RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quarta-feira, Agosto 12, 2020

Campeões europeus rugem na Eslovénia e qualificam-se para a ronda de Elite

Os leões deslocaram-se à Eslovénia para disputar o acesso à ronda de elite da Liga dos Campeões, depois da derrota na Luz por 4-3 e e de um empate caseiro frente à equipa da Quinta dos Lombos por 5-5 que poucas recordações deixarão aos adeptos leoninos, pelo sabor amargo que ambos os desaires tiveram, tendo em conta as expectativas e que, certamente, serão alvo de reflexão.

Falando de coisas alegres… foi com todo o gás que os leões entraram em território esloveno, prontos para pôr termo à série negativa e para assumirem a recandidatura ao tão desejado título europeu, neste caso, almejando o bicampeonato europeu.

O primeiro jogo foi contra os bósnios do Mostar. Um jogo em que o Sporting alinhou com Guitta, João Matos, Taynan, Merlim e Cardinal.

O jogo estava complicado, mas o primeiro golo da equipa leonina ao minuto 13 por intermédio de Pauleta, a passe de Deo, veio desbloquear o jogo. Ao minuto 16, Alex fez o 2º golo a passe de Rocha e foi assim que se chegou ao intervalo, com um 2-0 para a equipa leonina.

Os leões voltaram com vontade de dilatar a vantagem após o intervalo e foi com naturalidade que Cavinato fez o 3º golo ao minuto 21, após assistência de Cardinal. Aos 25 minutos foi a vez de Pany fazer o 4-0 após nova assistência de Rocha e o 5-0 consumou-se aos 31 minutos por intermédio de Cardinal, após um passe de Merlim. 5-0 para os leões na jornada inaugural no grupo 1 da Main Round.

SPORTING CP 5-0 Mostar
Fonte: Sporting CP

No 2º jogo da fase de grupos, o Sporting CP enfrentou o Ekonomac com o mesmo 5 inicial. Equipa conhecida por parte dos adeptos leoninos que sabem o que esta equipa fez a uma das maiores referências do futsal leonino, Divanei. De certeza que deve ter sido um tema falado pelos jogadores leoninos antes deste jogo, pelo que motivação adicional não faltaria e a historia do jogo espelhou isso mesmo.


Uma enorme goleada por parte da equipa leonina que se começou a desenhar logo ao minuto 2 por intermédio de Taynan, a passe de Cardinal. Ainda se festejava o 1º golo e os leões faziam o 2º golo, por Erick Mendonça. Aos 5 minutos iniciava-se o show da dupla Cavinato-Deo. Deo a assistir e Cavinato a marcar. 1 minuto depois, repetiam a dose e carimbavam o 4º golo da equipa leonina. Aos 12 minutos, era a vez de Cardinal fazer o 5º golo, após passe de Taynan. Aos 17 minutos, o show da dupla Cavi – Deo protagonizou-nos com o 3º golo e assistência de ambos, respectivamente.

A fechar a primeira parte, Rocha fazia o 7º golo leonino e não deixava ser à meia dúzia para não sair mais barato. A equipa leonina chegava ao intervalo a vencer por 0-7.


Após o interregno, Merlim fez o gosto ao pé, logo aos 21 minutos, após assistência de Cardinal. Um minuto depois, chegou o 9º com inversão dos intervenientes, Merlim a assistir e Cardinal a bisar. Minuto 23 e ###, chegou o Hat trick de Cardinal a carimbar o 0-10.

O melhor que a equipa sérvia conseguiu fazer foi reduzir para 1-10 através de uma grande penalidade. Os leões responderam prontamente e Rocha fez o 1-11 ao minuto 31, após assistência de Alex, que 31 para a equipa sérvia. As contas fecharam com o bis de Erick Mendonça a responder à 2ª assistência para golo de Alex Merlim na partida.

12 golos para deliciar o 12º jogador, os adeptos leoninos, honrar Divanei e como um invocar do Karma contra a equipa do Ekonomac, que depois desta goleada viria a ficar em 4º lugar no grupo e, consequentemente, fora da ronda de elite da Liga dos Campeões. Justiça poética, diria.

Ekonomac 1-12 SPORTING CP
Fonte: Sporting CP

Já com o apuramento garantido, a equipa leonina jogava o último jogo da fase de grupos da main round contra o anfitrião, a equipa eslovena do Dobovec.

Nuno Dias escalou um 5 inicial para este jogo, apostando em Guitta, João Matos, Erick, Deo e Diego Cavinato (Cardinal fora da ficha de jogo e fazendo descansar Alex Merlim).


O primeiro golo surgiu por intermédio do capitão João Matos, após assistência do incansável Deo, aos 11 minutos da partida. Aos 15 minutos, foi a vez de Alex responder com um golo a passe de Léo Jaraguá. 0-2 era o resultado com que se chegava ao intervalo.


Após o descanso, o resultado final consumou-se ao minuto 24 com Cavinato a marcar o derradeiro golo, após assistência de Pauleta.

Dobovec 0-3 SPORTING CP
Fonte: Drago Perko/ Zerozero.pt

E foi assim que os leões consumaram o apuramento para a ronda de elite em busca da revalidação do título europeu.
A acrescentar que dos 4 primeiros classificados, o Sporting CP foi uma de 3 equipas (juntamente com Barcelona e KPRF Moscovo) que passou com 3 vitórias em outros tantos jogos e foi a equipa com mais golos marcados (20) e menos golos sofridos (1) juntamente com o Barcelona.

No que diz respeito ao sorteio da fase de grupos da ronda de elite e do sorteio das equipas que serão anfitriãs do seu grupo, será feito da seguinte forma:
Há 7 clubes que se candidataram à organização.
Sporting CP – Pote 1
SL Benfica – Pote 1
KPRF (RUS) – Pote 1
Tyumen (RUS) – Pote 2
El Pozo Murcia (ESP) – Pote 2
Kairat Almaty (CAZ) – Pote 4
Stalitsa Minsk (BIE) – Pote 4

Estas equipas estarão todas no pote 1 do Sorteio, sendo que apenas as primeiras 4 equipas sorteadas serão definidas como anfitriãs e as outras voltarão a sorteio apenas para definir os grupos.

Barcelona é a outra equipa do Pote 1 mas que não se candidatou à organização desta fase da prova.

A ronda de elite será disputada entre os dias 19 a 24 de Novembro.


Próximos jogos:

  • Viseu 2001 vs SPORTING CP || Viseu | 16-10 – 20h45
  • SPORTING CP vs Leões de Porto Salvo || PJR | 19-10 – 21h
  • Fundão vs SPORTING CP || Fundão | 2-11 – 16h
  • SPORTING CP vs Burinhosa || PJR | 7-11 – 20h30
  • Eléctrico vs SPORTING CP || Ponte de Sôr | 16-11 – 21h15

SPORTING SEMPRE! Saudações Leoninas
Leão Eterno