RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Abril 19, 2024

Varandas o Mentiroso

Por incrível que pareça o mandato de Varandas vai mesmo até ao fim. Isto apesar da vontade dos sócios no contrário e mesmo com todas as mentiras e ações prejudiciais ao Sporting que este Conselho Directivo teve. Apesar dos títulos ganhos, este mandato será o mais vergonhoso da história do clube.

Mas a conquista de um título nacional, sobretudo quando acontece depois de 19 anos de jejum, tem tendência a fazer esquecer o mal todo que tem sido feito ao clube, aos sócios, e aos adeptos. Mais do que isso, os valores fundamentais e democráticos do clube foram repetidamente violados com total impunidade.

Varandas acaba por ser a marioneta de Rogério Alves, o verdadeiro homem forte deste Sporting e que tem segurado Varandas no poder.

Estamos prestes a entrar novamente em eleições e convém fazer o balanço do que foi este mandato da mentira, da propaganda e das alianças vergonhosas cujo objetivo era aceder ao poder e vampirizar o clube para depois vender o cadáver da SAD aos necrofágios do microcosmos futebolístico.

Vamos então a esta viagem ao fundo da vergonha.

A Golpada dos LeoNazis

Já escrevi várias vezes sobre este assunto, mas como o tema do meu post são as mentiras de Frederico Varandas não posso deixar de salientar as sucessivas mentiras que disse em tribunal quando foi depor (não se sabe bem se foi como presidente do clube ou como massagista envolvido na golpada).

Varandas mentiu sobre a discussão no aeroporto onde disse que largou o seu trolley para ir separar Fernando Mendes e Acuña, como demonstra este vídeo.

Varandas mentiu sobre os acontecimentos de Alcochete, podem ler o seu depoimento neste artigo do Observador e ler o brilhante post do Siberiawyvern neste mesmo blog que desmonta as mentiras todas.

O pior nisto tudo é que as mentiras são tão evidentes e as provas e factos que as desmontam tão avassaladoras que acaba por ser incompreensível e escandaloso como é que consegue passar incólume.

Nenhum jornal ou painel de comentadores desmontou essas mentiras em directo, pior é ver que a justiça não se interessou em averiguar a verdade no caso Alcochete e não deu seguimento às mentiras de Varandas.

As eleições «livres»

Varandas mentiu quando disse com os dentes todos, em direto da TV : “Se eu for eleito presidente do Sporting Clube de Portugal, Bruno de Carvalho não será expulso. Para mim a expulsão de sócio é como se fosse uma pena de morte. Sou contra todas as expulsões que foram feitas

E já nem vale a pena falar da promessa de contar tudo o que sabe sobre 2015/2016 ou o facto de prometer lutar pela validação desse titulo que nos foi roubado (isso daria um titulo ao CD de Bruno de Carvalho, aqui os interesses pessoais falam mais alto do que os superiores interesses do próprio clube).

Mas nesta vergonhosa campanha eleitoral onde uns autoproclamados paladinos do sportinguismo decidiram retirar candidatos apoiados por uma larga maioria dos sócios de umas eleições importantíssimas, fazendo isso com base na mentira de Alcochete, a mentira maior foi o próprio programa de Varandas.

Quando Varandas foi eleito, escrevi nas redes sociais que o dever de uma oposição era de exigir que o programa eleitoral, sufragado pelos sócios, fosse cumprido à letra, como foram cumpridas as mais de 100 medidas do programa do antigo CD.

E ninguém me venha com a história da herança, de Alcochete ou do Covid porque quando o antigo CD entrou em funções, pegaram num clube em muito pior estado e sem a almofada de um contrato televisivo de 515 milhões. A diferença é que esses meteram-se logo ao trabalho para encontrar soluções e não receberam vencimento enquanto o clube não estivesse melhor.

Mas vamos lá então ver essas promessas eleitorais de Varandas.

