RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Abril 19, 2024

Senhor Presidente do Conselho de Administração, peça a demissão

No final vão perceber o título.

Por ser accionista da Sporting SAD, tenho oportunidade de assistir às Assembleias Gerais da SAD e, nos muitos anos que o tenho feito, nunca tinha assistido a uma AG com a de ontem. Foi surreal.

Começo por deixar aqui o meu agradecimento ao PMAG pela maneira como conduziu a ordem de trabalhos. Obrigada Dr. Bernardo Ayala.

Quando penso que devo agradecer ao Conselho de Administração, do qual fazem parte Dr. Frederico Varandas, Dr. Salgado Zenha, Dr. Miguel Cal e Dr. João Sampaio, simplesmente recuso-me a fazê-lo, pela falta de educação, petulância e arrogância do Dr. Varandas e do Dr. Salgado Zenha. Foram inacreditáveis as intervenções que fizeram ao responder às perguntas dos accionistas.

O ponto alto da noite, da falta de noção do que estão ali a fazer, foi quando o Dr. Salgado Zenha interpelou um accionista com perguntas desagradáveis que poderiam traduzir-se num processo crime, se assim o quisesse. Acusou Carlos Vieira e o conselho de administração de que fez parte de terem quase destruído a SAD.

Dr. Salgado Zenha nunca pode interpelar os accionistas e o próprio PMAG chamou-o à atenção por isso. Mas sim os accionistas podem interpelar o Conselho de Administração … o que demonstra a completa falta de noção do seu papel, enquanto Vice-Presidente do Conselho de Administração de uma empresa cotada em bolsa.

A Assembleia começou às 20h e apenas terminou às 2h40m da madrugada. Tal como eu, a maioria dos accionistas, senão todos, o Conselho de Administração, a Mesa e o Conselho Fiscal sentiram fome depois de tantas horas dentro de uma sala. Foi surreal ver o Presidente do Conselho de Administração, de seu nome Dr. Frederico Varandas, a comer amendoins, de bochechas inchadas dos ditos, como se de um hamster se tratasse, e a mastigar de boca aberta à frente de todos os accionistas, quando devia estar a dar atenção às interpelações dos accionistas.

Dr. Varandas continua a escudar-se na direcção anterior para justificar todos os males, algo a que já nos foi habituando, pelo que foi acusado de viver com os fantasmas da anterior direcção, ao que respondeu que não tem medo de fantasmas.

Pensei que era só na política que eram feitas promessas eleitorais que depois não são cumpridas durante o mandato. No Sporting Clube de Portugal está a ser igual, pelo menos no que a estes Orgãos Sociais diz respeito.

No seu programa eleitoral, Dr. Varandas promete “Zero suspeição” com o compromisso de todos os anos apresentar a declaração de rendimentos dos Órgãos Sociais do clube e dos Administradores da SAD. Ao ser interpelado por um accionista sobre o assunto, respondeu que tinha havido um lapso no programa eleitoral e que a promessa era apresentar as declarações de rendimentos apenas ao Conselho Fiscal e que já o tinham feito. Enfim …

Descrevi aqui alguns episódios que ontem se passaram na AG, mas muitos mais aconteceram e daí o título que dei a esta descrição. Volto a repetir, Sr. Presidente do Conselho de Administração da Sporting SAD, demita-se a bem duma sociedade cotada em bolsa que não merece morrer às suas mãos e da sua equipa. Se não sabe como “tocar essa viola”, dê o lugar a quem sabe e não se mantenha por birra ao ponto de destruir tudo que tanto tempo levou a construir.


Uma accionista preocupada

Artigos relacionados

Comments

  1. Neca Pinto

    Já nada me surpreende vindo destas figurinhas indignas dos lugares que ocupam.

    Depois de ver, incrédulo, a forma como o ex-medico se comportou nas últimas AGs do Clube, em que – literalmente – dormiu na mesa e ostensivamente ignorou as interpelações dos sócios… já espero tudo.

    Quanto aos auto-aumentos vergonhosos da administração da SAD, o que não seria de alarido nas TVs e nas capas dos jornais se isto se passasse com a anterior administração…

  2. Antonio Ferreira

    Se o que está aqui escrito é apenas uma parte, resumida, do que se passou… então, bem, os atropelos estão a assumir uma proporção demasiado preocupante. Seria bom ver a acta final da reunião.

    1. ZédasCouves

      nao leve a mal antónio, mas a ingenuidade desse comentario….

  3. Francisco Manuel Leandro Paias

    Como se pôde aprovar as remunerações dos ditos, perante tal incompetente??

    1. Paulo Vieira

      Como o Sporting Clube de Portugal (ainda) é o sócio maioritário da SAD, as remunerações foram aprovadas apenas com o voto do Varandas.
      Além de um inútil incompetente, nem vergonha tem para perceber que os restantes accionistas eram contra este aumento que só faz sentido para quem se quer encher à custa do Sporting.

    2. GreenMarquis

      O problema é que os ditos incompetentes representam 63% dos votos…. logo aprovam tudo o que quiserem.

  4. Rei Leão

    Surreal. Desde fazer figura de símio até aos lapsos no programa eleitoral. É a figura mais nefasta que me lembro de ver à frente dos destinos do clube.