RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Cash… Bolas! A queda de (mais) um mito

Eles, os seus mitos e lendas, fruto de narrativas cartilheiras, continuam a cair de forma épica e estrondosa, mas apenas após causarem danos irreparáveis. Depois do terrorismo, do mandante e do batuque agora foi a vez do Cashball.

A TVI noticiou ontem que o processo Cashball foi formalmente encerrado pela Polícia Judiciária, após a investigação não ter encontrado absolutamente nada que incriminasse os arguidos André Geraldes, João Gonçalves e Gonçalo Rodrigues.

Curiosamente o alegado denunciante, Paulo Silva, foi constituido arguido por, imagine-se, simulação de crime. Paulo Silva denunciou em 2018 que tinha sido mandatado, através de intermediários (que seriam João Gonçalves e Gonçalo Rodrigues), para corromper árbitros de andebol e jogadores de futebol a favor do Sporting. Pouco depois confessou diante do juiz ter sido pago pela Cofina.

O foco aqui é que a Polícia Judiciária chegou à conclusão que as mensagens de WhatsApp usadas como denúncia foram forjadas, “as perícias concluem que os conteudos podem ter sido adulterados por forma a incriminar os visados, e nas perícias aos telemóveis dos arguidos (Geraldes, Gonçalves e Rodrigues) não foram encontradas aquelas mensagens.”

É público que existem Apps destinadas a forjar mensagens de WhatsApp, terá sido o caso. Ninguém grava monólogos, tentaram que montagens passassem por escutas. Já as mensagens, a existirem, nunca poderiam desaparecer dos respectivos servidores.

Porque há imagens que valem por mil palavras
https://twitter.com/leaodaarrabida/status/1328573339271647233?s=19

E aqui é preciso recordar também a premonição de César Boaventura (o tal que andou a entregar malas no campeonato 15/16, lembram-se?) uns dias antes da notícia Cashball em 2018.

No pasquim do grupo oficial da campanha anti-sporting Record, César, a propósito do interesse do Sevilha em contratar André Geraldes, chamava-lhe “Geraldes do saco” e propalava revelações bombásticas para breve, insinuando “sacos verdes nas muralhas de Guimarães”.

Mas numa coisa César Boaventura tinha efectivamente razão: tudo não passou duma paródia, uma prodigiosamente elaborada, uma que destruiu um clube e a vida duma pessoa. Uma pessoa, ao contrário dele, com muito valor. Por aprofundar, ficam as ligações dele a este caso e à sua montagem.

Não apenas ele, atenção, mas isso é outra história. Envio cumprimentos ao funcionário Rui Gouveia, Boloposte, que os pode transmitir a outros.

Lamentável foi também a reação tímida do Sporting a esta notícia. Miguel Braga dedicou trinta segundos na Sporting TV ao assunto. Num tom monocórdico e triste, disse que aguardava a oficialização, tal como faz frequentemente quando se debruça sobre rumores de transferências, às quais dispensa duzentas vezes mais tempo.

Pois é, caro Miguel Braga, mas isto não são rumores – é o bom nome do clube que está em causa e os Sportinguistas mereciam uma reação bem mais vincada e contundente, nada que surpreenda após a tristeza revelada pela condenação de Rafael Leão. Percebemos o incómodo face às insinuações e aproveitamento sucessivo que conduziram a atual direção ao poder por todos os meios.

Miguel Braga preferiu debitar louvores ao seu chefe, o bom Doutor Frederico Varandas, que está de novo convocado para o seu serviço militar obrigatório em tempos de estado de emergência. “Mais uma vez vai estar na linha da frente a tratar de doentes Covid-19. Vai ser exigente, mas Frederico Varandas é jovem, forte e resiliente e vai mais uma vez ajudar o país no combate a esta pandemia. É mais uma oportunidade de prestar serviço ao País e nestas ocasiões é sempre o primeiro a chegar-se à frente.”

As reações de Carlos Barbosa da Cruz, diferenças
https://twitter.com/3Sporting/status/1328636293195198464?s=19

Frederico Varandas não teve tempo de reagir à notícia da TVI, devia estar demasiado ocupado e preparar a mala para levar para a camarata do exército, mas uma coisa é certa, vai com as botas bem lavadinhas… por Miguel Braga naturalmente.

Não esperem qualquer acção legal por parte do clube contra os autores de mais uma farsa. Devem-lhes tudo.

Artigos relacionados

Comments

  1. orlando martins

    Portanto isto tudo nao passou de uma cabala, que prejudicou o clube,e o entao presidente, e mais algumas pessoas ligadas ao clube presidida por bruno de carvalho,era agora castigar os responsaveis por esta ma acção,e os prejudicados agir judicialmente, contra essas mesmas.

    1. Gabriel Fontinha

      Isso Mesmo o Sporting CP Têm Que Agir Judicialmente o Fivelas Fazer Isso Espera Sentado.