RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Março 29, 2024

Neste dia… em 2010: Sá Pinto agride Liedson


Agressões no Sporting: Sá Pinto demite-se e Liedson pode ser castigado

Sá Pinto e Liedson envolveram-se num confronto verbal e até físico durante a vitória do Sporting sobre o Mafra (4-3), para a Taça de Portugal. Há cinco anos, os dois já tiveram problemas dentro de campo. O Levezinho vai ter processo disciplinar

Sá Pinto já não faz parte do organigrama da direcção do Sporting, ao demitir-se esta manhã do cargo de director-desportivo, depois dos rumores de se ter envolvido num confronto verbal e até físico com Liedson, avançado brasileiro do clube leonino, depois do jogo com o Mafra, ganho por apertado 4-3, para os oitavos-de-final da Taça de Portugal.

A informação das agressões foi avançada esta manhã pela imprensa desportiva. O avançado brasileiro do Sporting e o director desportivo Sá Pinto terão entrado em confronto físicos no balneário do estádio de Alvalade, depois de o guarda-redes Rui Patrício ter falhado uma defesa no jogo da Taça de Portugal.

O jogo e o consequente desentendimento entre os dois desportistas aconteceram ontem.

Liedson e Sá Pinto terão começado a discutir no relvado, discussão que subiu de tom no balneário durante a reunião de emergência convocada pelo director desportivo. Aí, Sá Pinto terá tomado o lado dos adeptos e criticado duramente o guarda-redes por ter deixado entrar a segunda bola dos visitantes, motivando a intervenção do Levezinho. Segundo o “Record”, depois de separados, Liedson terá deixado o balneário dizendo: “É ele ou eu!”.

Os dois já têm um passado turbulento. Em Fevereiro de 2005, na era-José Peseiro, durante um Sporting-Rio Ave (5-0), para o campeonato, Sá Pinto e Liedson envolveram-se numa teima aquando da marcação de uma grande penalidade, cometida sobre Sá Pinto. Na altura, Liedson era o marcador oficial de penáltis do Sporting mas Sá Pinto tirou a bola das mãos do brasileiro e marcou ele mesmo. Foi o 2-0. Acabou 5-0, com bis de Liedson e outro de Sá Pinto.

Já esta manhã, o Levezinho não participou no treino, uma vez que seguiu directamente para uma reunião com José Eduardo Bettencourt. O presidente chegou por volta das 10h, com o avançado lusobrasileiro a comparecer na Academia perto das 10h30. Sá Pinto já não foi visto em Alcochete.

Entretanto, a SAD do Sporting já emitiu um comunicado sobre os acontecimentos de ontem à noite. A administração decidiu instaurar um “processo de inquérito para apuramento de responsabilidades disciplinares”.

Leia o comunicado na íntegra:

“COMUNICADO SPORTING, SAD

1. Na sequência dos acontecimentos ocorridos ontem, entre o director do Futebol, Ricardo Sá Pinto, e o jogador Liedson, após o final do jogo Sporting – Mafra, o Conselho de Administração deliberou instaurar um processo de inquérito para apuramento de responsabilidades disciplinares.

2. Entretanto, o director do Futebol Profissional, Ricardo Sá Pinto, apresentou o pedido de demissão na sequência do sucedido, o qual foi aceite.

3. A Sporting, SAD lamenta o sucedido não deixando de reconhecer o Sportinguismo, o empenho e a dedicação de Ricardo Sá Pinto ao Clube.

4. O processo correrá os seus termos no que ao jogador Liedson diz respeito.”

In ionline

Sporting. Um dedo em riste e dois socos partiram o clube ao meio

A discussão entre Sá Pinto e Liedson marca o presente, mas existiam problemas do passado que vão condicionar todo o futuro dos lisboetas

O Sporting estava a sobreviver ao KO dos resultados e tinha um saldo OK em 2010: cinco jogos, cinco vitórias. Mas bastou um dedo em riste e dois socos para partir por completo o clube. Foi o KO técnico num combate que não foi anunciado mas era expectável. E a SAD assumiu o incidente – comunicou a saída de Sá Pinto – sem falar nele mas sabendo que é o caso que divide os leões.

