RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quinta-feira, Abril 18, 2024

A semana das Modalidades: masculinos em alta, femininos nem por isso

Quarta-feira

Voleibol Masculino: Kladno 0-3 Sporting CP (Taça Challenge)

A semana das Modalidades começou na República Checa. Os Leões do Voleibol deslocaram-se ao pavilhão do Kladno para disputar os Oitavos-de-Final da Taça Challenge. Apesar de o título nacional ser um cenário difícil de atingir pelo Sporting, a Taça Challenge, competição em que os Leões chegaram às Meias-Finais na época passada, representa também um objetivo importante nesta temporada.

O primeiro set foi de loucos, com o Sporting em desvantagem durante a maior parte do mesmo, mas a conseguir virar o resultado para 25-27. No segundo, as coisas foram mais fáceis, tendo os checos ido abaixo e perdido por 17-25. Tudo se conjugava para um grande resultado leonino, e os nossos jogadores não tremeram, fazendo o incontestável 0-3, com um parcial de 23-25.

O Sporting Clube de Portugal leva agora uma vantagem confortável para o jogo da segunda mão, que vai ser disputada em casa, perante os adeptos leoninos, rumo aos Quartos-de-Final da competição.

Andebol Masculino: Feirense 20-40 Sporting CP (Taça de Portugal)

No mesmo dia, o Andebol leonino regressou à competição, após paragem para o Europeu de Seleções. O Sporting disputou os Dezasseisavos-de-Final da Taça de Portugal no terreno do Feirense, num jogo teoricamente acessível que os Leões não complicaram.

Uma vitória por 20-40 deu ao Sporting a passagem na eliminatória. Francisco Tavares e Pedro Valdés foram os melhores marcadores do encontro com seis golos cada.

Sexta-feira

Hóquei em Patins Feminino: Sporting CP 5-4 Académica de Coimbra (Campeonato)

Na sexta-feira, foi vez de o Hóquei Feminino entrar em ação. As Leoas, no segundo lugar, enfrentaram a Académica de Coimbra – terceiro classificado. Num duelo equilibrado, em que a vitória nunca esteve garantida, o Sporting acabou por vencer a partida por 5-4, cimentando o segundo lugar na difícil perseguição ao benfica. Um poker de Ana Catarina Ferreira, a juntar ao golo de Rita Lopes construíram a vitória leonina.

Sábado

Futebol Feminino: Sporting CP 9-0 CF Benfica (Taça da Liga)

Na ressaca da derrota com o SC Braga, que ditou a eliminação da Taça de Portugal, o Sporting recebeu o CF Benfica para a Taça da Liga. No primeiro jogo na competição, as Leoas empataram, injustamente, com o benfica a duas bolas e tinham, portanto, a missão de responder com uma vitória.

Numa exibição segura e incontestável desde o início, Hannah Wilkinson deu a liderança madrugadora ao Sporting, com um golo aos 11 minutos, a que se seguiram um golo de Raquel Fernandes, e o bis de Wilkinson. O Sporting foi com uma vantagem confortável de três golos para o intervalo.

Na segunda parte, as Leoas não tiraram o pé do acelerador, pelo contrário. Ao longo dos últimos 45 minutos, Wilkinson fez o seu terceiro golo, Carolina Mendes e Diana Silva marcaram dois golos cada uma e Joana Marchão completou a goleada por 9-0(!) O Sporting lidera agora o grupo e basta-lhe o empate com o SC Braga para garantir presença na Final da Taça da Liga.

Voleibol Masculino: Castêlo da Maia 2-3 Sporting CP (Campeonato)

Os Leões do Voleibol visitaram a Maia após o excelente resultado obtido na República Checa. O desafio com o Castêlo da Maia não se avizinhava fácil, mas também não era esperado que a equipa apresentasse tantas dificuldades. Os dois primeiros sets, apesar de renhidos, penderam para o lado verde-e-branco, por 22-25 e 23-25.

No entanto, a turma de Gersinho foi-se abaixo e o Castêlo da Maia conseguiu vencer os dois sets seguintes (25-22, 25-20), igualando a partida. Na negra, voltou a haver muito equilíbrio, mas o Sporting conseguiu vencer por 15-12, levando para casa a vitória, mas deixando um ponto na Maia. O benfica é líder invicto e a equipa leonina continua a não mostrar argumentos que façam os adeptos sonhar com uma luta (a sério) pelo título nacional.

Basquetebol Masculino: Sporting CP 81-75 benfica (Campeonato)

No Basquetebol, o dérbi entre Sporting e benfica voltou a jogar-se em casa dos Leões após décadas de interregno. Num jogo que valia a liderança isolada do Campeonato, o Sporting esteve à altura do desafio, apesar de ter ido para o 2º Quarto e para o Intervalo com desvantagens de 6 pontos.

