RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quarta-feira, Abril 24, 2024

Sporting 2-2 Porto – Análise ao Jogo

Antevisão

Fonte: Noticias ao Minuto

Depois da pausa para as seleções, o Sporting voltava a deparar-se com mais um desafio, a 4ª jornada da Liga NOS estava aí à porta, contra o FC Porto, “jogo grande em Alvalade”.

Rúben Amorim, na habitual conferencia de imprensa, com 13 dias para poder preparar a sua equipa (ausências: Eduardo Quaresma e Borja), prometeu uma equipa competitiva, acrescentando também que o Sporting vinha “crescendo de jogo para jogo”.

Confrontado com uma pergunta sobre a contestação dos adeptos, Amorim disse que uma derrota muda muita coisa, e tem uma confiança grande no seu trabalho, dizendo que o Sporting “está no rumo certo”.

Amorim previu um FC Porto forte, “2 campeonatos nos últimos 3 anos”. O treinador dos leões acrescenta que o Porto é uma grande equipa, e que o Sporting também quer ser.

Amorim a ter como sempre um discurso forte. Nota negativa, não é admissível  que o próprio treinador do Sporting diga que “quer ser uma equipa grande”, esquecendo a grandeza da equipa do Sporting.

SPORTING CP X FC PORTO

Estádio José de Alvalade

4ªJornada Liga NOS

Onzes Iniciais:

Fonte: Instagram dos clubes

“Jogo grande” em Alvalade, a bela casa do Sporting.

A equipa leonina a entrar em campo com Jovane Cabral improvisado a ponta de lança e a estreia de João Palhinha.

“O Mundo Sabe Que” tocava, e a bola já rolava em Alvalade! A equipa do Porto apenas precisou de 1 minuto, num livre de Sérgio Oliveira. A bola bate no relvado e o guarda redes leonino afasta com uma palmada para canto.

Minuto 9 da partida, grita-se golo do Sporting! Cruzamento para a área, onde Mbemba corta, bola chega a Nuno Santos que remata muito forte, junto ao poste, Marchesín ainda toca mas não evita o primeiro da turma de Alvalade, 1-0.

Fonte: abola.pt

Porto a tentar responder, cruzamento de Corona, e Matheus Uribe a aparecer para cabecear no segundo poste, mas a bola a sair por cima.

Jogo a começar com grande perigo para a área de Adán, mas o Sporting a conseguir equilibrar as coisas a meio campo, a jogar com muita calma, a rodar o jogo, e com algumas boas saídas, quando a bola chega a Nuno Santos ou Pedro Gonçalves a equipa acelerava o jogo, mas o Porto a tentar responder. Grande início de partida.

Grande jogada individual de Luis Díaz, passa por dois adversários ainda consegue deixar Adán aos papeis, mas a conseguir redimir-se e fecha bem a baliza leonina, a evitar o empate em Alvalade.

Jogava-se o minuto 25, insistência pela lateral esquerda, cruzamento de Zaidu, Matheus Uribe aparece solto entre os centrais leoninos, a desviar a bola para a baliza e a fazer o empate.

Porto melhor, antes do golo do Sporting e melhor depois do golo, não baixa os braços e consegue o empate.

O Porto ia jogando como queria, a fazer o queria da defesa do Sporting, ao minuto 40, má saída de bola, com o Sporting a oferecer a bola a Corona, que não conseguiu aproveitar.

Minuto 45, golo de Corona, a jogada começa em Luis Díaz, este é desarmado mas Corona a recuperar a posse de bola, passa mais uma vez por dois adversários e atira para o fundo das redes, 1-2, reviravolta da equipa do Porto.

Minuto 46, Pedro Gonçalves, apareceu sozinho na cara de Marchesín, cai no duelo com Zaidu. O árbitro a entender que era penalti, mas depois da análise das imagens, Luís Godinho a reverter a decisã. Um final de primeira-parte de loucos, com Amorim a ser expulso e Neto a levar cartão amarelo por protestos.

