. A equipa do Sporting está bastante boa, com jogadores de muito valor e como tal, podem ir longe nesta edição da Taça da UEFA.

– Você no treino de hoje, entendeu-se muito bem, com o Manuel Fernandes. Não sentiu saudades? E com um sorriso, onde a saudade se notava, Yazalde respondeu-nos

É fácil jogar ao lado daqueles jogadores que eu conheço bem. Por acaso no treino, tudo estava a sair bem. Francamente que gostei de estar de novo a jogar, mesmo em treino entre os meus antigos companheiros. Foi muito bom, até para matar saudades.

-Tirou alguma conclusão pelo treino que fez, quanto ao valor desta equipa do Sporting?

Posso adiantar que gostei da maneira alegre como todos se entregam ao trabalho e que a equipa está com muita força e recheada de bons jogadores.

– E dos homens que ocupam o sector da frente, Keita, Manuel Fernandes, uma vez que Jordão não treinou?

Mas claro que são excelentes. Mas não é isso só que conta. O que conta é a equipa toda, desde o guarda-redes, ao extremo esquerdo, aos suplentes. E o Sporting neste momento, tem um plantel muito bom, que pode dar grande alegria aos seus associados.

– Sabe? Deu-me a impressão de que você se entregava de tal modo ao treino, que até parecia que domingo ia jogar!

0 que se passa é que o Sporting faz parte da minha vida futebolística. Eu vivo tudo o que se passa neste grande clube que tantos momentos bons me deu. Eu cheguei no domingo e na segunda feira já cá estava para treinar, porque é aqui que eu me sinto bem, quando estou em Portugal, o meu segundo país, logo depois da Argentina.

E Yazalde, que já é papá, lá seguiu para casa, para junto da esposa e filho, que nasceu em Espanha, está agora em Portugal, e vai começar a balbuciar as primeiras palavras em castelhano, porque segue para a Argentina.

Boa sorte Yazalde.

Data: 13/09/1977
Local: Estádio José de Alvalade
Evento: Entrevista à revista «Golo»

Artigos relacionados

Comments

  1. Rei Leão

    Yazalde. Talvez o jogador do Sporting que me dá mais pena nunca ter visto jogar.

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>