RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Março 29, 2024

Como salvar o Sporting… se quiserem

Pois o Sporting está mal, o Varandas não percebe um chavo daquilo, contas no vermelho, equipa pobrezinha, Rogério cego, surdo e mudo e prontos, temos a casa a arder e vamos ficar a olhar para as labaredas. Tipo uma gigantesca fogueira de Santo António. Ou não…

No conforto do sofá, onde se pode ler estas palavras agora escritas, porventura ecoa no pensamento de alguns a seguinte pergunta: “Pois, aquilo está mesmo pela hora da morte mas… o que é que eu posso fazer?”.

Bom, todos podemos contribuir de alguma forma, desde que não seja imitar o Espadinha e ir para as portas de Alvalade oferecer chapadas ao Varandas. Já sabemos que não resulta e, para além disso, requer umas doses não recomendáveis de vapores etílicos.

Sendo assim, aqui ficam três sugestões construtivas sobre como todos podemos contribuir para salvar o Sporting:

– Destituir a MAG

Todos já percebemos que o pilar que sustenta a Direção de Varandas é Rogério Alves. Para além de não representar os sócios pelos quais foi eleito, o actual presidente da mesa da assembleia geral do Sporting não se coíbe de vir a público dizer que, se não gosta de determinados estatutos… não os cumpre.

Rogério Alves é a eminência parda que permite manter a atual solução de poder no Sporting. Para o destituir basta que um grupo de sócios recolha assinaturas para uma assembleia geral com esse único propósito. Neste caso nem é necessário apresentar argumentos de justa causa e Rogério Alves tem pouca (ou nenhuma) margem legal para recusar a realização da mesma.

O único senão desta hipotética solução é que os custos da AG em questão seriam certamente imputados ao grupo de sócios requerente. Com a queda da MAG uma nova mesa teria de ser eleita, garantido-se que os futuros elementos do órgão não estariam alinhados com a actual Direção.

– Devolver a condição de sócio de pleno direito a Bruno de Carvalho

Esta solução está altamente condicionada pela presença de Rogério Alves como PMAG. Será pouco provável que Rogério aceite a realização de uma Assembleia Geral com o intuito de readmitir os associados recentemente expulsos. E mesmo que aceite essa AG, dificilmente os resultados da mesma não seriam “afinados” para negar a possibilidade do regresso do anterior presidente como associado do clube.

É pois imperioso que esta AG se realize apenas quando tivermos uma MAG isenta e que dê garantias de uma votação justa e transparente. Com Bruno de Carvalho de regresso ao Sporting a pressão sobre a Direção de Varandas iria aumentar exponencialmente.

– Destituir Varandas

Esta solução é a mais difícil de concretizar, pois Rogério Alves usa de todos os instrumentos legais (e outros) para impedir a realização de uma AG com o intuito de destituir a actual Direção. Para além das tropelias do PMAG, também há que ter em conta o enorme encargo financeiro que esperaria os sócios que organizassem a recolha das assinaturas.

Esta opção requer músculo financeiro até porque, sendo recusado o pedido da AG, poderá ter de se recorrer a uma providência cautelar para garantir que a Assembleia Geral se realize. E este tipo de instrumentos jurídicos tem custos associados.

Caso eventualmente todos os obstáculos fossem ultrapassados, com a queda da Direção teria também de se assegurar que as eleições subsequentes fossem livres e transparentes.

Conclusão: não existe um caminho fácil para retirar o Sporting das mãos dos golpistas. Estão agarrados ao poder que nem lapas e estão preparados juridicamente para frustrar qualquer tentativa legal de os retirar do clube.

De qualquer forma, se nada fizermos, a alternativa é assistir à casa a arder e, eventualmente, quando apenas restarem os escombros, tentar salvar o pouco que resta. 

Parece-me que o Sporting merece esse esforço… ou não? 

Artigos relacionados

Comments

  1. Carlos Pereira

    Percebo. Mas não há ninguém “de peso” no SCP que seja capaz de mobilizar a massa associativa para esta “angariação de fundos”? Alguém que da confiança de BdC promova esta iniciativa? Ou vamos continuar sentados no sofá?