RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Abril 19, 2024

Curtas da Atualidade do Mundo Sporting

A hipocrisia dos ratos

Por estes dias tem sido notória a cartilha croquete nos vários meios de comunicação social de referência. Têm merecido pleno destaque, por exemplo, declarações de ex-jogadores nossos muito entusiasmados com a perspetiva dum Sporting campeão nacional de futebol sénior masculino.

Curiosamente aqueles que eu tenho visto surgir em destaque são todos nomes de ex-futebolistas que saíram a mal do nosso clube, nomeadamente Bruma, Gelson Martins, Adrien Silva ou Bruno Fernandes.

No dia 14 de Março foi Adrien Silva no Jogo, “Falar do Sporting é algo que Adrien faz com satisfação, sobretudo porque sente que o pior já passou e que pode estar para breve a conquista do campeonato há muito desejado.”

Pois é Adrien, estás todo contente não é? Pena que quando cá jogavas tudo tenhas feito para te ir embora o mais rapidamente possível. Isto mesmo depois de te termos defendido convictamente quando o Paulo Bento embirrou contigo e não te queria pôr a jogar.

Também Bruno Fernandes veio recentemente a público dizer que “estamos todos à espera do mesmo”, isto a propósito do possível título.

Outro rato que se pronunciou no últimos tempos foi Bruma, lembram-se dele? Aquele que rescindiu contrato unilateralmente connosco em 2013, ainda assim deseja “que o Sporting seja campeão pois é o meu clube do coração”. Pena que em 2013 os milhões com que te acenaram tenham pesado bem mais que o teu coração.

Finalmente Gelson Martins. O tal que foi avisado do ataque a Alcochete mas ficou calado que nem um rato diz que “este ano será possível ver o meu Sporting campeão”. Em primeiro lugar o Sporting não é teu páh, (ainda) é dos sócios, em segundo lugar não hesitaste nem um segundo em trair o teu Sporting, e logo num momento em que ele mais precisava de ti.

Depois no sentido inverso temos por exemplo as declarações de Bruno Matias ao Mais Futebol:

Eu amo o Sporting e por mim servia o Sporting durante a minha vida toda. A maior dor que tenho é ver casos como o do Adrien Silva, que jogou comigo, ou de outros jogadores que depois do ataque à Academia, que foi um episódio triste, deixaram o clube que lhes deu tudo a troco de uns patacos a mais. Devemos ser sempre agradecidos a quem pegou em nós e nos mostrou ao mundo”.

Bruno Matias, ex jogador das nossas camadas jovens, in Mais Futebol, Abril de 2021

Pois é amigo, valores como lealdade, gratidão, amor à camisola, respeito pelo símbolo ou pelo adepto são coisas do passado, isso já não se usa, a única coisa que se usa agora são uns milhões a mais na conta bancária.

Mas se calhar precisamente por seres um gajo com princípios é que nunca te deixaram ir longe.

Ainda sobre Gelson Martins apenas uma chamada de atenção: A FIFA já tinha condenado Sporting SAD e Atlético de Madrid a pagar o mecanismo de solidariedade ao Clube de Futebol Benfica pela formação do jogador. Agora foi a vez do Tribunal Arbitral do Desporto confirmar essa sentença.

Ou seja, a justa causa para a rescisão não foi reconhecida o que só vem provar que o acordo feito pelos croquetes foi altamente lesivo para a nossa instituição. Tivesse o processo contra Gelson (e todos os outros naturalmente) ido para a frente muitos milhões de indeminização podíamos ter recebido.

Nuno Mendes, a nova galinha dos ovos de ouro

Que a comunicação social de referência espalhe diariamente a cartilha croquete é mau. Quando é o próprio clube a fazê-lo é muito grave.

No dia 30 de Março fomos surpreendidos com declarações de Miguel Braga, o nosso responsável pela comunicação, um pouco por toda a CS a dizer que quando o atual conselho diretivo chegou ao Sporting o jovem lateral esquerdo Nuno Mendes não tinha contrato de formação assinado.

