RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quarta-feira, Abril 24, 2024

Neste dia… em 1986 – Sporting goleava o Akranes na Islândia, por 9-0

O sorteio da 1ª eliminatória da Taça UEFA de 1986/87, ditou como adversário do Sporting o Akranes, uma modesta equipa islandesa.

A 1ª mão disputou-se em Reykjavik, no dia 17 de Setembro de 1986, e aquilo que aparentemente seria apenas mais um dos muitos jogos disputados pelo Sporting no estrangeiro, tornou-se num feito histórico de um Clube fadado para as grandes goleadas, que depois de em 1963 ter estabelecido o recorde das competições europeias, aviando com 16-1 o Apoel de Nicósia, fixava agora o maior resultado alcançado fora de casa nestas provas por clubes portugueses, em 9-0.

Ao contrário do que acontece muitas vezes, o Sporting não menosprezou o seu adversário pelo facto de se tratar de uma equipa amadora, e entrou para resolver rapidamente a questão. Assim bastaram 15 minutos para que Manuel Fernandes e Meade colocassem o Sporting a ganhar por 2-0.

A equipa pareceu abrandar mas perto do intervalo os dois avançados leoninos bisaram e fixaram o resultado da 1ª parte num confortável 4-0, sendo que o último golo foi na transformação de uma grande penalidade.

A ganhar por 4-0, o técnico Valdemar Custódio, no banco a ocupar o lugar de Manuel José, castigado pela UEFA, pode mandar descansar o «capitão» Manuel Fernandes, que marcara dois golos, substituindo-o por McDonald, autor de mais três golos.

Mário Jorge regressou à equipa, no lugar de Fernando Mendes, também castigado pela UEFA, e cotou-se como um dos melhores jogadores em campo, a saírem dos seus pés algumas das mais perigosas jogadas do ataque do Sporting.

Negrete e Zinho, este na transformação de outra grande penalidade no último minuto do jogo, marcaram os restantes golos desta goleada, que ficou para a história.

Arbitrou John Lloyd, do País de Gales e as equipas alinharam:

AKRANES: Kristinsson; Larusson, G. Dordarsson (Gudmundsson, 45 m), O. Dordarsson e Jonasson; Bordasson, Ingolfsson (Sveinsson, 70), Tvyvasson e Hakonarsson; Bordasson e Sveiinsson.

SPORTING: Vital; Gabriel, Morato, Venâncio e Mário Jorge; Oceano, Zinho, Negrete c Mário; Meade (Silvinho, 57 m) e Manucl Fernandes (McDonald, 45 m).

Os golos foram marcados por Manuel Fernandes, aos 9 e 39 minutos, o segundo de grande penalidade, Ralph Meade (14e 37), McDonald (49, 60 e 87), Negrete (65) e Zinho (89, de grande penalidade).

Resumo do jogo.

Data: 17/09/1986
Local: Islândia
Evento: Akranes (0-9) Sporting, Taça UEFA, 1ªeliminatória - 1ªmão

Artigos relacionados

Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>