RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Março 29, 2024

Votação nos núcleos Sportinguistas de Portugal

O Sporting não é apenas um clube de Lisboa. É também clube de Coimbra, de Faro, do Porto e até de São Jorge da Morrunhanha (se existe). É clube de todas as freguesias, concelhos e distritos do país, ou seja, de Portugal, com dezenas de milhares de sócios e adeptos espalhados.

No que toca às principais decisões no clube, referindo-me às eleições e onde os sócios têm a palavra, nem todos têm a possibilidade de exercer o direito de voto, devido à distância residencial. Por exemplo, quem vive no Algarve ou no Porto está a centenas de quilómetros do único ponto para poder votar.

Perante estas dificuldades, a minha ideia é esta. E que tal aumentar o número de pontos de votação, utilizando os núcleos Sportinguistas do país? Ou seja, fazer algo semelhante às eleições legislativas e presidenciais.

Vantagens desta ideia:

– Obviamente, aumentaria significativamente o número de votantes;

– Poupava tempo e dinheiro nas deslocações dos sócios mais distantes de Lisboa;

– Podia contribuir para um aumento de número de sócios no Sporting. Já conheci casos de adeptos do Sporting que não queriam ser sócios porque não conseguiam votar;

– Evitar-se-iam possíveis favorecimentos aos sócios mais velhos do costume (deslocação grátis oferecida por um candidato) em troca de votos, ou seja, corrupção/manipulação. Se vocês pensarem um bocadinho, vão-se lembrar do que aconteceu nas últimas eleições. Sim, essas mesmo. E sim, é aí onde quero chegar. E para ser mais justo, o “1 sócio = 1 voto” tem que estar já em vigor.

Posto isto, acham que seria uma boa ideia a ser implementada no Sporting?

Artigos relacionados

Comments

  1. Manuel Antonio de Carvalho

    Inteiramente de acordo!

  2. Rui Soares

    Concordo com o voto eletrónico se a aplicação informática for criada por uma entidade independente do Sporting com a votação a ser validada também por entidade externa.
    Caso contrário tenho dúvidas quanto à veracidade dos resultados…

    1. Alvaro Dias Antunes

      Se o voto electrónico for presencial, nos Núcleos a 1ª validação seria feita no próprio Núcleo. Já a validação técnica )ou tecnológica) deveria ser feita por uma entidade terceira independente (Universitária, por exemplo).
      Mas o mais importante são as condições para um voto informado e democrático (divulgação atempada de toda a matéria a votação – por exemplo enviada em anexo do e-mail de convocatória que terá de ser, no mínimo 15 dias antes da AG. por lei -; emissão dedicada em canal codificado para os Sócios e Núcleos dos trabalhos da AG pela Sporting TV; votações aberta só no fim do debate de cada matéria a votar; eventualmente, Núcleos a promoverem debates prévios às AGs)
      Um abraço e saudações leoninas

  3. Alvaro Dias Antunes

    Concordo quo voto electrónico à distância seja presencial em todas as sedes de Núcleo; cada sede tendo terminais credenciados para o efeito; com as AGs a ser transmitidas em canal codificado para todas as sedes de Núcleo (em todo o Mundo); com os documentos a votação a serem enviados (junto com as convocatórias) a TODOS os Sócios com direito a voto e a TODOS os Núcleos; com as votações a só decorrerem no final do debate de cada ponto (e com limite razoável de tempo para cada.
    Discordo apenas de colocar primeiro a alteração 1 Sócio = 1 voto para operar a esta Revolução; isso porque viciaria a votação essa primeira alteração (seria um dos tais assuntos que os sócios mais antigos de Lisboa + os transportados de outras localidades votariam massivamente); admito uma primeira alteração que mitigasse suficientemente a diferença de votos; e que a votação para igualizar os direitos associativos dos sócios se fizesse já com o voto electrónico quase universal presencial nas sedes dos núcleos.
    Rejeito liminarmente a opção do e-voto universal individual sem restrições por, ao contrário do que advogam os que o defendem, diminui a liberdade das escolhas (por permitir que os sócios as façam sem qualquer garantia de escrutínio sobre o que vão decidir.
    Com a participação dos Núcleos o debate até pode ser muito maior e promovido nos mesmos; os dirigentes dos Núcleos terão nesta ferramenta um instrumento de cativação de muitos adeptos que ainda não sejam sócio.
    Um abraço e sudações leoninas