RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quarta-feira, Abril 24, 2024

Uma mão ajuda a outra (vitória)

Poucos dias após uma vitória caseira frente ao Vitória Sport Clube, em que já conseguimos ver alguns sinais positivos na gestão do jogo pela equipa leonina, era obrigatório transformar estes momentos positivos em algo mais sólido. O Paços de Ferreira era o próximo adversário, uma equipa que vinha mostrando algumas melhorias nos últimos jogos, não obstante o penúltimo lugar da Liga NOS.

Silas apostou numa equipa inicial bastante parecida com a última jornada, trocando apenas o regressado Ristovski em detrimento de Rosier e Luiz Phellype no lugar de Bolasie, assumindo a dianteira do ataque.

O Sporting entrou forte e logo aos 2 minutos teve uma primeira oportunidade através de um remate de Luiz Phellype. Após má reposição de bola do guarda-redes Ricardo Ribeiro, a bola chega a Bruno Fernandes que combina com Ristovski e remata quase sem ângulo para boa defesa do guardião pacense. No seguimento, a bola chega a Luiz Phellype que em boa posição remata colocado mas com André Micael a fazer um corte providencial negando a possibilidade da bola chegar à baliza do Paços.

,Aos 11 minutos o primeiro golo do Sporting! Jogada iniciada a partir de um lançamento lateral para Bruno Fernandes que arranja espaço para fazer um cruzamento à entrada da área, aparecendo Luiz Phellype ao segundo poste finalizando de pé direito. Grande visão do capitão leonino e boa desmarcação do avançado brasileiro que já teve bonitas sensações neste estádio, antes de se transferir para o Sporting.

Depois do golo, o jogo entrou num ritmo mais pausado, com o Sporting a jogar mais na expectativa e com o Paços aos poucos a subir no terreno, mesmo sem criar grandes oportunidades.

Chegámos de forma natural ao final de uma primeira parte com pouca intensidade e interesse. O Sporting entrou forte, mas depois do golo limitou-se a gerir a vantagem. Já o Paços, embora tenha tido mais bola depois do golo, não conseguiu fazer o suficiente para chegar ao empate.

Na segunda parte, ao contrário da primeira, o Paços entrou bastante forte. Logo aos 46 minutos cria uma grande oportunidade. Após perda de bola de Eduardo a meio campo, a bola é colocada em Bruno Santos que entra na área, tira Mathieu da frente e remata para uma enorme intervenção de Renan. Muito perigo!

O Paços estava por cima do jogo nestes primeiros minutos da segunda parte e aproximava-se sempre com bastante perigo da baliza de Renan. Aos 49 minutos, no seguimento de um livre, André Pereira ganha de cabeça ao primeiro poste atirando ligeiramente por cima.

O Sporting construiu a sua primeira grande oportunidade aos 61 minutos. Eduardo constrói uma jogada individual tirando dois adversários do caminho e colocando a bola em Ristovski que em boa posição atira ligeiramente por cima.

Era uma fase do jogo com mais intensidade e com jogadas perigosas para as duas equipas. Aos 67 minutos, o Paços chega com grande perigo através de um contra-ataque rápido, com Douglas Tanque a rematar ainda de muito longe para uma defesa atenta de Renan. Aos 74 minutos. o expectável golo do empate do Paços. Depois de mais uma jogada de grande perigo que resulta em canto, na marcação do mesmo, Douglas Tanque aparece no coração da área a impondo-se à defesa do Sporting faturando o golo do empate, com Renan a ficar a “meio” caminho.

Alguns fantasmas pareciam estar a reaparecer, contudo, logo a seguir o Sporting ganha um penalty! Na sequência de um livre marcado por Bruno Fernandes, o jogador do Paços Luiz Carlos coloca de uma forma evidente a mão à bola, cortando a jogada e cometendo uma infração dentro da grande área, levando igualmente à sua expulsão. Bruno Fernandes não perdoa e recoloca a turma de Alvalade na frente do marcador quando faltavam apenas 10 minutos para o final.

O Paços tentou o tudo por tudo até ao final e, mesmo com menos um, esteve sempre mais perto do empate do que o Sporting do terceiro golo. A última grande oportunidade deu-se já nos descontos através de um livre batido por Bruno Telles com a bola a ser cabeceada e com o guardião do Sporting a defender por cima para canto.

Mais uma vitória arrancada a ferros por parte do Sporting que, mesmo com triunfos sofridos, continua a somar pontos e vitórias nesta nova Era de Silas.

Análises Individuais:

Renan Ribeiro (Nota 6) – Teve algumas defesas importantes como aos 46 minutos a remate de Bruno Santos, mas parece ficar mal na fotografia no golo do empate ao não conseguir sair com eficácia ao cruzamento.

Acuña (Nota 5) – Depois de um bom jogo frente ao Guimarães hoje voltou ao Acuña agressivo e que protesta com o árbitro e com os adversários a cada lance. Tem que definitivamente controlar estes impulsos!

Mathieu (Nota 6) – Jogo seguro do central que fez 36 anos esta semana. Esteve em destaque num lance em que se pediu penalty para o Paços, mas aparentemente tocou com a mão na bola fora da área.

Coates (Nota 6) – Competente tal como o seu parceiro no eixo da defesa. Tem subido de produção e parece mais confiante depois do golo no último jogo.

Ristovski (Nota 6) – Jogo razoável para quem regressa depois de uma longa paragem. Esteve bem defensivamente, ganhando alguns duelos. Destaque para o remate perigoso aos 61 após boa jogada de Eduardo.

Doumbia (Nota 6) – Esteve mais consistente e “certinho” nos passes, ainda que não arrisque muito. Não se escondeu dos duelos físicos e parece que cresceu um pouco com a chegada de Silas.

Eduardo (Nota 6) –
Esteve seguro embora bastante discreto. Após uma grande jogada individual aos 61 minutos serviu Ristovski que por sua vez rematou por cima.

Bruno Fernandes (Nota 8) – Esteve, mais uma vez, a um bom nível. Fez a assistência para o golo de Luiz Phellype e assinou o golo da vitória de penalty. O quê que se pode pedir mais?

Vietto (Nota 5) – Um pouco abaixo do que tem vindo a fazer nos últimos jogos. Encontrou pouco espaço para aplicar o seu remate.

Jesé Rodriguez (Nota 5) – Entrou dinâmico e teve algumas movimentações interessantes na primeira parte, mas depressa acabou a “pilha”.

Luiz Phellype (Nota 6) – Esteve bastante bem no início do jogo. Depois de um primeiro remate com perigo, acabou por concretizar com sucesso aos 11 minutos. Foi-se apagando ao longo do encontro.

Bolasie (Nota 5) – Entrou aos 65 minutos para o lugar de Jesé e criou no minuto seguinte algum perigo ao fazer um remate que saiu ligeiramente ao lado da baliza pacense.

Borja (Nota 5) – Entrou aos 80 minutos para o lugar de Luiz Phellype. Sem nada a registar.

Ilori (Sem avaliação) – Entrou já no final do jogo para o lugar de Acuña para uma tentativa de segurar os últimos ímpetos do Paços de Ferreira.

Silas (Nota 6) – Silas ainda tem muito a fazer, embora tenha pela 5ª vez (em 6) conseguido a vitória desde que chegou ao Sporting. Nota-se ainda uma equipa pouco sólida e permeável a saídas rápidas. É uma equipa que também não consegue manter a bola, o que ajuda o adversário a crescer no jogo.

Artigos relacionados