Ainda no próprio dia Virgílio Lopes, anterior diretor de formação do clube (2013 – 2018), desmentiu Miguel Braga num artigo do Leonino onde afirma perentoriamente que tais declarações são falsas:

Não é verdade que, em 2018, o Nuno Mendes não tivesse um contrato de formação assinado com o Sporting. Aliás, não só tinha contrato de formação como já havia um princípio de acordo para assinar um contrato profissional, como, de resto, acontecia com todos os jovens com quem assinávamos contratos de formação

Virgílio Lopes, ex diretor da formação, in Leonino, Março de 2021

Penso que já se tornou mais ou menos claro para toda a gente que Nuno Mendes é a nova coqueluche a vender do universo croquete. Coitado do rapaz, ainda mal se estreou na nossa equipa principal e já tem guia de marcha, desde claro, que seja vendido com muitos milhões de comissões pelo meio. Aliás, as capas dos nossos jornaleiros de referência já o venderam várias vezes. Mesmo a recente chamada à seleção onde até foi titular não é inocente, trata-se de Jorge Mendes a trabalhar nos bastidores.

A propósito disto das comissões de venda num negócio dum futebolista gostaria de chamar a atenção para uma notícia publicada no jornal ABOLA sobre uma possível futura transferência de Erling Haaland, jovem craque Norueguês do Borussia de Dortmund, para o Barcelona.

Neste link que podem consultar e ver com os vossos próprios olhos é dito que “de acordo com a RAC1, Mino Raiola exigiu 20 milhões de euros de comissão para si e montante igual para Alf-Inge Haaland, pai do avançado norueguês do Borussia Dortmund e que partilha com Raiola a gestão de carreira do filho.

Eu tive de ler isto várias vezes para ver se estava a perceber bem, 40 milhões em comissões? Já chegámos a isto? Mas está tudo maluco? Eu até nem sou uma pessoa religiosa, mas por amor da santa meus amigos, por amor da santa…

O Patrão

Há umas semanas atrás Fernando Saúl de Sousa, Speaker do Estádio do Dragão e Oficial de Ligação aos Adeptos (OLA), terá proferido insultos ao jogador da Juventus e da seleção nacional Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro e sua família.

Após a eliminação da Juventus o indivíduo em questão terá escrito “Está vingado Basileia contra os ladrões de Itália, e está vingado o que o porco do Ronaldo fez no Dragão. Que raça que orgulho, isto é Porto!”. E ainda uma referência à sua mãe e restantes familiares que não interessa agora aqui pormenorizar.

Como há certas e determinadas coisas que são logo aproveitadas para circos mediáticos isto foi algo que fez correr muita polémica, mas a questão que devemos colocar em destaque é: O que tem o Sporting a ver com isto? Eu diria nada. Mas aparentemente não é bem assim, já que o Sporting apresentou queixa contra o sujeito em questão por causa das tais declarações.

Porquê? Andará já o Sporting a tomar as dores do seu futuro patrão? Fica a reflexão.

Oferendas

Matheus Pereira e Raphinha tem estado em destaque na melhor liga do mundo. Matheus Pereira leva esta época 8 golos e 5 assistências. Raphinha leva 6 golos e 6 assistências.

Estes dois jogadores juntos oficialmente foram vendidos por cerca de 30 milhões, 9 e meio o Matheus Pereira e 21 o Raphinha. E se no caso deste último até nem se pode considerar um escândalo, o caso de Matheus Pereira é sem dúvida uma das piores vendas de sempre do clube tendo em conta o potencial do jogador.

Aliás o mesmo pode ser dito de nomes como Domingos Duarte e Demiral. Domingos Duarte foi vendido por 3 milhões e agora é internacional e um dos melhores da sua equipa. Demiral tem lugar na poderosa Juventus e também joga na sua seleção.

Modalidades

Não sei alguma vez partilhei aqui mas gosto muito de Basquetebol. Foi por isso com bastante agrado que vi a modalidade ser recuperada no nosso clube. Sempre que posso acompanho o jogos e acho que é factual quando afirmo que temos de longe a melhor equipa da liga.