O programa eleitoral da mentira

A mentira começa logo com o titulo «Unir o Sporting». Nunca o clube esteve tão dividido como hoje. Entre a guerra aberta às claques sobre a falsa acusação de terem sido elas as culpadas do ataque a Alcochete – não existe prova nenhuma de qualquer participação da Juve Leo ou qualquer outra claque oficial leonina no ataque, bem pelo contrário, parece que um dos cabecilhas do ataque estava até na Lista de Varandas e até chegou a ser apanhado em escutas a ameaçar dar-lhe porrada se fosse descartado.

Depois todos nos lembramos daqueles lamentáveis episódios onde, em plena Assembleia Geral onde foi contestado, mandar uns beijinhos em modo de provocação para a bancada dos sócios ou quando fizeram um “mata-leão” a um sócio contestatário.

Antes da pandemia, as AGs do “Sporting Unido” eram assim, depois aconteceram as repetidas manifestações com mais de três mil Leões contra este Conselho Directivo.

Varandas mentiu quando disse, depois de o relatório e contas ter passado à justa (sim posso dizer «o» porque só houve um relatório e contas que passou à justa na era Varandas, o outro foi chumbado e o próximo vamos ver): «No Sporting impera sempre a democracia» … é que a partir daí nunca mais houve uma Assembleia Geral onde fosse possível aos sócios questionarem o Conselho Directivo.

As AGs passaram a ser só para ir lá votar e sair. Não me venham com a história do Covid porque em outros clubes foi possível organizar AGs participativas, o país teve inclusive eleições… o Covid foi só mais uma desculpa para matar a democracia no clube.

Vamos também relembrar o episódio lamentável onde os sócios leoninos, incluindo idosos e crianças tiveram de se descalçar para entrar no próprio estádio enquanto membros de claques rivais (onde uma até se gaba de ter morto sócios e adeptos leoninos) entraram sem problemas.

Unir o Sporting?

Não censurar opiniões ao mesmo tempo que se tenta acabar com as claques por estas contestaram a falta de democracia e decência no clube?

Varandas mentiu quando disse que as claques leoninas eram uma guarda pretoriana do antigo CD que se vendiam à custa de regalias e que só se rebelaram contra ele porque ele acabou com isso.

As claques mostraram o protocolo proposto por Varandas e expuseram a mentira. Convém aqui relembrar que o antigo CD de Bruno de Carvalho conseguiu unir as claques na mítica curva sul e que responsabilizou as claques pelo pagamento das cadeiras queimadas no galinheiro. Essa dívida de +/- 500.000 EUR foi perdoada por… Varandas!

«Estrutura vencedora» deve ser a definição que deram ao facto de aproveitarem o trabalho deixado pelos outros no primeiro ano, porque essa estrutura vencedora mostrou no primeiro ano preparado inteiramente por si, que não tem competência nenhuma na matéria. Tanto a nível de escolha de treinadores, de gestão de plantel como na aquisição de jogadores.

O ano do título acaba por, de certa forma, me contradizer. Mas não terá sido um ano onde fizeram um “all in“ na aquisição de um treinador sem formação nem licença por 10 milhões (record mundial)? Ou a aquisição de um ponta-de-lança por 16 milhões (que podem chegar a 22) que tem dificuldades em marcar golos, ao mesmo tempo que se vende um jogador que marcou 30 golos numa época por metade desse preço?

E o que dizer da táctica de aumentarem os salários de jogadores que pretendem vender só para depois poderem dizer que pouparam milhões em ordenados?

Formar capitães? Deve ser por isso que meteram no muro da Academia fotos de “capitães” que traíram o clube ao rescindir sem justa causa ou que forçaram a saída (alguns para irem jogar para os rivais). Ou dar o nome de um jogador que traiu duas vezes o clube (uma para ir para o Porto, outra para ir para o Benfica) ao campo número 8 da Academia.

Será para defender esses «valores» que se convidam jogadores que traíram o clube para a bancada presidencial (como o rato William Carvalho)? Que se dispensam jogadores que sentem respeito e amor pelo clube, como Nani (onde até pagámos para o ver sair) e vai-se buscar ratos que pagamos a peso de ouro e que não trouxeram valor nenhum tipo Illori?

