RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quarta-feira, Abril 24, 2024

Neste dia… em 2003, 1º jogo europeu no Alvalade XXI

A estreia europeia do Sporting no Alvalade XXI, chegou a estar em risco devido ao mau estado do relvado.

Oliveira Martins, presidente na altura da EJA (Sociedade Estádio José Alvalade), chegou a equacionar a possibilidade de jogar noutro recinto de jogo, caso o problema não fosse resolvido a tempo.

O Sporting corre o risco de se ver obrigado a actuar temporariamente em casa emprestada por causa do mau estado do relvado do novo estádio. Um cenário considerado prematuro pelo presidente da EJA (Sociedade Estádio José Alvalade), Oliveira Martins, que, todavia, não descarta essa possibilidade: “É prematuro falar nisso, mas é verdade que as coisas andaram para trás. Na data da inauguração verificámos que algo não estava bem, mas os especialistas asseguraram-nos que a situação estaria corrigida até ao encontro com o Belenenses. Afinal, tudo ficou ainda pior.”

O mau estado do tapete verde do recinto leonino deve-se, em grande parte, ao tempo demasiado quente que se tem feito sentir e a um fungo desenvolvido em virtude destas condições climatéricas.

“As altas temperaturas fizeram com que a água utilizada para regar o relvado passasse de fria a quente. Repare que o relvado à volta de uma das balizas alcançou temperaturas acima dos 41 graus centígrados”, realçou Oliveira Martins, fornecendo dados que explicam, de certa maneira, as dificuldades de enraizamento da relva do estádio. Certo é que o campo foi utilizado demasiado cedo, face ao atraso verificado na consolidação da relva.

Relvado pode obrigar a jogar em casa alheia (27 Ago 2003) Fonte: record.pt

Após várias reuniões com a empresa fornecedora do relvado [RED] foi decidido recorrer a especialistas estrangeiros para atenuar o problema.

O Problema do estado do relvado, só foi minorado sensivelmente 1 semana antes do jogo europeu, com a chegada a Lisboa de uma equipa de especialistas ingleses e holandeses, que conseguiram intervencionar o piso de forma a estar minimamente preparado para o jogo.

Chegava o dia de estreia na UEFA, contra os suecos do Malmo.

Fernando Santos, surpreendia ao usar dois pontas-de-lança, Silva e o jovem Lourenço. Rochemback que tinha recuperado de uma lesão, foi titular.

O Malmo começou melhor e até podia ter inaugurado o marcador aos 5 minutos de jogo.

Fernando Santos ganhou a aposta no jovem da formação, e aos 14 minutos, Rodrigo Tello, desmarcou Lourenço por entre a defesa sueca, que na cara do guarda-redes adversário não falhou. Estava feita a estreia na taça UEFA, com um golo do miúdo lançado pelo engenheiro. O passe de Tello foi meio golo, Lourenço só teve de fazer a outra metade.

Os suecos até se esforçavam para equilibrar o jogo, mas no ataque nada lhes saía bem.

Mais perigo no jogo, só  para os leões e a cinco minutos do descanso. Rochemback, melhor jogador em campo, inicia a jogada com uma abertura tirada a régua e esquadro, para Rodrigo Tello. O chileno vai à linha e cruza de pé esquerdo para Lourenço fazer o segundo, só que desta vez, o guarda-redes sueco não permitiu. O intervalo chegava logo a seguir e as equipas recolhiam às cabines, com 1-0 no marcador.

O segundo tempo começou morno, e só aos 15 minutos, Rochemback obrigou o guarda-redes contrário a aplicar-se.

À passagem da meia-hora, aconteceu uma cena caricata. Fernando Santos queria fazer uma substituição (entrada de Liedson), mas desentendeu-se com Manolo Vidal, delegado do Sporting. Queria tirar Silva, mas Manolo percebeu Lourenço. O desentendimento lá foi sanado e logo depois da troca certa, Liedson falha incrivelmente o segundo golo, atirando ao poste.

A oito minutos do fim, Rochemback centrou para a cabeça de Liedson, que mais uma vez não consegui marcar.

Costuma-se dizer que: “à terceira é de vez”, e foi o que aconteceu a Liedson. A cinco minutos do final do jogo, após forte remate de Rochemback (sempre ele), o guarda-redes Asper, defende para a frente, e Liedson oportuníssimo, faz o 2-0 e sentencia a partida.

O Sporting levava para a Suécia dois golos de vantagem, que dava alguma tranquilidade aos seus adeptos e treinador, o engenheiro Fernando Santos.

Ficha do Jogo:

Estádio: José Alvalade com 25552 espectadores.

Arbitro: Roberto Rosetti (Itália)

Sporting: Ricardo; Mário Sérgio, Polga, Beto e Rui Jorge; Custódio, Rochemback e Tello (Quiroga 91′); João Pinto; Lourenço (Tonito 87′) e Silva (Liedson 72′);

Golos: Lourenço (15′) e Liedson (85′)

Resumo do jogo.

Data: 24/09/2003
Local: Estádio José Alvalade
Evento: Sporting (2-0) Malmo, 1ª Eliminatória Taça Uefa

Artigos relacionados

Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>