RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quinta-feira, Março 28, 2024

Não havia necessidade

Herman Enciclopédia foi em minha opinião o melhor programa televisivo que alguma vez se fez em Portugal. Várias personagens épicas desse programa ficaram para a história da televisão e são ainda hoje lembradas e faladas pela sociedade portuguesa.

Os nossos leitores mais jovens provavelmente já não terão apanhado este programa. Caso o desconheçam, pesquisem no YouTube que vale bem a pena.

Uma das personagens mais marcantes desse programa era o Diácono Remédios. Diácono Remédios aparecia sempre para conter as poucas vergonhas no programa, era um guardião dos bons costumes. E eu dou comigo inúmeras vezes a pensar que faz falta um Diácono Remédios a este Sporting.

Por exemplo, no final do Sporting x Rio Ave, aquele que perdemos em casa há umas semanas, fazia todo o sentido a entrada em cena desta personagem: “Oh meus amigos, não tendes vergonha deste resultado miserável? Os adeptos do Sporting são uns bons adeptos, não havia necessidade!”

Coitado, neste Sporting Diácono Remédios não ia ter mãos a medir, ainda apanhava um esgotamento com tanto trabalho ou uma depressão com tanta pouca vergonha que por aqui vemos regularmente.

A cada entrevista ou declaração pública do nosso presidente lá tinha de intervir o Diácono: “meu amigo, mas que declarações são essas? Só areia para os olhos dos sportinguistas! Qualquer dia não temos areia nas nossas praias! Tu vais lá roubá-la toda!”

E o que dizer dos programas televisivos onde pululam cartilheiros? Coitado do Diácono. Teria de se multiplicar para abarcar tanta pouca vergonha que nos assola diariamente.

E agora que discorri um pouco sobre a falta dum Diácono Remédios no Sporting, chego à conclusão que mais umas quantas personagens desse programa encaixam que nem uma luva numa sátira a este clube.

Por exemplo, a rábula Mike e Melga. Mike encarnado por Frederico Varandas e Melga por Jorge Mendes: “Olha Frederico, tenho aqui uns internacionais acabados para o futebol, que têm falhado por todo o lado onde têm passado nos últimos anos, mas são grandes vedetas, Jesé Rodriguez, Yannick Bolasie e Luciano Vietto”. “Jesé Rodriguez, Yannick Bolasie e Luciano Vietto? Fantástico Melga! Quero, quero, estou ansioso por os ver com a camisola do Sporting, venham eles!”.

E como reagiria Lauro Dérmio ao momento actual do Sporting? Certamente o classificaria como um filme de terror: “A tragédia, o drama, o horror. Lets look at the treila”.

A mãe do Diácono, a Doutora Rute Remédios, à semelhança do filho não lhe iria faltar trabalho, intermináveis filas diárias à porta do seu consultório, sportinguistas em depressão derivado dos constantes abusos de que são alvo por parte dos croquetes.

Já David Vaitembora classificaria o sportinguista como uma das espécies mais raras do planeta, a única que expulsa de sócio um presidente que recuperou o clube financeiramente, colocou o futebol novamente a discutir títulos, construiu um pavilhão, recuperou modalidades e foi campeão em todas elas.

E quem seria nesta sátira o Dr. Mega Ribeira? Seriam naturalmente todos os Sportinguistas, gritando a plenos pulmões a Frederico Varandas, Rogério Alves, Jaime Marta Soares ou Henrique Monteiro “ESTES HOMENS NÃO SÃO DO SPORTING!”

Artigos relacionados

Comments

  1. GreenMarquis

    Eheh, muito bom este post. Também adorei o Herman Enciclopédia.
    O Sporting morreu, e agora temos o novo sporting, um clube de comédia.

  2. Babalu, um leão como tu

    Muito bom! Este Sporting é realmente uma comédia.