O que dizer da política de contratações onde pagamos o valor da totalidade do passe de um jogador para ficar com 50% do mesmo (tipo Vietto, Pote, Vinagre ou Ugarte). Vínhamos de um CD que comprava 100% do Bruno Fernandes por 8 milhões para um CD que não compra 100% de nenhum jogador que valoriza no plantel e que assim impede o clube de fazer mais valias importantes, essas só podem ser feitas através da venda de jogadores da formação que assim nunca terão oportunidade de se afirmar no clube.

Quanto ao «World Class Scouting» deixo aqui o mais belo exemplo, nas palavras do próprio Varandas.

O que dizer das modalidades e do investimento que era para manter? Assim tipo ciclismo, Voleibol, Futebol Feminino, Atletismo? Ganhámos vários títulos europeus que resultaram directamente do investimento feito pelo antigo CD nas modalidades. Aqui as ações deste CD falam por si, basta ver as declarações de certos atletas.

O Centro de Atletismo de Alto Rendimento e o projecto olímpico do clube foram um sucesso avassalador, temos inúmeras declarações de atletas que nunca precisaram de pagar do próprio bolso para se poderem preparar devidamente para os jogos olímpicos. Até nunca foi pedido as esses atletas, que ganham uma miséria, para abdicarem do ordenado…

O objectivo de alcançar 200 mil sócios é algo de interessante, atendendo ao facto que o Sporting nunca perdeu tantos sócios como com este CD. E a desculpa nunca foi a atitude desprezível que tiveram perante os sócios e adeptos do clube ou o facto de regularmente violarem os estatudos do mesmo com os quais não concordam… não, a atitude foi de questionar o número de sócios declarado pelo antigo CD. Como se as cotizações não estivessem descriminadas no relatório e contas do clube.

As campanhas de angariação de sócios que lançaram são exactamente as mesmas que foram lançadas pelo anterior CD, em certos casos como no «sócio num minuto» ou «regresso num minuto» nem se deram ao trabalho de mudar o url.

Gostei do ”pequeno almoço com o Presidente”, pena ter havido o Covid…

Essa dos sócios na Sporting TV está altamente. Não só deixaram de dar exclusivos à televisão do clube para os oferecer à Cofina (há dividas que demoram a pagar e ajudar numa golpada não deve ter sido barato), mas essa de debater com sócios… um presidente que, em três anos, foi incapaz de ir ao encontro dos sócios nos vários núcleos espalhados em Portugal e por esse mundo fora, um presidente que não dá lugar aos sócios para se exprimirem em sede própria (Assembleias Gerais) e que nem sabe articular uma frase de jeito ia mesmo debater ideias (que não tem) em debates na televisão do clube…

Televisão do clube que, como o jornal, passou a ser um meio de propaganda LeoNazi, promovendo a doutrina oficial e tentando apagar o antigo presidente da história do clube. Bruno de Carvalho foi inocentado do ataque a Alcochete e nem uma emissão especial sobre isso. Algo que só veio dar razão ao clube perante as rescisões ilegais dos ratos.

Os LeoNazis promoveram a campanha mais porca de pressão sobre os núcleos durante uma campanha eleitoral jamais vista na centenária história do clube, onde ameaçaram todos os núcleos que aceitaram receber Bruno de Carvalho. A estratégia do Sporting dos LeoNazis é clara: reforçar a ligação croquete, maioritariamente presente em Lisboa, e descartar os núcleos onde muitos sentem a falta de apoio institucional.

Mais um exemplo de propaganda populista onde nunca houve a intenção de concretizar qualquer medida, simplesmente tentar convencer os núcleos a apoiar este CD em troca de umas regalias que nunca seriam concretizadas.

Esta é provavelmente a maior mentira deste CD. A restruturação financeira (que nos permitiria controlar 90% da SAD) estava prestes a ser assinada quando aconteceu a golpada dos LeoNazis. O objectivo foi claro, entre outras coisas, impedir essa restruturação através da recompra das VMOCs. Desde então, em três anos, não houve qualquer avanço nisto, e o dinheiro que estava na conta poupança criada pelo antigo CD para poder recomprar as VMOCs foi totalmente delapidado.

Agora basta o clube entrar em incumprimento para ser perdida a maioria da SAD sem necessidade de ir à AG. Ou então algum amigo croquete se lembrar de ir aos bancos buscar as VMOCs.