E se na época passada as coisas estavam a correr bem até à interrupção forçada pela pandemia de Covid-19 esta época não corrido tão bem. Perdemos a Taça Hugo dos Santos para o Porto e também perdemos com o Porto para a Liga.

Mas queria aqui abordar o jogo em Guimarães para os quartos de final da Taça de Portugal. Contra um adversário muito inferior estivemos três períodos a perder, só demos a volta no último e no fim foi uma tremideira tal que só ganhámos por dois pontos (78-80).

Travante Williams, o melhor jogador da nossa Liga e Luis Magalhães, nosso conceituado treinador

Com a equipa que temos e estando nós a falar da nossa liga que é fraquíssima tínhamos obrigação de ganhar quase todos os jogos folgadamente e ficar inclusivamente próximos da centena de pontos ou até mesmo ultrapassar essa fasquia.

Mas neste jogo em concreto contra o Vitória de Guimarães a nossa equipa parecia parva, a jogar de forma displicente e desconcentrada, negligenciando os aspetos mais básicos do jogo, sem qualquer atitude competitiva, sem esforço, sem dedicação. Isto aliás já se tinha visto naqueles dois jogos que perdemos contra o Porto.

Algo que também verifiquei por exemplo no jogo do Andebol para o campeonato contra o Póvoa. Estivemos grande parte do jogo a perder e ganhámos por apenas três golos (25-22).

Mas porque nem tudo é mau nas nossas modalidades foi com grande alegria que vi o nosso Sporting golear o Benfica por 6-2 na final da Taça da Liga conquistando dessa forma mais um caneco para o nosso museu. Foi jogo demolidor da nossa parte, com empenho, atitude, esforço e a tão almejada glória no final.

Cidade Sporting renasce das cinzas

No dia 25 de Março foi dado amplo destaque à criação da Cidade Sporting por parte do nosso clube. Foi anunciado no site oficial e publicitado um pouco por todo o lado (Observador, Público, o Jogo, Record, a Bola, Leonino, entre outros) um projeto de intervenção junto ao estádio e pavilhão, um projeto em parceria com o Município de Lisboa e a Freguesia do Lumiar, com o objetivo de construir uma pista de tartan entre o estádio e o pavilhão e ainda campo de basquetebol e um skate park.

O problema é que a Cidade Sporting já existe desde 2017 (algo já abordado no Rugido Verde aqui), foi inaugurada em Junho de 2017 por Bruno de Carvalho por altura da inauguração do Pavilhão João Rocha, onde mencionou especificamente:

Hoje é um dia histórico e de grande felicidade para a nossa família sportinguista. Com a inauguração da Rotunda de Alvalade, da Rua Professor Mário Moniz Pereira, dos três campos de Futebol Fernando Peyroteo, Luís Figo, Cristiano Ronaldo e do Pavilhão João Rocha, nasce, assim, a tão ansiada Cidade Sporting”.

Bruno de Carvalho, Junho de 2017

Ou seja, a ideia não é nova, apenas reciclada e tomada como nova pelos atuais dirigentes, que convenientemente se esqueceram do que se passou em 2017.

Recentemente Fernando Gomes, presidente da Federação Benfiquis… perdão, Portuguesa de Futebol, afirmou que a questão dos 22 títulos reclamada pelo Sporting de Bruno de Carvalho será decidida até ao final de 2021.

Em primeiro lugar devo confessar que não percebo porque é preciso tanto tempo. Em segundo lugar não é preciso ser-se bruxo para adivinhar que a ser dada razão ao Sporting Frederico Varandas tomará esses louros para si.

Artigos relacionados

Comments

  1. Não se pode dividir mais o Sporting, assim estamos a dar trunfos aos rivais. Estamos na frente e apesar de concordar com algumas considerações aqui expostas, é hora de unir a familia Sportinguita afinal há 20 anos que não somos campeoes. Criticar o B. Fernandes? Cumprimentos a todos os Leões.

  2. Leão Comuna

    Excelente análise da actualidade. Parabéns! ?