RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Março 29, 2024

Neste dia… em 2015 – Troféu 5 Violinos fica mais uma vez em casa: Sporting – 2 vs Roma – 0

No jogo que também serviu de apresentação aos sócios, o Sporting recebeu e venceu o vice-campeão italiano por 2-0, com golos de Slimani e Carlos Mané.

Perante 38.401 espectadores o Sporting jogou de início com o onze que será provavelmente a equipa base na Liga portuguesa 2015/2016:

Rui Patrício, João Pereira, Paulo Oliveira, Naldo e Jefferson; Adrien (cap), João Mário, Carrillo, Bryan Ruiz, Teo Gutiérrez e Slimani.

Donos do jogo

O Sporting não demorou a mostrar boa parte dos mecanismos que vão dar forma ao funcionamento da máquina. A equipa revelou movimentações colectivas para recuperar a bola o mais depressa e à frente possível e a posse de bola. Como era de esperar, Jorge Jesus retomou o 4x4x2 que tão bons resultados lhe tem dado, utilizando dois extremos diferentes na utilidade e no conceito táctico: Carrillo, na direita, jogando pelo flanco; Bryan Ruiz, na esquerda, a sair para o meio, abrindo alas às subidas de Jefferson. No meio, Teo Guttiérrez movimentou-se nas costas de Slimani, com o apoio frontal de João Mário, agora com mais responsabilidades em termos de segurança e equilíbrio, na medida em que o miolo passou a ser composto por dois e não três elementos como no passado.

Feito o balanço dos primeiros 45 minutos, tanto uns como outros jogaram quase sempre longe das balizas, razão pela qual o 0-0 se justificava.

Importância de Mané

Após o intervalo, Jesus faz apenas 1 substituição: entra Mané para o lugar de Bryan Ruiz. A segunda parte foi distinta, não apenas pelo número excessivo de substituições operadas de um lado e do outro, mas porque o Sporting se tornou mais agressivo e se aproximou mais vezes e com maior perigo da baliza romana.

Aos 55 minutos, Mané isolou Slimani que permitiu a Szczesny uma grande defesa, naquela que foi a primeira grande ocasião de golo do jogo.

Aliás, a entrada de Mané mexeu com o jogo leonino, deu-lhe acutilância e objectividade. Mas foi depois de a Roma ter mudado a equipa quase toda (aos 59 minutos saíram oito jogadores do banco ao mesmo tempo) que Slimani inaugurou o marcador (62’).

Confirmando a importância que teve na mudança do jogo, Mané apontaria ainda o segundo golo, com que o Sporting deu maior expressão a uma exibição. Até ao final do jogo Montero e A. Martins os dois de cabeça poderiam ter marcado para o Sporting. Ambas proporcionaram grandes defesas a Szczesny.

Sem ter sido magistral, o que o Sporting produziu foi suficiente para ser muito melhor do que o vice-campeão de Itália e arrecadou o Troféu 5 Violinos pelo quarto ano consecutivo.

Data: 01/08/2015
Local: Estádio José Alvalade
Evento: Sporting - 2 vs Roma - 0, Troféu 5 Violinos

Artigos relacionados

Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>