O Sporting veio para a segunda parte com outro espírito e rapidamente igualou a partida. Liderados por Travante Williams, os Leões conseguiram manter o jogo “taco-a-taco” e o americano colocou mesmo um ponto final na partida, e na sua grande exibição, com um épico lançamento de três pontos que deixou o Pavilhão João Rocha em delírio.

O resultado final de 81-75 deixa o Sporting na liderança do Campeonato, embora ainda faltem bastantes jogos pela frente. O próximo será na deslocação ao Lusitânia.

Andebol Masculino: Sporting CP 36-21 Vitória FC (Campeonato)

Depois do regresso à competição, o regresso ao Campeonato, e a casa, por parte do Andebol do Sporting.

Os Leões receberam, e venceram por 36-21, o Vitória FC. Num jogo em que se previa uma vitória fácil do Sporting, não houve grandes surpresas, o líder venceu com tranquilidade o lanterna vermelha e mantém a liderança do Campeonato. Pedro Valdés com 7 golos e Edmilson Araújo com 6 foram os melhores marcadores da formação leonina.

Domingo

Hóquei em Patins Masculino: Oliveirense 0-3 Sporting CP (Campeonato)

Os Leões do Hóquei em Patins deslocaram-se a Oliveira de Azeméis para disputar o jogo grande da jornada, frente à Oliveirense. Num jogo em que nenhuma das equipas queria ficar para trás, num Campeonato que tem sido muito equilibrado, foi o Sporting a adiantar-se no marcador através de Toni Pérez. O espanhol, com alguma ajuda do guarda-redes adversário adiantou o Sporting no marcador.

A Oliveirense foi cometendo muitas faltas, chegando rapidamente às dez, tendo o Sporting possibilidade de aumentar a vantagem através do respetivo livre direto. Chamado à conversão, Gonzalo Romero, que tem assumido a cobrança destes lances, não vacilou e fez o 0-2 para o Sporting. O argentino bisou ainda no primeiro tempo – o Sporting vencia por 0-3 aos 21 minutos de jogo.

Torra reduziu para os da casa, após facilitismo de Pedro Gil. O jogo ia para o intervalo com 1-3 no marcador.

Na segunda parte, Bargalló reduziu para a Oliveirense, numa altura do jogo em que a equipa caseira carregava em busca de recuperar no marcador. Mesmo estando com a moral em baixo, o Sporting não baixou os braços e Platero, com uma “bomba”, voltou a colocar os Leões com uma vantagem de dois golos.

A 2:58 do fim, a Oliveirense beneficiou de um penalti e Torra, no frente-a-frente com Girão, não cedeu, fazendo o 3-4. No entanto, o resultado manteve-se assim até final. O Sporting conquistou assim uma importante vitória na luta pelo título, liderando o Campeonato em conjunto com o benfica.

Voleibol Feminino: Sporting CP 2-3 AVC Famalicão (Taça de Portugal)

O Voleibol Feminino do Sporting foi eliminado da Taça de Portugal, nos Quartos-de-Final, pelo AVC Famalicão. As Leoas venceram o primeiro e o quarto sets, mas pelo meio perderam igualmente dois sets. Na negra, as adversárias foram mais fortes (8-15) e conseguiram seguir para as Meias-Finais da competição.

Futsal Feminino: benfica 7-1 Sporting CP (Campeonato)

O Futsal Feminino do Sporting teve uma tarde de domingo para esquecer, tendo perdido o dérbi frente ao benfica por uns irónicos 7-1. O Sporting esteve sempre a perder (marcou quando perdia por 6-0) e começa assim a Fase de Apuramento do Campeão Nacional. Carolina Pedreira foi a autora do único golo leonino.

Este resultado terá que dar que pensar aos responsáveis, não só do Futsal, como de todas as Modalidades Femininas do Clube, que vão ficando cada vez mais para trás do rival, para desalento dos Sportinguistas.

Hóquei em Patins Feminino: APAC Tojal 0-14 Sporting CP (Campeonato)

A equipa de Hóquei em Patins Feminino entrou para a partida com claro favoritismo, e confirmou-o dentro de campo. Num jogo de sentido único, o Sporting cilindrou e cimentou a segunda posição no Campeonato. Rita Lopes (2), Ana Catarina Ferreira (2), Rute Lopes (4), Sofia Moncóvio (3), Adriana Gutiérrez e Tânia Freire (2) foram as marcadoras dos golos leoninos.

Fotografias retiradas de www.sporting.pt

Artigos relacionados

Comments

  1. Rei Leão

    Obrigado pelo excelente resumo da semana das nossas modalidades.