E estamos bem encaminhados para isso, basta de delapidar as fontes de rendimento do clube, nomeadamente os 515 milhões do contrato da NOS. Com as percentagens de passes que pagamos a peso de ouro dificilmente conseguiremos vendas de jogadores que permitam abater a divida.

Isto também não passou de propaganda barata e populista, sem pinga de verdade e sem estratégia nenhuma no sentido de concretizar algo. Ao contrário, este CD só optou por recorrer ao factoring e à antecipação de receitas para fazer frente aos gastos principescos que iniciou.

Mais mentiras … mais do mesmo.

Mais mentiras, deve ter sido por causa do Covid ou da herança pesada.

Praticamente mataram a Sporting TV, acabaram com quase todos os programas de opinião que tinham algum sucesso onde ninguém já era livre de criticar o que quer que fosse. O canal oficial deste CD passou a ser o Correio da Manhã e o jornal oficial passou a ser o Record.

O Sporting Clube de Portugal é de facto uma marca com muitos valores, infelizmente este CD e sobretudo Frederico Varandas não representam nenhum deles. A Gala está nos estatutos mas para este CD não interessa realizá-la, embora o tivesse prometido. Só mais uma mentira

Rir para não chorar? Mais mentiras

Mas deixei o melhor para o fim:

Nunca houve tanta falta de transparência no clube, a dívida a empresários está praticamente ao nível das dívidas a outros clubes. A dívida do clube à SAD já vai em 20 milhões.

Frederico Varandas é presidente em part-time e mesmo assim ganha mais do que o antigo presidente embora raramente esteja presente nos jogos (mesmo os decisivos) das modalidades por exemplo.

E vale a pena falar do dinheiro que ganha com a sua clínica à custa do Sporting? Só assim se percebe a tendência em contratar jogadores com um largo historial de lesões, um até veio emprestado para fazer a recuperação de uma lesão durante a época toda antes de voltar ao clube de origem.

Quanto não ganhará Varandas com o ordenado mais prémios e lucros com a clínica? Poderíamos saber, se as declarações anuais de rendimentos fossem publicadas … mas aqui também mentiu. Isto só serviu para criar uma aura de seriedade com ações que nunca pretenderam cumprir.

Tenho saudades do tempo onde a preocupação dos LeoNazis era a voz grossa de Bruno de Carvalho, o seu casaco de cabedal ou os seus posts no Facebook.

Hoje:

  • violam-se os antes sacro-santos estatutos
  • mente-se
  • desrespeitam-se os sócios
  • delapida-se o dinheiro do clube e culpa-se uma herança pesada inexistente
  • fazem-se contratos altamente lesivos para o clube

 … mas fomos campeões.

Vale a pena falar do protocolo fantasma que custou dois milhões ao clube ou as dívidas fantasma a Jorge Mendes que este CD pagou? Mais mentiras brilhantemente desmascaradas pelo Mister do Café.

Daqui a pouco haverá uma Assembleia Geral para validar mais um vergonhoso relatório e contas que se segue a um relatório que foi rejeitado pelos sócios mas que este CD ignorou ostensivamente. Depois haverá mais um processo eleitoral onde é importante que os sócios saibam tomar a decisão correcta sobre o futuro do clube.

Os LeoNazis juntaram-se aos nossos inimigos e lançaram uma campanha de difamação porca e mentirosa que levou à destituição de um presidente eleito por mais de 80% dos sócios e metem lá um tosco que serve de homem de palha a Rogério Alves, Mendes e Benfiquistão e que foi eleito por maioria de votos (mas não maioria de sócios) e que nunca teve a maioria dos sócios com ele.

O Sporting tem de se livrar do cancro dos escroquetes e dos LeoNazis, os tribunais parecem ser o único caminho mas até a justiça agir já temos novamente de ir às urnas.

Um titulo não justifica tudo, muito menos destruir o clube. Mais do que nunca é tempo de os sócios se unirem contra este cancro e libertarem o clube de vez dos LeoNazis e escroquetes! Amanhã já era tarde!

Artigos relacionados