RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quinta-feira, Março 28, 2024

Desilusão e contestação numa noite para esquecer.

Sporting  2  –  3 Rio Ave

A vitória convincente em Portimão e a perspectiva de manter o primeiro lugar da classificação seriam factores importantes para dar uma motivação acrescida à equipa de Marcel Keizer. Nesta 4ª jornada, no entanto, o adversário seria um difícil Rio Ave orientado por Carlos Carvalhal, um treinador experiente que regressa a Portugal.

Aos 3 minutos o pior início possível. Penalty para ao Rio Ave. Após um lance de ataque bem construído pela equipa de Vila do Conde, Coates derruba Mehdi na área. O lance ainda suscitou algumas dúvidas, mas o VAR confirmou a decisão do árbitro João Pinheiro.  Quem não hesitou foi Filipe Augusto que após uma paradinha inaugurou o marcador.

Este golo madrugador poderia ter condicionado o Sporting, mas a verdade é que a equipa leonina soltou-se e soube procurar inverter o resultado desfavorável.

O empate surgiu aos 19 minutos pelo suspeito do costume. Após uma recuperação de bola de Vietto, Mathieu entrega a bola a Acuña que combina com Bruno Fernandes. O internacional argentino acaba por cruzar e após um corte defeituoso de Matheus Reis a bola sobra para o capitão leonino que finaliza num remate forte. Estava feito o empate! O Sporting, no entanto, não se satisfez com a igualdade e foi em busca da reviravolta.

Aos 24 minutos mais uma grande oportunidade para Bruno Fernandes. Mais uma vez Acuña na jogada, combinando desta vez com Raphinha que consegue o cruzamento para Bruno Fernandes finalizar, com o guarda-redes Kieszek a defender com dificuldades.

Até ao final da primeira parte destaque ainda para um remate forte de meia distância de Vietto. O argentino contratado ao Atlético de Madrid tentou a sua sorte, mas sem sucesso, com o guarda-redes do Rio Ave a parar o remate. Já nos descontos da primeira parte ainda nota para um golo anulado ao Sporting por posição irregular de Wendel.

Na sequência de um remate feito por Bruno Fernandes e bloqueado por um defesa vilacondense, a bola sobra para o médio brasileiro que finaliza, estando ligeiramente adiantado. Terminava a primeira parte com sinal mais da turma leonina.

A segunda parte, no entanto, começou bastante equilibrada e a jogar-se muito no meio campo.

Aos 53 minutos, numa altura em que nenhuma equipa tinha o ascendente do jogo, o Sporting chega ao segundo golo. O lance iniciou-se com um cruzamento de Thierry Correia para Vietto que remata contra um adversário, sobrando a bola para Luiz Phellype que não perdoa. Foi o segundo golo da época para o único ponta de lança que o Sporting dispõe depois da saída de Bas Dost.

A reviravolta estava consumada, mas a gestão do Sporting depois do segundo golo não foi a melhor. O Rio Ave impôs o seu jogo fruto de uma entrega da iniciativa de jogo por parte do Sporting. O pior estava ainda para acontecer.

Aos 83 minutos um lance muito polémico, com João Pinheiro a assinalar novo penalty de Coates desta vez sobre Taremi. Uma decisão, no mínimo, muito discutível, com o árbitro natural de Vila Nova de Famalicão a não querer verificar as imagens no VAR. Ronan não tremeu e marcou o empate para o Rio Ave.

Logo a seguir ao empate da equipa de Vila do Conde, Acuña desperdiça uma oportunidade incrível. Jogada do Sporting pelo lado direito do ataque e Raphinha cruza para o argentino cabecear ao poste. Incrível!

Jogo intenso no final e ao cair do pano o consumar do pesadelo. Coates comete novo penalty sobre Ronan e é expulso na mesma jogada. Filipe Augusto bisa aos 90 minutos e inflige a primeira derrota na liga à equipa de Alvalade. Uma segunda parte para esquecer da turma de Keizer.

Renan Ribeiro (Nota 4) – Não esteve competente naquilo que mais se foi destacando ao serviço do Sporting, na defesa de penalties. Sofreu três e pouco mais há a destacar no resto da partida.

Acuña (Nota 6) – Nota positiva para Acuña, com a competência que lhe é reconhecida a defender. Também no ataque esteve em destaque, na génese de vários lances de perigo do Sporting. Antes do golo da vitória do Rio Ave, teve uma oportunidade flagrante com um cabeceamento ao poste.

Mathieu (Nota 5) – Jogo regular do central francês, sem grandes lances de destaque.

Coates (Nota 2) – Provavelmente o jogo mais infeliz de Coates com a camisola do Sporting. Uma exibição completamente azarada ao cometer um hat-trick de penalties e sendo, obviamente, decisivo para esta derrota do Sporting.

Thierry Correia (Nota 6) – Mais uma vez bastante tímido no jogo, focando-se nas missões defensivas. Esteve, no entanto, em destaque no segundo golo do Sporting, ao fazer o cruzamento que daria origem à finalização de Luiz Phellype.

Doumbia (Nota 5) – Não consegue dar a estabilidade necessária ao meio campo do Sporting. Keizer tem de começar a repensar a sua titularidade.

Wendel (Nota 5) – Não tem sabido manter a regularidade dos primeiros jogos da época. Não esteve bem a ajudar Doumbia, não foi útil na construção de jogo e também não apareceu frequentemente em zonas de finalização. A equipa precisa do seu jogo para melhorar.

Bruno Fernandes (Nota 7) – Sem surpresa…o melhor da equipa. Desta vez não foi decisivo porque a equipa nem sempre sabe acompanhá-lo. Marcou o golo do empate num belo remate em força.

Raphinha (Nota 5) – Foi a figura do jogo anterior em Portimão e hoje passou ao lado do jogo. Nota de destaque para um lance aos 24 minutos em que cruza para uma finalização de Bruno Fernandes.

Vietto (Nota 6) – É um jogador com uma técnica acima da média, mas que não tem tido a regularidade que se pede. Ao contrário do último jogo, hoje não esteve em destaque. Fez um bom remate no final da primeira parte mas pouco mais.

Luiz Phellype (Nota 7) – Mais um jogo bastante esforçado do único ponta de lança disponível. Fez mais uma vez o gosto ao pé marcando o segundo golo da equipa.

Borja (5) – Nos últimos jogos tem entrado para ajudar a segurar o jogo, mas desta não foi suficiente com a equipa a sofrer dois golos de penalty depois da sua entrada.

Gonzalo Plata (Sem avaliação) – Entrou já aos 90 minutos e não conseguiu ter qualquer destaque no jogo.

Marcel Keizer (Nota 4) – Mais uma nova negativa para o treinador holandês. Depois de uma vitória bem conseguida em Portimão, o Sporting volta a ceder pontos. A primeira parte, apesar do golo madrugador do Rio Ave, foi bem conseguida, com a equipa a mostrar segurança e iniciativa para ir à procura do resultado. A segunda parte, para além do golo de Luiz Phellype aos 53 minutos, foi o oposto. Uma equipa que geriu mal o resultado, baixando as linhas e dando a iniciativa de jogo ao adversário. A arbitragem não desculpa tudo e Keizer é um dos principais culpados deste resultado negativo.

Artigos relacionados

Comments

  1. Neca Pinto

    É confrangedora a forma como a nossa equipa se posiciona e se movimenta em campo. Parecem um bando de amadores.