RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Neste dia… em 1992: Sporting – 4 x Famalicão – 3. Começar bem e acabar a sofrer.

Onze que alinhou de início. Em cima, da esquerda para a direita: Juskowiak, Barny, Valckx, Peixe, Leal e Ivkovic. Em baixo pela mesma ordem: Marinho, Cadete, Balakov, Figo e Filipe.

Sporting venceu, mas mostrou ainda muitas debilidades ao nível do sector defensivo que devem ter deixado preocupado o técnico inglês Bobby Robson.

Tudo começou bem neste jogo com o Famalicão, para a equipa leonina. Peixe aos 9 minutos, marcou o primeiro golo, com um remate imparável de fora da área. Foi o primeiro golo do Sporting no campeonato.

Aos 30 minutos, o 2-0, com Cadete a marcar mais um belo golo, num “chapéu” ao guarda-redes adversário, após passe de Figo. A poucos minutos do intervalo, o famalicense Carlos foi expulso.

O Sporting dominava e partiu para o segundo tempo com uma vantagem aparentemente tranquila.

Logo no início da segunda parte, os aplausos voltaram. Estavam apenas decorridos 2 minutos, quando Figo tem uma magnífica abertura para Juskowiak, explorando o espaço livre nas costas da defesa adversária, com o polaco a marcar o 3-0, num remate potente, sem hipóteses para o guarda-redes adversário.

Cadete festeja o golo.

Pouco depois, veio o 4-0, num centro de Leal, com Cadete ao segundo poste, a bisar de cabeça. Cadete, que tinha regressado à titularidade, seria substituído a meio da segunda parte.

Aos 16 minutos a tendência do jogo virou. Jorginho, curiosamente um ex-leão, subiu à área do Sporting e aproveitou da melhor forma a incapacidade defensiva da equipa de Alvalade e reduziu o marcador.

Aos 35 minutos, o Famalicão marcou o segundo golo num lance bonito entre augusto e Mitharsky, que o búlgaro concluiu com uma execução digna de registo.

O 4-3 aconteceu num lance de contra ataque, com Rebelo a bater toda a defesa leonina em velocidade, e a ter todo o tempo do mundo para driblar Ivkovic e colocar na área, onde apareceu Augusto, que surgiu a rematar para o golo.

A partida terminou com o espectro do empate e muitos assobios dos adeptos sportinguistas para a sua equipa no final do jogo, que está ainda longe de convencer.

Ficha do Jogo:

Estádio: José Alvalade, 40000 espectadores.

Árbitro: Veiga Trigo

Sporting: Ivkovic, Marinho, Barny, Valckx e Leal; Peixe, Filipe, Figo e Balakov; Cadete (cap) (Iordanov 74′) e Juskowiak.

Golos: Peixe, Cadete (2) e Juskowiak (Sporting); Jorginho, Mitharsky e Augusto (Famalicão)

Resumo do jogo.

Data: 05/09/1992
Local: Estádio José Alvalade
Evento: Sporting (4-3) Famalicão, CN - 3ª Jornada

Artigos relacionados

Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>