RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quinta-feira, Março 28, 2024

Neste dia em 1973, João Rocha era eleito Presidente do Sporting Clube de Portugal

João Rocha foi um empresário que chegou à Presidência do Sporting Clube de Portugal a 7 de Setembro de 1973, com o sonho de erguer uma grande obra que representasse uma viragem histórica na vida dos clubes portugueses, quando o Clube vivia uma crise directiva, resultante do facto do Presidente recentemente eleito Valadão Chagas, ter ido para o Governo, deixando à frente do Clube, o seu vice Manuel Nazareth que afirmou não desejar ser Presidente do Sporting, por lhe faltar capacidade e tempo para o desempenho do cargo.

Durante a sua presidência foram realizados numerosos projetos empresariais, incluindo o primeiro projeto de clube-empresa em Portugal, aprovado pelos sócios em novembro de 1973, designado “Sociedade de Construções e Planeamento”

Em Março de 1974, o Governo autoriza a Sociedade e a emissão de 2,5 milhões de acções de valor nominal de 100 escudos cada. Porém a revolução de Abril deitaria por terra este projecto, mas não o entusiasmo de um Presidente que se entregou totalmente ao Clube durante os 13 anos que desempenhou funções, naquele que foi o mais longo mandato da história do Sporting Clube de Portugal.

Durante os 13 anos que dirigiu o clube venceu três Campeonatos Nacionais, três Taças de Portugal e uma Supertaça.

Nas modalidades ultrapassou os 1200 títulos nacionais, 52 Taças de Portugal, 8 Taças dos Campeões Europeus de Corta-Mato, uma Taça dos Campeões Europeus de Hóquei em Patins, modalidade na qual o Clube também ganhou durante a sua gerência, mais duas Taças das Taças e uma Taça CERS.

Saiu por motivos de saúde em 3 de Outubro de 1986, deixando o clube com 106954 sócios.

Eleição de João Rocha, como Presidente do Sporting Clube de Portugal a 7 de Setembro de 1973.

Data: 07/09/1973
Local: Estádio de Alvalade
Evento: Eleição de João Rocha

Artigos relacionados

Comments

  1. Rei Leão

    O primeiro presidente de que tenho memória. Durou desde a minha infância até ao princípio da idade adulta. Confesso que tenho saudades. Tivemos há pouco tempo oportunidade de revisitar esses tempos mas parece que a maioria dos sócios não gostou. Agora estão melhor…

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>