RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Terça-feira, Abril 23, 2024

Notas Soltas

1- TRANFERÊNCIAS Fechou a janela de transferências e o Sporting conseguiu fazer a sua grande venda que precisava. Apesar da propaganda e da cartilha reinante na CS dizer que não era muito necessária todos os que acompanham o clube sabem que não só era necessária como provavelmente não chegará. É curta.

Saiu Nuno Mendes num negócio ainda só conhecido na CS pois a direção do clube (que disse que ía ser a mais transparente de sempre) não comunicou o negócio. Nem aos sócios nem à CMVM. Em França os 7M que somam aos 40M acordados no final do ano não é unânime. Para alguns é somado no negócio enquanto para outros é o valor do salário bruto do jogador emprestado Sarabia. Como ainda só se sabe pelos jornais e TVS (e não acredito neles) aguardo por mais desenvolvimentos.

Mas ficou um pouco coxa esta janela de transferências, pois para mim, ficou a faltar mais um ponta de lança e mais um central. Para além de mais um defesa esquerdo. Vamos atacar a época só com Vinagre, sendo que Matheus Reis ou Nuno Santos podem “desenrascar” ali na ala esquerda mas não é a mesma coisa.

Vamos também ver quanto deste valor vai ser “comido” em comissões e outros pagamentos e só aí se poderá aferir da real valia do negócio.

Quanto a Sarabia é um bom jogador, mas preocupam-me vários factores neste empréstimo. Primeiro o facto de quase todos os jogadores emprestados por um ano geralmente não se esforçarem tanto como os outros. A juntar a isto o facto do jogador ganhar 7M de euros brutos (quase 4M limpos) e ter 29 anos.

Mas principalmente preocupa-me o facto de tanto o treinador como vários jogadores já terem dito por mais que uma vez que o grande trunfo deste Sporting é o balneário e agora chega um jogador emprestado por um ano a ganhar mais que todos. Como se vão sentir Nuno Santos, Jovane Cabral, Tiago Tomás e outros?

Outra preocupação desta janela de transferências é que esta direção não consegue vender um jogador excedentário com lucro. Nem consegue vender de todo sequer. Ou empresta a pagar uma grande fatia do ordenado (Ilori, Camacho) ou deixa sair por rescisão a custo zero. O único dinheiro que entrou foi de Rosier e mesmo assim vendido abaixo daquilo que custou.

Houve neste mercado uma troca de jogadores com o Porto. Trocou-se Rodrigo Fernandes por Marco Cruz. São ou eram ambos considerados grandes promessas dos clubes, pelo que o beneficiário da troca em si só se saberá lá mais para a frente. O que me preocupa é: dois clubes com relações difíceis entre si trocam jogadores? Ou a frase chave aqui é “com o patrocínio de Jorge Mendes”. Pois se ganha mais o Sporting ou o Porto com a troca só saberemos mais para a frente, mas desde já há um pessoa que sai sempre a ganhar com estes negócios estranhos. E é sempre a mesma, isso é que me preocupa.

Outro empréstimo que me preocupou foi o de Joelson. Emprestado ao Basileia (mais um clube do carrossel Mendes) por dois anos com cláusula de 10M de euros. É uma das maiores promessas da Academia e parece-me um negócio muito mau. Não se aprendeu nada com Matheus Pereira e Demiral.

Como todos já sabemos a CS continua com a sua propaganda bem afinada apesar de já cada vez mais gente ter percebido, felizmente. Mas o negócio mais surreal e lesivo do clube foi a rescisão de Diaby a custo zero. Tinha custado 7M de euros. Pois para a CS o negócio foi feito e ainda se poupou 4M de salários. Nem referiram os 7M que se perderam. É isto que temos nos nossos jornais e TVS. Uns vendidos ao sistema. Pois vão cair com ele não tenho dúvidas.

2- CAMPEONATO A campanha do Sporting no campeonato nacional nem começou mal, contando já com uma vitória num terreno difícil como é Braga. Mas este empate com o Famalicão, que apesar de ser uma boa equipa estava em último com 0 pontos, não deixa de ser preocupante. Em especial pelo que a equipa não jogou. Não nos podemos esquecer que este ano há Champions, com menos espaço e tempo de recuperação entre jogos e a equipa parece-me muito curta.

No jogo contra o Famalicão tivemos sorte no empate, pois podiamos facilmente ter perdido. Só Adán se salvou, quase todos estiveram abaixo do rendimento médio.

Deixo também uma palavra a Palhinha, pois ao contrário do que disse o treinador, Palhinha vê muitos cartões porque por vezes exagera na dureza. Neste jogo podia ter sido expulso e não era descabido. O fantástico jogador que ele é não precisa de por vezes perder a cabeça. Claro que o excesso de dureza em conjunto com a facilidade com que os árbitros mostram cartões ao Sporting vai fazer com que seja expulso muitas vezes se não tiver maior controlo.

3 CARROSSEL o carrossel do senhor Mendes continua a carburar e ninguém (aparentemente) o pára. A equipas como o Benfica, Porto, Sporting, Braga, Famalicão, Wolves, Granada, Almeria, Frankfurt e tantos outros junta-se agora uma nova modalidade: o espalhar treinadores do clã por várias equipas de vários campeonatos para comprar jogadores hiper inflacionados de equipas em necessidade. Mas começam a surgir problemas. O primeiro foi com Gattuso, o Everton também recusou entrar no esquema e mesmo os adeptos do Tottenham torcem o nariz à ida de Nuno Espírito Santo para lá. Era de facto uma questão de tempo até se começar a perceber. O estranho foi ter demorado tanto pois está mesmo à frente do nariz.

P.S. Nós sócios continuamos à espera dos relatórios de contas e de orçamento do clube. Não nos esquecemos.

P.S.2 O grande ponta de lança Paulinho renovou. Tinha contrato até 2025 e passou para 2026. Desconheço se o sálario foi alterado. Para um jogador de quase 30 anos é obra.

Artigos relacionados