RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quinta-feira, Março 28, 2024

Atitude, humildade, exigência, competência. Ou a falta de todas elas.

O nosso Sporting nos dias que correm é um misto de equívocos em várias áreas. Senão mesmo em todas.

Não tinha saudades destes tempos em que um jogo fora é quase sempre sinónimo duma não vitória. Não tinha saudades das humilhantes derrotas em casa perante adversários de muito menor valor. Não tinha saudades de olhar para a nossa estrutura e ver zero competência. A começar no presidente, passando pelos seus homens de confiança e terminando no treinador principal da equipa sénior de futebol masculino.

Frederico Varandas está prestes a cumprir um ano à frente dos destinos do Sporting. Serão poucos os seus actos de gestão que merecem uma reflexão positiva. O afastamento de José Peseiro do comando técnico da equipa de futebol será um desses poucos. E nem me recordo de mais nenhum agora.

E não é só a sua pouca capacidade para a oralidade. Para mim o principal problema é mesmo este senhor achar que percebe de futebol, achar que tem tudo sob controlo após toda uma pré-época sem ganhar e no primeiro jogo oficial da época sofrer 5 golos sem resposta do principal rival e dizer que não está preocupado. Ficou magoado, mas não preocupado.

Em minha opinião, um presidente não tem de saber tudo, nem fazer tudo. Mas tem, sobretudo, de ter a inteligência e a humildade de saber as suas limitações, de se rodear de pessoas competentes e de tomar decisões difíceis quando o contexto o justifica.

Frederico Varandas não tem cumprido com nenhuma destas premissas.

É para mim incompreensível a grande maioria das escolhas para a estrutura do futebol. Não percebo, por exemplo, o que fazem no clube Roberto Severo e Hugo Viana.

Ok, sim senhor, foram atletas com qualidade, formados no clube e que por cá foram campeões entre outros títulos. Mas qual a sua real mais-valia no dirigismo? Quais os seus currículos ou as suas experiências prévias comprovadamente positivas em funções equivalentes?

Qualquer um de nós quando tem uma empresa e pretende contratar um recurso humano avalia, sobretudo, currículos, experiência, x ou y anos de competência comprovada na função, recomendações que o candidato possa trazer, etc. E pergunto eu: qual a experiência, o currículo e as recomendações de Beto e Hugo Viana? O que fazem eles ao certo na estrutura do clube?

Outro mistério desde há muitos anos a esta parte presente na estrutura do Sporting é Manuel Fernandes. Tal como Beto e Hugo Viana é um ex atleta do clube. Eu diria mesmo uma das grandes glórias deste clube.

É, portanto, deprimente para mim ver as figuras tristes que faz publicamente nos programas televisivos em que é pago para alegadamente comentar a realidade do nosso clube. Seria suposto também defender o nosso clube. Mas que defesa pode ser feita por alguém que claramente não tem jeito para aquilo? A culpa não é dele, mas de quem o mantém lá. E de quem o deixa estar lá. Eu não posso culpar um taxista por ter um acidente com um camião TIR, todos nós temos de ganhar a vida. Mas é bizarro ver no que uma velha lenda do clube se tornou.

E o que dizer deste último defeso? Sobretudo da recta final do mesmo? Vendeu-se ao desbarato o melhor ponta de lança do clube dos últimos anos que marcou quase uma centena de golos com a nossa camisola.

Vendeu-se o único jogador da formação que tinha lugar no onze para o carrossel do Mendes, resultando este acto de gestão em ficarmos apenas com um lateral direito disponível no plantel que é conhecido por ser um lesionado crónico. Relembro aqui que Stefan Ristovsky está lesionado por tempo indeterminado, não tendo inclusive sido inscrito na Europa.

Conseguiram-se nos últimos dias do defeso quase 40 milhões de euros em vendas, no entanto, nem um cêntimo foi gasto em contratações.

Vieram três jogadores todos por empréstimo.

Um jovem brasileiro sem qualquer currículo – Fernando Pedro – sem cláusula de compra. Pergunto eu: Jovane Cabral, Rafael Camacho e Gonzalo Plata não dão garantias? Não teria feito mais sentido apostar em Matheus Pereira?

Jesé Rodriguez, um avançado espanhol que há já muito abandonou a carreira de futebolista, preferindo dedicar-se a outras actividades. Um jogador problemático em termos disciplinares, já sem compromisso com a profissão de futebolista, mas que aparentemente conseguiu convencer Frederico Varandas que esses tempos já lá vão e agora vai passar a ser um profissional exemplar. Este jogador faz-me lembrar Fábio Paim.

E agora a cereja no topo do bolo: estes jogadores são contratados e um dia depois o treinador Marcel Keizer é despedido! Quem deu então o aval a estas contratações? Terá sido uma decisão pessoal de Frederico Varandas? Uma escolha de Hugo Viana? Ou terá sido Roberto Severo?

Finalmente Yannick Bolasie. Um jogador já com uma longa carreira, mas que apenas deu nas vistas no Crystal Palace. E mesmo aqui marcou apenas 13 golos em três anos.

Ou terá sido o novo treinador Leonel Pontes? Será Leonel Pontes uma solução definitiva ou apenas fará a transição para o nome que vai orientar a equipa durante esta época? A resposta a estas questões não foi esclarecida por Frederico Varandas na sua mais recente entrevista ao canal do clube. Parece que a ideia é deixar andar, logo se vê!

Mas uma coisa parece-me evidente: Frederico Varandas tem um fetiche com carecas. Quem virá então a seguir? O Professor Neca?

Quem uma opinião sincera? É indiferente. Porque rodeado de Beto, Hugo Viana, Raul José ou Manuel Fernandes nem Pep Guardiola conseguiria fazer alguma coisa desta nossa equipa de futebol.

Artigos relacionados

Comments

  1. Neca Pinto

    É tudo verdade e eu não diria melhor.
    O que ainda aguenta esta direcção é que ganhou 2 títulos a época passada no futebol. Ora, grande parte das pessoas só liga ao futebol, infelizmente, pelo que perante a crítica mais que justa a toda a incompetência que vêm demonstrando, em particular no futebol, vão sempre atirar-nos isso à cara. Parece contraditório mas é o que eu tenho ouvido dos meus amigos, colegas e familiares. Não estão a par nem acompanham os pormenores da (indi)gestão desportiva e financeira e acham que está tudo bem porque “até ganhamos dois títulos o ano passado!”

  2. Gostei e concordo quase com tudo, porém falta questionar uma coisa. O que fazem os adeptos/sócios no Sporting? Isto é, existem?
    O que andam a fazer?
    Eles sim, são altamente tóxicos ao clube.

  3. Entretanto continuo sem conseguir votar em comentários.

    “Não tem permissão para votar neste comentário”

    Se alguém responsável me puder esclarecer, agradeço.

  4. Bom post. A tocar em pontos cruciais.
    Estamos entregues aos bichos.

  5. Leão com memória

    Fantástico texto.
    Concordo a 100%.
    Estamos carentes de compromisso, atitude e competência.
    Infelizmente será novamente o tempo a mostrar-nos isso.

  6. Rei Leão

    Falta isso tudo e falta compromisso e falta espírito de missão. As pessoas podem ser profissionais e estarem no clube a ganhar o seu dinheiro mas não era necessário que perdessem todos os valores, se alguma vez os tiveram, para desempenhar as funções para que são contratados. Dizem-se sportinguistas mas quando lá estão não consigo ver esse sportinguismo. Este clube é uma autêntica feira de vaidades.