RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Quarta-feira, Abril 24, 2024

A lesão de Battaglia, a Unidade de Performance ou mais um recorde negativo para Varandas

O médio argentino, Rodrigo Battaglia, contraiu uma rotura de ligamento cruzado anterior do joelho, nos Açores, a 4 de Novembro de 2018, no jogo contra o Santa Clara (vitória do Sporting por 2-1), sendo forçado a sair aos 30 minutos de jogo.

Jornal ojogo – 7 de Novembro de 2018

Na terça-feira seguinte, foi operado no Hospital Cuf, em Lisboa, pelo Dr. Pedro Pessoa, especialista em Ortopedia e Traumatologia Desportiva, que colabora com o clube desde 2011 e integra a clínica de Frederico Varandas (ComCorpus Clinic).

O jogador foi submetido a uma ligamentoplastia do ligamento cruzado anterior do joelho direito, que decorreu sem problemas. Na altura o tempo de recuperação previsto pelo Sporting foi de seis meses, o que deixava Battaglia fora dos relvados até meados de abril.

A temporada 2018/19 terminou sem que Battaglia recuperasse a tempo de ajudar a equipa, numa etapa final que culminou com a vitória na Final da Taça de Portugal, em Maio, frente ao F.C. Porto.

A 27 Junho deste ano, o Sporting regressou ao trabalho e Battaglia foi um dos 22 jogadores que se apresentaram ao serviço para os respectivos testes médicos que antecedem os primeiros treinos de pré-temporada.

Já depois de ter seguido para o estágio na Suiça e ainda sem participar em qualquer treino com bola, Rodrigo Battaglia, ausenta-se e ruma à Argentina para tratar de assuntos pessoais e, ao mesmo, prosseguir a recuperação no centro de treinos da Federação Argentina.

Jornal ABola – 11 de Julho de 2019

Na altura especulou-se muito sobre uma possível negociação com um clube Argentino, visando o seu regresso ao país natal, mas o médio argentino desmentiu em publicação na sua conta pessoal do twitter.

Ao dia de hoje, Rodrigo Battaglia ainda se encontra em recuperação na Argentina, mas nos jornais desportivos nacionais especula-se que poderá regressar ainda esta semana, que antecede o jogo da Super Taça Cândido de Oliveira, frente ao rival Benfica marcado para Domingo (4 de Agosto), no Estádio Algarve, mas sem contar como opção, por ainda não estar recuperado a 100%.

Jornal A Bola – 30 de Julho de 2019

Recorde-se que Rodrigo Battaglia está ausente da competição desde 4 de Novembro de 2018, quando se lesionou com gravidade frente ao Santa Clara. O atleta já foi, inclusivamente, inscrito na Liga para esta época, mas ainda não integrou os treinos do conjunto com bola.

As lesões no joelho, infelizmente,  fazem parte do dia a dia dos jogadores de futebol, o médio argentino foi só mais um a sofrer esse infortúnio.

Deixamos aqui um levantamento de alguns jogadores famosos que sofreram o mesmo tipo de lesão:

– Derlei. Com a camisola do FC Porto, fez uma rotura do ligamento anterior cruzado do joelho direito a 22 de Dezembro de 2003 e voltou à competição a 25 de Abril de 2004. Ou seja, cerca de quatro meses depois.

– Nilmar. Quando actuava pelo Corinthians em 2006, sofreu uma lesão nos ligamentos cruzados no joelho direito na derrota para o Palmeiras por 1 a 0. Esteve sete meses afastado.

– Pepe. Lesionou-se a 12/12/2009, no Valência (2-3) Real Madrid. Voltou à competição pela selecção portuguesa, no dia 8 de Junho de 2010, num jogo de preparação para o Mundial de 2010, contra Moçambique. 6 meses de recuperação.

– Falcão. Lesionou-se a 22 de Janeiro de 2014 numa vitória do Mónaco contra o As Monts para a Taça de França. Regressou a 2 de Agosto de 2014, num particular contra o Valência, a contar para Emirates Cup. 6 meses e 11 dias depois.

– Ibrahimovic. Lesionou-se a 20 de Abril de 2017, nos Quartos de Final da Liga Europa, frente ao Anderlecht. Regressou a 18 de Novembro de 2017 frente ao Newcastle. 7 meses depois.

– Marco Reus. O avançado do Borussia Dortmund, que tem histórico de lesões na carreira, sofreu lesão nos ligamentos cruzados no joelho em julho de 2017. Voltou aos relvados sete meses depois.

Como podemos verificar, a média de tempo de paragem competitiva para este tipo de lesão em jogadores de futebol de alta competição é de 7 meses. Derlei foi excepção ao recuperar em 4 meses.

No dia 4 de Agosto, dia do jogo da Supertaça, Battaglia fará 9 meses de inactividade competitiva (04/11/2018 – 04/08/2019), que se poderá prolongar por muito mais tempo.
Não é compreensível esta demora na recuperação do jogador, quando o Sporting tem implementado desde Outubro a tão famosa e propagandeada Unidade de Performance (UP), chefiada pelo médico da confiança pessoal de Frederico Varandas, João Pedro Araújo, contratado expressamente para liderar esse projecto e que conta também com um cientista do treino desportivo: o iraniano Alirezza Rabbani.

Segundo Frederico Varandas, a UP iria revolucionar o clube a nível de prevenção e recuperação de lesões.

A Unidade de Performance na campanha eleitoral

Artigos relacionados

Comments

  1. HULK VERDE

    A unidade de performance é tão sofisticada que o Sturaro nem lá pôs os pés e ficou como novo. Bastou assinar contrato com o Novo Sporting e ficar por Itália.

  2. A super estrutura profissional de Incompetentes!

  3. Rei Leão

    O texto está muito bem estruturado e foca um assunto pertinente. A conclusão que se tira desta situação é que o senhor varandas é um vendedor de banha da cobra. A tal unidade de performance não é mais que uma forma de acolitar mais um seu amigo. Também não admira, foi através de um expediente parecido que ele próprio entrou para o corpo clínico do Sporting.