RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Em 1985… Sporting vencia o estreante Aves, por 2-1

Onze que iniciou o jogo: Em cima, da esquerda para a direita: Venâncio, Gabriel, Morato, Virgílio, Romeu e Damas. Em baixo, pela mesma ordem: Litos, Manuel Fernandes, Fernando Mendes e Sousa.

O Sporting foi à Póvoa de Varzim (casa emprestada do Desportivo das Aves), com espírito de ganhador, sem jamais ensarilhar as armas: sofrendo um golo aos 29 minutos (por Ruca) retorquiu meia dúzia de minutos depois (num livre directo cobrado por Sousa à sua maneira) e, a quatro voltinhas do risco final (86 minutos) eis que Manuel Fernandes («excomungado» da selecção) recolheu um centro de Carlos Xavier e não perdoou.

O «capitão» verde-branco voltava a dar o exemplo, desta vez perante um Desportivo de Aves bem arrumado, mas carecido de valores que façam desequilibrar a balança da vulgaridade, muito embora o professor Neca tenha razões para endereçar parabéns a Ruben e Carlinhos, Nini e Ruca, Luís Filipe e José Augusto, do mesmo modo que Manuel José estará (certamente) contente com o rendimento de Manuel Fernandes e Sousa, Damas e Virgílio, Saucedo e Venâncio. Todavia, no cômputo geral, as duas formações espremeram os seus limões até à última pinguinha e, embora o árbitro Rosa Santos tenha mostrado por quatro vezes o cartão icterícia (a José Augusto; Jordão, Ruca e Virgílio) a verdade é que ele mereceria esse auto-aviso, pois surgiu em péssima forma física, nervosamente a brindar quem estava mais à mão com o tal «amarelo», disfarçando erros em conversa com os jogadores, não merecendo o cuidado dos seus fiscais de linha (José Manuel e Joaquim Madeira) em taparem os erros do chefe bejense.

Saucedo, deixa um adversário para trás.

O Aves apresentou: Nini; Carlinhos; Vasco, José Augusto e Ruben; Ventura, Ruca, Marconi (Alain aos 60) e Edmur; Rui Manuel e Luís Filipe.

Sporting: Damas; Gabriel (Jordão, 29 minutos por motivo de rotura na coxa direita do seu colega), Venâncio, Morato e Fernando Mendes; Virgílio, Litos (Carlos Xavier, 59), Romeu e Sousa; Manuel Fernandes e Saucedo.

Golos: Ruca 29’ (Aves) ; Sousa 35′ e Manuel Fernandes 86′ (Sporting)

Nota de boa surpresa para o Aves, que pode marcar história neste campeonato e ovação integral para um «onze» sportinguista a léguas-luz do que realizou na época transacta.

Fonte: Jornal Diário de Lisboa

Resumo do jogo.

Data: 31/08/1985
Local: Estádio do Varzim Sport Clube
Evento: Aves (1-2) Sporting, 1985/86 CN - 2ª Jornada

Artigos relacionados

Comments

  1. Rei Leão

    Tínhamos uma boa equipa nesta época. Foi a equipa que Toschak deixou e Manuel José herdou. Com sistemas de jogo diferentes mas ambos a praticar bom futebol.

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>