RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Abril 19, 2024

Quem achas que é, nesta altura, a principal figura de oposição no Sporting?

Numa altura em que se verifica uma quase total ausência de actualidade desportiva, fruto da pandemia de covid-19, o Rugido Verde avança com uma iniciativa diferente e original, colocar questões aos nossos diversos autores, as quais serão respondidas com as suas opiniões, sem filtro.

Posteriormente a iniciativa será alargada ao nosso público pelo que podem desde já deixar as vossas respostas no solta um rugido.

Hulk Verde


Penso que são os sócios (no duplo sentido). Os sócios no Sporting são a própria oposição, uns em relação à actual direcção, outros em relação ao próprio Sporting, usando-o para interesses pessoais. No sentido político, os sócios manifestam-se no Estádio, no Pavilhão, publicamente com cartazes, com manifestações, com cânticos, nas redes sociais, em blogues, em publicações… enfim. E são eles que sofrem na pele, com revistas em que têm de se descalçar ao entrar no estádio, com AG’s que lhes são impedidas pelo presidente da Mesa, inventando um qualquer pretexto para cercear o seu direito à convocação e participação, sendo diminuídos e insultados pelo presidente e seus propagandistas. Claro que aqui incluo sócios e também adeptos. E até aqueles que estão num limbo, pois para ele foram exilados, como Bruno de Carvalho, Alexandre Godinho. Ou num outro registo Carlos Vieira, que foi punido com suspensão de sócio pelo CFD, depois do processo instaurado aos ex-dirigentes pela Comissão de Fiscal e Disciplinar transitória, da qual faziam parte Henrique Monteiro, Rita Garcia Pereira e João Duque, entre outros.

Por outro lado, continuam alguns a negar todas as evidências, não bastam os resultados péssimos, nomeadamente no Futebol profissional, na dependência da SAD, a gestão terrível e danosa, chegando agora ao cúmulo de faltarem a pagamentos acordados, na transferência exorbitante de Rúben Amorim, ao SC Braga. A propaganda que uns assimilam e outros produzem aliena-os ao ponto de destruírem a sustentabilidade do clube e perverterem a sua função social, fazendo a apologia desta gestão desequilibrada, autocrática e comprometedora.

Sagui Leão

Goste-se ou não, é o mesmo de sempre, BdC. Os outros andam demasiados entretidos a agradar a gregos e troianos.

Cristóvão Braz Janela

BRUNO DE CARVALHO, que continua a destruir o Sporting e tem responsabilidade em tudo o que corre mal com a actual direção.  Depois temos as claques que atacam o presidente em vez de apoiar. As claques deviam acabar e só ficar a bancada central a apoiar a equipa.

LCustodio

O Rugido Verde.

Peyroteo

Excluindo sites e blogs, só uma pessoa faz oposição credível: Bruno de Carvalho.

5k1walker

Somos nós.

Green Arrow

É caricato que a única personagem do Universo Sporting que faz oposição, digna desse nome, ao atual estado de coisas, seja o anterior Presidente do Sporting Clube de Portugal, cujos sócios conseguiram a brilhante proeza de destituir e expulsar de sócio.

Não só Bruno de Carvalho é a única fonte de oposição credível, continua a ser o calhau no sapato de Varandas e companhia. Deve ser aterrorizante para quem tanto trabalhou na orquestração e ação da campanha e ódio ao ex-Presidente, ver que continua decidido e dedicado a fazer do Sporting Clube de Portugal o enorme Clube que merece ser.

Quanto ao “resto”, se quer ser considerado oposição, tem de fazer mais… muito mais. Anda tudo muito fraquinho.

Green Floyd

Deveria ser João Benedito, o candidato mais votado por cabeça nas últimas eleições. Mas João Benedito nesta altura do campeonato opta por fazer de morto, e o único que faz barulho, que contesta, que faz alguma coisa é Bruno de Carvalho. Mesmo depois de o clube ter corrido com ele continua a ser o único que se preocupa, que tenta fazer a diferença, o que é elucidativo do que é a massa adepta deste clube.

Leão Africano

Não há nesta altura “uma” principal figura da oposição. O Sporting é pródigo em ter várias oposições dispersas que se neutralizam entre elas muitas vezes. Mas os mais ativos serão as pessoas que pertenceram ao anterior Conselho Diretivo.

Albano

Bruno de Carvalho.

Greenfly

Infelizmente não vejo oposição de renome, que tem sempre de ser considerada de salutar. À parte de todos os sócios que diariamente lutam por criticar e trazer à baila atos praticados pelos atuais Orgãos Sociais, com os quais não concordam, a única figura principal é Bruno de Carvalho. No entanto este último num círculo um pouco fechado, pois os media evitam dar-lhe atenção.

Riskos1906

As redes sociais, o sócio anónimo que procura informação independente e faz o seu próprio juízo de valor não se deixando influenciar por uma comunicação social perdida de valores e comprometida com avenças e publicidade paga. Em boa verdade, o principal inimigo da atual direção é a própria direção, comprova isso quase todos os dias, basta um pouco de atenção.

Leão Comuna

Ironicamente BdC, que como todos sabemos nem sócio é! Este, foi o único a mostrar-se disponível para ir para o Sporting desta direcção ajudar e que se mostra constantemente atento à actualidade desportiva do clube, tirando ele, a oposição faz-se aqui, no Rugido Verde.

SiberianWyvern

Que pergunta endiabrada. Não posso considerar figura da oposição quem ajudou, contribuiu, ou permitiu que a dinastia e “notabilidade” retomassem as rédeas após duas décadas que deveriam ter servido de lição. Esses são desalinhados apenas, não são oposição, muito menos figuras da mesma.

Como somos uma massa adepta maioritariamente complexada, e peço imensa desculpa mas é um facto, passamos a vida de chavão em chavão, de lição moral aparente em lição moral aparente, com medo do que possam dizer a nosso respeito: é uma identidade frágil a que muitos possuem, pensando que um cachecol ou um pin disfarça. (Seria possível transferir tal “qualidade” para os rivais?)

Politicamente analisando o cenário (mesmo com censura mediática), a dúvida é zero. Já o era em 2011, e ainda o é em 2020. A maior figura da oposição presentemente é, de longe, um dos que foi afastado e impedido de se candidatar, com a complacência de muito boa gente (não confundir com a falsa “gente de bem”): Bruno de Carvalho.
No entanto, se me perguntassem, “(…)na cabeça da massa adepta/sócia (…) ” aí a resposta seria, provavelmente, José de Pina. “Eh pá, deu uma vez com um lightsaber no Pedro Guerra, deve ser bom!”

Imaginem o coro de adeptos rivais a concordar, com um sorriso rasgado de orelha a orelha, e como isso satisfaz de forma masoquista tanto alegado adepto do SCP. Sabem o resultado, não sabem?

Calma, podem inserir no lugar de Pina um político polido ou uma outra figura secundária qualquer – os tais desalinhados – a tentarem passar por figura da oposição:  têm todos a densidade e impacto real do lightsaber de um Pina. 

Nota: tendo abordado os desalinhados, às restantes figuras da verdadeira oposição peço mais uma vez: dialoguem, mostrem-se, arrisquem, não tenham vergonha ou complexos; por um objectivo que terá de ser comum a TODA a oposição, pois eles estão unidos… até ao fim (do clube).

Artigos relacionados