RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Março 29, 2024

Barómetro Audaz III – O Sporting não vai ser Campeão

A audácia é definida no Dicionário Priberam como um “impulso que leva a realizar atos difíceis ou perigosos”, ou um “comportamento ou atitude que contraria hábitos, costumes ou hierarquias”. Sinónimo de coragem, intrepidez e ousadia na primeira definição, e de atrevimento e insolência na segunda.

Ora, se não é um Sporting assim, audaz, que queremos, o que é que andamos aqui a fazer?


O Sporting não vai ser campeão nacional esta época. É sobre isso que esta crónica vai tratar, sobre a minha descrença, tanto na capacidade do Sporting para ser campeão, como na teoria de que o meu Clube já esteja tão dentro do “sistema”, que o mesmo trabalhe para fazer dele campeão.

Vou-me dedicar a explorar as duas possibilidades, a de o Sporting ser campeão por mérito, ou sorte, dentro do campo, ou de ser campeão através de jogos de bastidores. Esta análise, ou melhor, exposição daquilo que me vai dentro da cabeça, tem origem em várias conversas que tenho tido, tanto com amigos, como com Sportinguistas pela internet fora.

Claro que, no que toca à probabilidade de estar certo, e se o objetivo for ter razão à partida, é mais fácil afirmar que “o Sporting pode ser campeão”, do que “o Sporting não vai ser campeão”. Como, neste caso, o objetivo não é esse, mas sim apenas discutir estes cenários, não tenho problemas em ir pela segunda afirmação, justificando o porquê de seguida.

Quero ressalvar antes, no entanto (e correndo o risco de criar alguma inimizade), que acho que quem está a entrar em modo sonhador, em novembro, com sete jornadas decorridas, e de forma não-sarcástica, tem um quê de ingenuidade dentro de si, que eu já não tenho desde criança. Não vos estou a chamar crianças, estou é a chamar-me de velho amargurado, preso no corpo de um jovem adulto.

Vamos por partes: quais são as equipas que têm possibilidades de se tornarem campeãs nacionais, em qualquer ano? A resposta a esta pergunta é simples, os “três grandes”, certo? Penso que nisto, concordamos todos.

Pois bem, então, analisando a possibilidade de o Sporting ser campeão pelo que se passa dentro de campo, para se sagrar campeão nacional 19 anos depois, tem de ser superior, ou ter muito mais sorte, que benfica e F.C. Porto, tendo em conta que a competição só acaba em maio. Penso que esta premissa não está errada.

De facto, à data deste texto, o Sporting foi a única destas três equipas que ainda não perdeu para o campeonato. Tem apenas um empate, em casa com o F.C. Porto. O benfica perdeu no Bessa e na receção ao S.C. Braga, e o F.C. Porto já perdeu com Marítimo e Paços de Ferreira (juntando ao empate em Alvalade).

Classificação à 7ª jornada – Fonte: Flashscore

Isto, (in)felizmente não é suficiente para me fazer entrar em qualquer euforia. O Sporting, digam lá o que disserem sobre os nossos jovens entusiasmantes, tem o plantel menos experiente e mais barato dos três. Numa corrida a longo-prazo, isso fará a diferença. Com Keizer, quando a pressão aumentou, fez a diferença e, no ano passado, com Amorim, fez também a diferença. Duas situações em que vínhamos lançados com bons resultados (com Keizer, boas exibições também) e esbarrámos com a realidade, quando assim teve de ser. Este ano, o Sporting teve um jogo frente a um “grande”, que não venceu, e um duelo de caráter mais equilibrado para a Liga Europa, onde foi humilhado em casa. É, ou não, infantil entrar em euforias por vencer o Tondela, o Vitória S.C. ou o Gil Vicente?

O Sporting tem tido, também, a vantagem (embaraçosa) de não ter de jogar duas vezes por semana, porque foi eliminado das competições europeias antes da Fase de Grupos – coisa que não acontecia há muito tempo. Eventualmente, além de começarem as duas taças, os rivais do Sporting irão também ser eliminados das competições europeias, e o Sporting perderá essa “vantagem”.

