RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Terça-feira, Abril 16, 2024

THE END

Caras sócias e caros sócios, amigos e adeptos do Sporting Clube de Portugal,

A AG do próximo sábado, dia 26/09/2020, é a mais importante dos 114 anos da história desta associação de utilidade pública chamada Sporting Clube de Portugal (daqui para a frente denominada SCP), dedicada à pratica de várias modalidades desportivas, que tanto orgulho têm dado aos seus sócios e adeptos, como demonstra o nosso espectacular museu em Alvalade (temos outro em Leiria). Fazendo gala do seu ecletismo por todo o Mundo.

O SCP sempre foi pertença dos seus sócios e cabe-lhes a eles decidirem os destinos do mesmo, sendo o maior activo que o clube tem.

Com a introdução da SCP SAD, o futebol tornou-se uma empresa à parte do restante clube, sendo uma participada do próprio SCP. Sendo o futebol o “desporto-rei” nesta república, no SCP não é diferente e a maioria dos sócios só liga a este desporto. A SAD começou a tomar as rédeas do clube, ao contrário do que seria normal esperar. Faz-se um novo estádio, para a SAD, uma Academia para a SAD, perde-se um pavilhão para o Metro de Lisboa.

Ora aqui é que reside o real problema do SCP, porque todo o património adquirido tinha que ser do clube e onde a SAD, pagava ou não, para utilizar. Mas o SCP nunca podia ficar refém da SAD, em risco de ficar sem nada e abrir insolvência. Mas dirão que, o SCP ainda tem um pavilhão! É verdade, e foi feito para o clube, como as outras deveriam ter sido.

Mas todas as artimanhas dos 22 anos de cRoquettismo, foram exactamente essas, enfraquecer o clube, colocando-o a dever à SAD, para em caso de venda da SAD e perante a falta de capital do SCP em pagar à SAD, o Pavilhão João Rocha também passar para a mesma.

Aí, seremos mais um Valência desta vida, um Beira-Mar, um União de Leiria, um Salgueiros ou um Desportivo das Aves. Nunca um Belenenses, porque o estádio, os pavilhões e restante património são do clube. Quando os lampiões deixarem de injectar dinheiro na “B” SAD, aquilo esfuma-se e o Belenenses vai subindo degrau a degrau e qualquer dia está na 1ª liga.

POR ISSO SE AMAS O SPORTING, COMO EU E MAIS NOVE,  SE QUERES QUE SEJAM OS SÓCIOS A DECIDIREM OS DESTINOS DO CLUBE, ACIMA DE QUALQUER PRESIDENTE, JOGADOR, TREINADOR OU MOTORISTA, DEVES NESTE SÁBADO VOTAR CONTRA O ORÇAMENTO.

Se não o fizeres, podes começar a cantar esta música:

Artigos relacionados

Comments

  1. Valentino de Carvalho

    Excelente texto! Tudo na mouche!

  2. HULK VERDE

    Nem mais nem menos. Curto e directo, ou pomos fim ao regabofe, ou o Sporting Clube de Portugal entra em fase terminal.