RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Abril 19, 2024

Neste dia… em 1990 – Dionísio Castro bate o Recorde Mundial dos 20 Km

No dia 31 de Março de 1990 disputou-se em La Fleche na França, uma corrida que tinha como objectivo bater os Recordes Mundiais da hora e dos 20 Km, que desde 1976 pertenciam ao holandês Jos Hermans, com as marcas de 20944 metros e 57m24,2s.

Dionísio Castro fora convidado para desempenhar o papel de “lebre”, mas o Prof. Moniz Pereira opôs-se a tal ideia, avisando logo que o seu pupilo iria correr com o objectivo de ganhar a prova.

Mas na verdade foi Dionísio quem marcou o ritmo da corrida desde o princípio, acabando por se isolar e completar os 20 Km em 57,18,4m, falhando o Recorde Mundial da hora por apenas um metro.

No 2º lugar a mais de 10 segundos ficou o inglês Carl Thachiery, que era apontado como o favorito à vitória, numa corrida que também contou com a participação de Elísio Rios e Carlos Patrício.

No final da prova Dionísio não só rejeitou que aquele fosse um Recorde de segunda categoria, até porque Carlos Lopes o tinha tentado bater mas sem êxito, como pôs em causa a contagem dos metros na prova da hora, afirmando que até tinha intensificado o ritmo da sua corrida depois de concluídos os 20 quilómetros, pelo que se calhar não queriam era pagar-lhe o prémio adicional a que teria direito se batesse os dois Recordes em causa.

Este Recorde Mundial de Dionísio Castro perdurou apenas um ano até ser batido pelo mexicano Arturo Barrios, que no dia 30 de Março de 1991 percorreu a distância em 56,55,6m, novamente em La Fleche. Curiosamente este fora o mesmo atleta que em 1989 tinha batido o Recorde Mundial dos 10000m que pertencia a Fernando Mamede.

Mas o Recorde da Europa dos 20 Km continua a pertencer a Dionísio Castro, que ainda detém a 3ª melhor marca mundial de sempre, numa lista que é liderada pelo etíope Haille Gebrselassie, que em 2007 percorreu a distância em 56,26,0m.

Fonte: wikisporting.com

Data: 31/03/1990
Local: La Fleche na França
Evento: Recorde Mundial dos 20 Km por Dionísio Castro

Artigos relacionados

Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>