O plantel do Sporting está a uma vaga de lesões, ou a meia-dúzia de infeções por covid-19, de perder alguns titulares, e não ter suplentes à altura do desafio. Há valores que têm entusiasmado, jovens sem medo de assumir, mas o plantel tem demasiadas lacunas para se pensar que será suficiente para ser campeão numa competição tão longa.

O Sporting tem o treinador com menos provas dadas dos três. Sérgio Conceição é um treinador bicampeão pelo F.C. Porto e Jorge Jesus é, ódios pessoais à parte, o melhor treinador do campeonato. Além disto, o Sporting tem também o pior presidente da sua história, que, por comparação com os presidentes dos rivais não passa de um menino do coro, que não tem estaleca, nem testículos, para os enfrentar olhos nos olhos. Abordei isso na minha primeira crónica com este nome – chamar “bandido” a Pinto da Costa, mas viver com medo de afrontar Vieira, é digno de um autêntico banana.

Este último parágrafo permite-me fazer a ponte para a segunda vertente da análise – a extradesportiva. Tenho lido teorias (que não são da conspiração) sobre a inclusão do Sporting Clube de Portugal no “sistema”. Quando digo que não são conspirações, quero dizer que apesar de não achar que se provarão 100% verdadeiras, não são absurdas nem devem ser descuradas. O Sporting de Varandas é alinhado com o sistema que criou o “Benfiquistão”. Passámos de ser a maior afronta a esse sistema, para fazer parte dele: negociamos quase exclusivamente com Mendes, direcionamos ataques ao F.C. Porto alinhados com o benfica, não recorremos de processos contra o maior rival e notamos (pelo menos eu noto) uma diferença de tratamento das outras equipas para connosco.

Fonte: rr.sapo.pt

Os adversários passaram de terminar os jogos connosco com ira nos olhos, depois de perder, para uma atitude descontraída de “é o que é”. Deixou de haver um ambiente de hostilidade constante para com o Sporting, por parte dos adversários e dos próprios árbitros. É importante ter em conta que, o Sporting não ser beneficiado, não quer dizer que não tenha havido uma melhoria de tratamento. Porque o Sporting passou a história, e basta olhar para os cinco anos sob a presidência do anterior Presidente, a ser prejudicado. O facto de não o ser, agora, de os lances duvidosos não caírem todos para o adversário… é prova suficiente de que isto mudou. Pode não ter mudado o suficiente para o Sporting ser o principal beneficiado, mas mudou o suficiente para não ser enterrado todas as jornadas.

Mesmo tendo em conta esta minha visão, não acredito que o Sporting será campeão pela via extradesportiva. Não penso que o “Dono Disto Tudo” ceda um campeonato ao Sporting, porque não consigo ver como isso lhe seria conveniente. Não penso que Varandas tenha agilidade suficiente fora das quatro linhas para tornar o Sporting campeão através de manhosices e vigarices. Mesmo numa perspetiva de mãos se lavarem umas às outras, que consigo entender e não desacreditar, não acho que esse cenário se concretize.

Penso que o Sporting terá a possibilidade de, no máximo, ficar em segundo lugar, caso o F.C. Porto não se endireite, entretanto. A meu ver, o campeão nacional será o benfica, por diversas razões: a reunião Vieira-Jesus, o mega-investimento que foi feito e a necessidade de reafirmação perante os sócios, que já mostram uma insatisfação inédita.

Fonte: Manuel de Almeida / Lusa

E agora podem dizer-me, então, mas e se… o benfica flopar? E se Jesus não tiver mãos para o plantel que lhe deram, e não olear a máquina suficientemente bem? E se o Sporting de Amorim, efetivamente, jogar nas horas durante o campeonato todo, e se tornar no primeiro Sporting a merecer ser campeão desde 2015/2016?

E eu terei de vos pedir para trocarem, no parágrafo acima “Jesus” por “Vitória”, “Amorim” por “Jesus”, e “2015/2016” por “2013/2014”. Percebem a minha descrença, a todos os níveis?