Tudo começou num dos problemas que parecem não ter solução: o relvado. Por causa de um tufo, Patrício falhou um pontapé e voltou aos momentos negros que o ensombraram nos primeiros tempos. Da bancada, além dos impropérios ao guardião, choveu um nome – Stojkovic. “Estou farto! O garoto tem salvo a equipa e só sabem dizer mal e assobiar”, comentou Liedson, amuado por não ser opção frente ao Mafra (as substituições estavam esgotadas). “Tens de respeitar os adeptos. Eles pagam o teu ordenado e o de toda a gente”, respondeu Sá Pinto, já desagradado. “Não quero saber, nunca mais vou agradecer nada. Eu falo o que me apetecer”, gritou o avançado. O (antigo) director sentiu-se desrespeitado. E ficou fulo. Mas o pior estava para vir: depois de falar com Carvalhal, Sá Pinto reuniu o grupo, deu os parabéns por mais um triunfo (sublinhando, contudo, algum facilitismo após o 4-1) e ia começar a dissecar o confronto. “Tens a mania que és líder mas devias era defender-nos”, disse Liedson, exaltado. “Tu é que pensas que mandas nisto tudo mas tens de respeitar-me, sou o director disto”, soltou Sá Pinto, de dedo em riste. O baiano sentiu-se ameaçado. “Não me apontas o dedo”, disparou antes de dar uma palmada na mão do antigo companheiro. Que respondeu com dois socos. E só aqui é que foram separados.

Ninguém acreditava no que acontecera. Sá Pinto, que durou apenas 70 dias no cargo, encontrou-se com Bettencourt, explicou o enredo, pediu a demissão e foi limpar o cacifo a Alcochete de madrugada. Depois escreveu a carta ao plantel, enaltecendo o profissionalismo dos jogadores, desejando sucesso mas realçando: “Quando uma pessoa não é respeitada perde a autoridade.” Já Liedson analisou o sucedido com a SAD, levou uma multa e tem um processo disciplinar em curso que, no limite, poderá agravar a sanção pecuniária. Nada mais.

“Estava à espera. Sá Pinto tinha anti-corpos no balneário. Mas isto foi demais”, diz-nos uma fonte. Ao que parece, Liedson tem-se insurgido, de forma directa ou indirecta, perante “injustiças” como a não titularidade de Polga ou as ausências na convocatória de Caneira. “O Sá é temperamental mas, na verdade, até são pessoas tranquilas”, destaca Derlei. “É normal, aconteceu comigo na U. Leiria. Tem de haver cobrança. Mas depois tudo passa. No Sporting? Vi aquilo entre o Liedson e o Vuk na Madeira, nada mais.” “Liedson sabia que Sá Pinto podia explodir e colocou lá um detonador”, analisa Octávio Machado. “Nem as vitórias acalmaram o balneário. Há uma espécie de paz podre”, lança uma fonte próxima do grupo, que teme que Liedson já esteja a sofrer ameaças dos adeptos mais radicais. “Sá Pinto foi pisando terreno armadilhado”, salienta outra. Pelos vistos, este não foi o primeiro confronto. E não terá sido o último. Mas fala-se de um meio com 30 pessoas que nem sempre se entendem. Agora multiplique esse número por 100 mil, onde uns defendem Sá Pinto e outros veneram Liedson acima de tudo: é assim que está o universo leonino. À mercê de um KO técnico.

In ionline

Sá Pinto: “Reagi em defesa própria. Em resposta a ofensas”

Apesar de ter admitido o erro – quando agrediu Liedson na passada quarta-feira -, Ricardo Sá Pinto defendeu-se: ” Reagi em defesa própria. Em resposta a ofensas”, disse o antigo director desportivo do Sporting. “O atleta [Liedson] reagiu de forma insultosa e com um comportamento inaceitável”, detalhou Sá Pinto, dizendo que, perante o cenário, a tarefa do director desportivo é “promover o respeito e manter o espírito colectivo da equipa”. “A minha relação com o Liedson jamais faria prever este desfecho”, defendeu Sá Pinto.

O antigo jogador sportinguista disse que, ao contrário do que se tem escrito, mantinha “uma relação excelente com Liedson”, mas o “desrespeito à equipa, à massa associativa e à minha pessoa” motivaram a conclusão de que “não estavam reunidas as condições” para manter-se no cargo de director desportivo dos leões.

“Uma sociedade desportiva tem de defender os seus activos. Mas não deve abdicar de valores, que sempre regeram o Sporting”, disse na conferência de imprensa desta tarde, apelando aos adeptos que continuem a apoiar a equipa verde e branca.
“Peço desculpa à melhor massa associativa do mundo. Estarei sempre disponível para servir o meu clube. Sempre”. Ricardo Sá Pinto falou esta tarde aos jornalistas, num hotel do centro de Lisboa. “Agi com o coração e não com a razão”, afirmou o antigo jogador, afirmando que a agressão a Liedson “não podia” ter acontecido. “Não podia ter reagido da forma como reagi”, admitiu. O ex-director desportivo do Sporting apresentou a demissão do cargo depois do jogo do clube contra o Mafra, para a Taça de Portugal, na última quarta-feira.

Sá Pinto e Liedson envolveram-se num confronto verbal e físico durante o jogo que terminou com a vitória do Sporting sobre o Mafra (4-3).

In ionline

Data: 25/01/2010
Local: Jornal i

Artigos relacionados

Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>