Fim de primeira parte, com o FC Porto a ser superior, o Sporting a deixar o Porto jogar à vontade. Defesa da equipa leonina muito fraca e muito nervosa, literalmente a jogar sem guarda-redes. O Sporting só aparecia em lances de contra-ataque rápido, com Pedro Gonçalves a querer remar contra a maré.

Recomeço da partida em Alvalade, sem alterações para ambos os lados, Sporting a entrar mais uma vez numa segunda parte a ter que correr, para poder virar o jogo.

Sporting a impor-se no inicio da segunda parte, a conseguir reter a bola nos pés dos seus jogadores, e a tentar alterar o ritmo do jogo com o tridente ofensivo.

Minuto 56, alterações para a equipa do Sporting, sai Jovane, muito apagado do jogo (sabendo que a posição dele não é ponta de lança), e entra Vietto, para jogar como falso 9, a tentar receber mais bola de costas para a baliza.

Minuto 59, saí Luis Díaz e Marega, entram Felipe Anderson e Toni Martínez.

Minuto 62, e Amorim a optar por retirar um defesa e a colocar um extremo, saíram Neto e Nuno Santos, entraram Tiago Tomás e Plata, Sporting a recuar João Palhinha para central e manter o seu sistema de 3 defesas.

Segunda parte mais morna, com um equilibro de ambas as partes, Sporting numa fase de jogo onde precisa de acelerar, continua a jogar com muita calma e nervosismo, Porto à vontade no jogo.

Lance de perigo para o Sporting, minuto 75, com Porro a rematar rasteiro e cruzado, a sair rente ao poste, falhou o empate por centímetros.

Substituições na equipa do Porto sai, Manafá e Otávio entra Nanu e Romário.

Mais duas alterações no Sporting, saem Porro e Matheus Nunes, entram Sporar e João Mário, regresso do campeão da Europa ao relvado de Alvalade.

Aos 87 minutos, ruge o leão e golo de Vietto! A jogada começa num bom cruzamento de Pedro Gonçalves, onde Sporar ao primeiro poste toca de calcanhar, bola às “carambolas” na área, onde aparece Vietto sem marcação e faz o empate.

Final da partida com um resultado 2-2, jogo intenso mas com o Sporting a ter alguma “sorte”. 

Fonte: sapo.pt

Notas:

Sporting CP- Sporting a ter a “sorte” do jogo, nunca conseguiu dominar o jogo, com dificuldades a sair para o ataque e a deixar o Porto jogar muito à vontade, defesa do Sporting muito má e na primeira parte a jogar com dois jogadores a menos, Porro e Jovane Cabral.

Na segunda parte, o Sporting tentou ir atrás do resultado, mas sempre a jogar de forma medíocre, inadmissível a atitude do treinador e os jogadores sem qualquer frieza, Sporting a sair com um resultado mau para os objetivos que tem, e com “sorte” porque esta forma de jogar já está a habituar os adeptos.

3 principais destaques:

Pedro Gonçalves, Vietto e Nuno Santos

FC Porto- Dominou o jogo, principalmente na primeira parte, mas a falhar muito nas substituições. 

Artigos relacionados

Comments

  1. Liondamaia

    Não vi o jogo acima comentado e ainda bem. Estive a ver um outro que
    a Sporttv, por lapso, me dizia estar a ser disputado em Alvalade e à mesma hora.
    O que eu vi mostrou equilíbrio na primeira parte e mostrou, também, que tinha árbitro.
    Depois, na segunda, mostrou mais arbitro, mostrou um Sporting mais mandão e um Porto a defender muito recuado e fechado, apostando naquilo que melhor faz: o contra-ataque.
    As estatísticas, no global, acabam por mostrar que o caríssimo se esqueceu de quea “sorte do jogo” tinha nome, tinha missão em campo… e não me parece que o Sporting tenha beneficiado da dita.
    SL

    1. GreenFly

      Uma análise ao jogo pode ter sempre diversas interpretações. Assim como aos lances.
      A posse de bola do SCP na 2ª parte (aka Sporting mandão) faz-me lembrar aquele homem que esteve a galantear uma senhora durante 3 horas num bar, quando vem um outro e em 5 minutos seduz a senhora, saindo com ela.