O Sporting não vai ser campeão nacional esta época.

Artigos relacionados

Comments

  1. Paulo Vieira

    Se o Sporting for campeão esta época será um passo de gigante para a sua ruína. Só serviria para calar a contestação a esta Direcção de incompetentes e deixaria Rogério Alves com caminho livre para conseguir os seus intentos tendo em vista a alienação da SAD. Por muitas saudades que eu tenha de ver o Sporting campeão, primeiro é preciso expulsar esta corja e só depois pensar nos resultados desportivos que tanto ambicionamos.

  2. HULK VERDE

    Bom, então, não jogar as competições europeias é uma vantagem (se o Sporting a perde ou não, não depende dele, e sim do trajecto feito pelos rivais nas respectivas competições europeias).
    Dizer que vai ser perdida (logo se vê, quando for), não a desfaz no imediato nem no curto/médio prazo.
    Quanto aos milhões investidos por Vieira, o 2.º lugar não dá acesso directo à Liga dos Campeões? É que se dá, ficar em 1.º ou em 2.º para ele vai dar igual, ou por aqui acredita-se que o interesse do Vieria é o bem do clube que preside e não a sua preservação e a manutenção do controlo que tem para atingir os seus objectivos?
    Já nem falo do poder quase diabólico de controlar os resultados e o desfecho da Liga Portuguesa de futebol, com tudo o que isso implica (e cuja ponta do icebergue tem sido noticiada, com os recentes noticiários e jornais a destacarem notícias de novas buscas e investigações).
    Com as eleições no bolso, Vieira tem mais 4 anos para fazer as manobras que já habituou toda a gente, inclusivamente surtos amnésicos, faltas ou omissões na hora de prestar depoimentos perante o Ministério Público.
    Mais a mais, uma vitória do Sporting no campeonato (que não apenas no de “Outono”, que esse é praticamente uma realidade e poucas hipóteses há de o perder) significaria branquear não só o Sistema, e todos os seus detentores, como a própria direcção de Varandas, Rogério e Baltazar, sob fogo intenso dos sócios e adeptos. E tanto que ela precisa de uma aura de “predestinada”, porque até agora a que tinha, artificialmente criada, foi completamente diluída. Se o 1.º lugar na classificação do campeonato já é como que uma armadura ou manto de protecção para esta direcção, imagine-se as portas e os portais que ser campeão não lhe abriria, e a “legitimidade pseudo-democrática” que lhe conferiria. Era quase uma imunidade e um novo mandato de bandeja. Mais 4 anos no topo da Pirâmide do Terceiro Olho.
    O ciclo de quase duas décadas para o último campeonato conquistado, que o sistema tem feito questão de impor ao Sporting, está a concluir-se, e sabemos que há um bug ou um glitch na Matriz que volta e meia permite o reset da contagem, o fim do jejum. Se é erro de programação do Arquitecto, ou intencionalmente programado, penso que só ele saberá.
    Portanto, penso que há várias razões que justificam que o Sporting ser campeão este ano é uma possibilidade não tão despicienda assim.
    Muita gente sairia a ganhar, e como foi referido, uma mão lavaria a outra.
    A possibilidade existe, não é uma hipótese tão remota como à primeira vista parecia ser no início desta atípica temporada.
    E toda a gente sabe que não se deve negar à partida uma “ciência” que se “desconhece”…

    1. Leão Audaz

      Como já debatemos os dois, são estas as duas possibilidades, e posicionamo-nos de lados diferentes em relação ao que cremos ser mais provável. Cá estaremos para ver. O importante é que estamos os dois do mesmo lado da barricada, e assim continuaremos.

      1. HULK VERDE

        Eu não digo que é o Sporting ser campeão 2020/2021 é o mais provável, digo apenas que existe a possibilidade. E como sabes, já falava disso muito antes de começar esta época. O arranque da época apenas ajudou a manter essa possibilidade em aberto, se não a reforçou mais ainda. Tu fechas a porta quase que por completo a essa possibilidade. Essa é a única divergência.
        Quanto ao resto, estamos de acordo.