RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Neste dia… em 2018, goleada do Sporting por (5-0) ao Marítimo que permite manter-se na perseguição ao FC Porto

LUSA/TIAGO PETINGA

Sporting derrota Marítimo num jogo em que tudo lhe correu bem

Vitória justa dos lisboetas, que nem precisaram de jogar muito bem para chegarem à goleada.

Foi um jogo perfeito para o Sporting. Triunfo justo e tranquilo dos “leões” sobre o Marítimo por 5-0, que lhe permite manter-se na perseguição ao FC Porto e com mais três pontos do que o Benfica na classificação da I Liga. Tudo isto frente a um adversário que podia ser incómodo face ao bom campeonato que tem vindo a fazer.

A partida correu bem aos sportinguistas do início ao fim. Sem poder contar com duas peças que têm vindo a ser preponderantes na boa carreira que o Sporting tem feito até ao momento na Liga (Mathieu e Piccini ficaram de fora devido a lesões), Jorge Jesus apostou em Ristovski e André Pinto, aproveitando ainda para fazer mais duas alterações face ao “onze” que tinha apresentado no jogo anterior, na Luz, contra o Benfica – Acuña e Battaglia ficaram no banco de suplentes entrando Podence e Bryan Ruiz (o costa-riquenho foi titular pela primeira vez esta época) .

O início de jogo dos “leões” foi enfadonho. Lento, previsível e apostando tudo no flanco direito, onde Ristovsky, Gelson Martins e muitas vezes Podence trocavam de posições sempre que o Sporting atacava, a equipa sportinguista não se mostrava capaz de destruir a estrutura defensiva montada pelo Marítimo que, antes do início do jogo era uma das defesas menos batida do campeonato.

O início de jogo dos “leões” foi enfadonho. Lento, previsível e apostando tudo no flanco direito, onde Ristovsky, Gelson Martins e muitas vezes Podence trocavam de posições sempre que o Sporting atacava, a equipa sportinguista não se mostrava capaz de destruir a estrutura defensiva montada pelo Marítimo que, antes do início do jogo era uma das defesas menos batida do campeonato.

Mas há jogos em que tudo corre bem a uma equipa e na primeira vez que os sportinguistas chegaram com perigo até perto da baliza do Marítimo marcaram: excelente lançamento de Coates para Gelson que cruzou para o “coração” da área maritimista onde Bas Dost se antecipou a Diney e inaugurou o marcador. Isto depois de o mesmo Diney ter feito a bola passar ligeiramente por cima da barra da baliza à guarda de Rui Patrício.

A vencer pela margem mínima no início do segundo tempo, o Sporting destruiu as esperanças do Marítimo em dar luta no jogo com um golo cinco minutos depois do intervalo, aproveitando da melhor forma uma perda de bola dos insulares em “zona proibida”. Bruno Fernandes serviu Bryan Ruiz que fez o 2-0.

A vencer com dois golos de diferença sem ter, sequer tido necessidade de acelerar muito, o Sporting tinha o jogo na mão, até porque o Marítimo deixou de acreditar que podia levar para a Madeira, pelo menos, um ponto. O resto do jogo foi uma sucessão de golos marcados e de golos perdidos do Sporting, que chegou à goleada graças, acima de tudo, da classe de Bruno Fernandes e do insaciável Bas Dost, que marcaria por mais duas vezes, antes de Acuña também o fazer.

Positivo/Negativo

– Positivo

Bas Dost

Mais três golos num jogo, elevando para 16 no total do campeonato e para 20 no conjunto dos jogos realizados esta época. O holandês mostrou, mais uma vez, que é mortífero junto à baliza.

Bruno Fernandes

Quatro assistências para golo. Está tudo dito sobre o jogador mais influente da equipa “leonina”.

Fábio Coentrão

Bem a defender e a atacar. Parece estar a atravessar o seu melhor momento de forma da temporada.

– Negativo

Diney

Devem ter dito ao cabo-verdiano responsável pela vigilância a Bas Dost que o holandês é um oportunista nato e que tem que ser marcado “em cima”. Mas o defesa central do Marítimo nunca se lembrou do que lhe ensinaram do início ao fim do jogo.

Fonte: Jornal Público


Data: 07/01/2018
Local: Estádio José Alvalade
Evento: Sporting (5-0) Marítimo, CN - 17ª Jornada

Artigos relacionados

Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>