RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quinta-feira, Abril 18, 2024

Dissecando os embustes da entrevista de Varandas

O presidente do Sporting concedeu uma entrevista de 1 hora ao canal do clube. Uma hora de propaganda total, onde ficou bem notória a falta de preparação e sapiência que um presidente do Sporting tem de ter.

Embuste nº 1: Varandas começou por explicar a saída de Marcel Keizer, dizendo que a derrota na Supertaça o tinha marcado muito e que a confiança do treinador baixou tal como a do grupo todo. Se isto é verdade, porque é que no final do jogo proferiu a já mítica frase “Não estejam preocupados, porque eu também não”? Em que é que ficamos, marcou-o muito ou ficou despreocupado? Que tipo de presidente é que, depois de levar 5 golos sem resposta do maior rival, tenta desvalorizar o assunto?

Embuste nº 2: “Leonel Pontes não tem prazo, tem uma tarefa”. Mais uma frase cheia de lugares comuns como é apanágio do indivíduo em questão. Como não tem a certeza do que este treinador vai dar, navega à vista sem planos a longo prazo do género “vamos ver no que vai dar”. Se ganhar os primeiros jogos fica, quando começar a perder (sim, é mesmo uma certeza), vai-se buscar outro treinador para terminar a época. E, entretanto, destruiu-se equipa sénior e sub-23.

Embuste nº 3: “Não foi escolhido para os sub-23 por acaso”. Pois não, é porque é agenciado pelo Jorge Mendes.

Embuste nº 4: Varandas diz que o próximo treinador tem de apostar na formação, mas quando contratou Keizer disse exactamente a mesma coisa. O ano passado lançou-se Jovane para ficar bem na fotografia e mais ninguém. Este ano não é nem segunda opção e quase não tem minutos oficiais. Fica aqui a pergunta: apostar na formação é dar dezenas de jogadores como Iuri e Domingos e emprestar outros que tinham lugar de caras no plantel como Geraldes e Matheus? No último dia de mercado vendeu-se o único jogador da formação titular para um clube do carrossel e, no fim-de-semana, apareceram notícias a dar conta dos preferidos de Pontes para começar a apostar. Veremos.

Embuste nº 5: Varandas esteve minutos sem fim a elogiar o rescisor Bruno Fernandes, chegando até a falar dele como melhor médio da Europa. Não consegue vender o melhor jogador do clube a ninguém e viu-se obrigado a vender Raphinha no último dia. Ele exprime que estava tudo planeado e que a venda de Raphinha foi em frente, porque o Tottenham propôs objectivos risíveis para a compra de Bruno Fernandes. Alguém acredita nisto?

Embuste nº 6: Diz que o Tottenham nunca foi campeão inglês. Talvez seja por isso que Varandas não luta pelos 4 títulos de campeão da liga experimental que o Sporting possui.

Embuste nº 7: Contratações cirúrgicas. Das 5 contratações de início de mercado, só Vietto é titular e custou para lá de um dinheirão por 50% do passe. Neto só entrará se Mathieu e Coates estiverem indisponíveis, Rosier está sempre lesionado e Eduardo e Camacho ninguém sabe o que valem.

Embuste nº 8: Jesé! Talvez o momento de maior humor da entrevista. O presidente não gostava de contar com o jogador há 3 anos quando ainda não se tinha metido nas cantorias, mas sim agora que está verdadeiramente comprometido com a profissão. Se Jesé foi contratado para speaker do estádio então Varandas acertou, está comprometido.

Embuste nº 9: “Bolasie tem imensa experiência de Premier League”. Certo, mas com 30 anos só não fracassou no Crystal Palace. “Fernando foi o melhor jogador do Brasileirão”. Como disse? Acho que neste caso uma imagem vale mais que mil palavras.

Embuste nº 10: “Gostava de ter Bas Dost no plantel… mas custava 5,9 milhões por ano”. Talvez se tenha esquecido, mas quando estava em campanha garantiu que, com ele, todos os que rescindiram iriam voltar. E mais. Bas Dost foi a bandeira da golpada e sempre foi jogador próximo do presidente. Conclusão: Foi enxovalhado à saída com direito a tweet maldoso e posto a andar rapidamente. Sousa Cintra trouxe-o de volta (com o conhecimento de Varandas) com aumento de ordenado e prémios chorudos. Se ele ganha demasiado agora, porque é que isso há um ano não foi problema? 

Embuste nº 11: A formação… 2.0. Numa conferência de imprensa no princípio do ano, rasgou de cima abaixo a formação queixando-se da falta de qualidade dos jogadores. Todos se lembram quando foi: o dia da lendária epopeia dos colchões, da relva e das folhas de Excel. Agora em mais uma tirada de génio, Varandas refere que nos sub-23 só tinha 1 jogador de 18 anos e que agora tem 10 e que desses dez, cinco têm menos de 18.

Embuste nº 12: Os esqueletos. No final da entrevista, Varandas dedicou 5 minutos a disparar tiros de caçadeira para os mauzões que querem um Sporting forte e competitivo. Existe um fosso para os outros 2 grandes, mas são os esqueletos que saem do armário, os vendedores de gelados e os cientistas do futebol, os culpados disso. Magnífico. Então quando tudo está mal, o que os sportinguistas fazem melhor é estarem calados e deixar o barco ir ao fundo. É ninguém se insurgir, pois isso não é elegante. Olhando para as capas do Jornal Sporting, realmente parece estar tudo no paraíso, não aconteceu nada e o clube está cada vez mais próspero. Mas destes vendedores de gelados, o presidente já não se importa.

Posto isto, como é possível que ainda hajam sócios e adeptos comuns que continuem apoiar este frágil Conselho Directivo que navega ao sabor do vento? Só há duas hipóteses, ou são pagos para isso ou… comem os ditos gelados!

Artigos relacionados

Comments

  1. Neca Pinto

    Excelente, mas ainda havia muito mais por onde pegar. As contradições, os erros, as imprecisões, são mais que muitas. Já para não lembrar a total anedota que é ouvir o homem a falar.
    E o mais engraçado é ver a generalidade da comunicação social, salvo raras excepções, a dar cobertura a esta tristeza.

  2. Bom resumo do stand-up que o gago mental protagonizou.

  3. GreenLantern

    Apenas um detalhe. O Sporting não tem titulos de campeão da “experimental”. Por isso é toda esta polémica.
    Os titulos são reais, e referem-se à liga portuguesa da altura. A experimental é a do carnide (que tem 3 titulos e o porco tem um).

    1. Undertaker

      Fica resgistada a correção, obrigado.