RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quinta-feira, Março 28, 2024

Onde Pára a Oposição?

Estamos a sete meses de eleições para os Órgãos Sociais do Sporting Clube de Portugal e, até ao momento, não existe uma única alternativa aos actuais ditadores que governam o clube com punho de ferro, ignoram ostensivamente os sócios e praticam uma política financeira ruinosa para a instituição.

É realmente bizarro que assim seja. Por exemplo, por estes dias vivemos em Portugal um período de campanha eleitoral para as eleições autárquicas. É certo que a oposição ao actual governo do país não é grande coisa, é tímida, pouco carismática, pouco competente, não convence ninguém. Mas existe. Já no Sporting Clube de Portugal nem vê-la!

Até podia haver uma oposição à qual não reconhecêssemos qualquer valor na mesma. Mas é que nem isso. Deserto total! Parece que ninguém está preocupado que a governação actual o faça em modo ditadura, reprimindo toda e qualquer manifestação por parte de associados e adeptos – chegando inclusive ao ponto de os insultar – e apostando sistematicamente em propaganda barata nos vários meios de comunicação social às suas ordens.

Há um ano atrás ainda havia algumas figuras a estrebuchar, não eram grande oposição é certo mas sempre era melhor que nada. Havia Nuno Sousa; o projecto Leonino assumia claramente um papel de critica à actual direcção; existiam podcasts a rodos que se identificavam com um caminho alternativo; chegaram inclusivamente a ser constituídos movimentos que avançaram com pedidos de Assembleias Gerais de destituição.

Bastou um título no futebol e tudo desapareceu como por artes mágicas.

Às vezes fico com a sensação que a única oposição a Rogério, Varandas e companhia é o Rugido Verde. O defeso que agora terminou apenas trouxe mais do mesmo: negócios ruinosos para as contas do clube e da SAD, dependência cada vez maior de Jorge Mendes e associados, um plantel no futebol manifestamente fraco e insuficiente para as exigências da nova época, desinvestimento notório nas modalidades.

E como se não bastassem já os negócios Vinagre e Ugarte (por apenas 50% dos passes nunca é demais recordar) ainda se foi renovar o já extenso contrato de João Paulo Dias Fernandes, Paulinho, por mais um ano. Mais uma renovação mais uma comissão claro. E agora temos o jogador com contrato efectivo até aos 34 anos de idade!

E a cereja no topo do bolo, o empréstimo de Nuno Mendes! Sim, porque neste momento a única coisa que podemos afirmar com toda a certeza é que o jogador foi emprestado por (alegadamente) 7 milhões. Fala-se muito numa opção de compra mas ainda não li em lado nenhum que essa opção seja obrigatória, ou seja, chegando o final da actual época desportiva o jogador pode muito regressar à casa de partida.

Há vários pontos que gostava de realçar neste negócio:

  • A Sporting SAD decidiu, no último dia de mercado de transferências, leiloar um jogador. Esse jogador foi Nuno Mendes, como podia ter sido qualquer outro;
  • A Sporting SAD aceitou entrar num negócio palerma em que o comprador não o pôde fazer no imediato por causa das regras do fair play financeiro da UEFA, a Sporting SAD aceitou participar no circo proposto pelo comprador por forma a que este pudesse fugir às regras. O mais irónico disto tudo é que, em breve, seremos penalizados por não cumprirmos as tais regras, enquanto isso ajudamos outros a fugir-lhes, outros esses que inflacionam o mercado, não respeitam nada nem ninguém mas conseguem sempre fugir a ser penalizados;
  • O jogador, esse, até pode estar contente por ir partilhar o balneário com uma data de vedetas, jogar já são outros quinhentos. Não vai ter muitas oportunidades e se calha não agarrar as poucas que lhe forem dadas tem a carreira arruinada. Para além disto deve ter ficado extasiado por ter sido leiloado pelo seu clube de formação;
  • Recebemos, por empréstimo e sem qualquer encargo, Pablo Sarabia, um bom jogador que pode fazer a diferença na nossa liga. Não ouvi falar no entanto que haja qualquer opção de compra para o mesmo, ou seja, vamos apenas valorizá-lo para que outros beneficiem disso;
  • Terminado o empréstimo imaginemos que o clube Francês até decide comprar o jogador. Quantos milhões em comissões irão ficar pelo caminho? Conhecendo nós o histórico negocial de Varandas e companhia imagino que muitos.

Ainda no dia 31 de Agosto tivemos uma última e derradeira surpresa: Joelson Fernandes, um dos mais promissores jogadores da nossa formação foi emprestado ao Basileia da Suíça por dois anos com opção de compra de 10 milhões.

É para mim um negócio incompreensível. Apenas posso especular que se tratou de uma imposição de Jorge Mendes.

Aliás, se houve coisa a que assistimos neste defeso que agora acabou foi uma quantidade surreal de empréstimos com opção de compra, uma mina para os empresários, agentes e comissionistas.

Na última jornada futebolística disputada tivemos um cheirinho do que pode vir a ser o futuro próximo, uma pobreza absoluta. Ainda assim Ruben Amorim exultou com a performance do nosso guarda redes Adan. Perdeu pontos contra o último que tinha zero pontos até então, mas está tudo bem. O nosso guarda redes salvou-nos duma humilhação ainda maior sendo o melhor em campo.

Devo confessar que estou bastante curioso para ver o que se vai passar na próxima Assembleia Geral. Gostaria de referir aqui o momento em que ela vai acontecer, mas com o coreano que temos à frente da Mesa da Assembleia Geral é impossível fazer prognósticos.

Estatutariamente já devíamos ter tido Assembleia Geral em junho, teoricamente a mesma deverá acontecer agora em setembro, mas com as suas falinhas mansas Rogério Alves ainda vai é não fazer AG nenhuma.

Mas, a realizar-se, estou bastante curioso para ver qual vai ser o sentido de voto dos sócios na mesma. Há um ano atrás, e bem, os sócios chumbaram ambos os documentos a votação ,Relatório e Contas e Orçamento. Naturalmente, as contas estavam más, o Orçamento era mau e portanto votou-se contra. Nada a dizer.

Desta vez as contas estão piores ainda e o Orçamento é igualmente mau. Irão seguir os sócios a mesma orientação de voto?

Honestamente, temo que não, o título no futebol cegou muita gente, é triste que o futuro do clube esteja dependente da bola de futebol entrar na baliza ou não. Se Varandas, aliado a Jorge Mendes, compra uns quantos títulos eterniza-se no poder e o clube acaba.

Infelizmente há muita gente que não quer saber, não se preocupa com isso. “Ah e tal investidores é bom, pode ser que ganhemos mais”; “Ah e tal o que interessam as modalidades?”; “Ah e tal o que interessa é ganhar no futebol”.

Este tipo de mentalidade está presente em muitos sportinguistas, e já agora em adeptos de outros clubes também. Segundo eles uma oposição só desestabiliza, o que é preciso é união. E aqui não estou a falar dos acéfalos cartilheiros que insinuam que quem não apoiar os actuais Órgãos Sociais não é sportinguista. Esses atrasados mentais são pagos para debitar esse discurso, o problema é mesmo haver sportinguistas anónimos, votantes, que se deixam contaminar por esses discursos de merda.

E com estes discursos eu fiquei a saber que não posso criticar o governo ou o presidente da república, pois se o fizer não estou a ser Português…

Artigos relacionados