RUGIDO VERDE

Levantar e levantar de novo, até que os cordeiros se tornem Leões!

Sexta-feira, Março 29, 2024

Qual Sporting?

Costuma-se dizer que Sporting só há um. Um clube, uma entidade, um ideal.

No entanto, as últimas décadas do clube revelaram visões fracturantes na forma como a instituição é vivida pelos seus adeptos.

O avançar dos anos e, principalmente os últimos 12 meses, demonstraram de forma cabal que existem diversos “Sporting” dentro do mesmo clube. Alguns tão diametralmente opostos que é quase incompreensível a sua convivência no mesmo espaço clubístico. 

Algumas dessas formas distintas de viver o Sporting são claramente identificáveis:

– As elites que procuram um clube educado e elegante versus a massa popular anónima que procura vitórias e ambição; 

– Os notáveis que se servem do clube para ter visibilidade social versus os inúmeros sportinguistas anónimos que sonham em servir o clube e nada mais; 

– Os tachistas e parasitas económicos que gravitam em torno do Sporting e se apoderam do mesmo sempre que lhes cheira a dinheiro versus os que querem um Sporting em que umas finanças saudáveis são a base de sustentação das ambições desportivas do clube; 

– Uma parte dos sócios com muitos votos facilmente manipuláveis pela imprensa ou por quem está no poder, determinantes nas decisões fundamentais na vida do Sporting versus os sócios com menos votos que procuram informar-se exaustivamente e estão mais abertos a opções inovadoras; 

– Os profissionais da oposição que se movem por ódios pessoais ou intrigas palacianas, constantemente a destilar fel e veneno versus aqueles que pensam no futuro e que constroem projectos para levar o clube à  dimensão que ele merece.   

Estas são algumas das visões antagónicas que convivem dentro da instituição e por entre os seus adeptos.

Os protagonistas de algumas destas facções são facilmente identificáveis. Outros, capazes dos mortais encarpados mais extraordinários, mudam de posição conforme as suas conveniências e os seus objectivos pessoais.

Quem coloca o Sporting acima de tudo e de todos acaba por partilhar a devoção clubística com quem pensa exactamente o contrário.

O debate de ideias é difícil, porventura impossível. 

No entanto, os momentos de crise providenciam também oportunidades. Numa altura de grave crise de identidade Sportinguista, esta pode ser uma oportunidade fundamental para a clarificação e redefinição do clube que queremos ter no futuro. Quem queremos ter na liderança do Sporting? Que projecto para a instituição? Que ambições para a próxima década? União forçada ou separação/ purga inevitável? 

Nenhum grande clube desportivo mantêm o seu estatuto de grandeza se não for liderado com paixão numa moldura de um projecto estruturado e ambicioso. Os discursos e as posturas de “coitadinhos” apenas transformam o Sporting no “bombo” da festa do desporto português, que se contenta com os restos deixados pelos outros. 

(Ainda) temos o poder de decidir o nosso futuro, de transformar o Sporting naquilo que os seus fundadores ambicionavam: um clube grande, tão grande como os maiores da Europa. O rumo actual leva-nos à  situação inversa. Cabe-nos decidir.  Qual Sporting?  

Artigos relacionados

Comments

  1. ToroVerde

    Dantes o clube estava dividido entre os que gostavam do clube e os que odiavam o Bruno de Carvalho.
    Agora temos os “amantes” do futebol vs os amantes do Sporting no seu todo, os “amantes” dos anos zero vs os amantes de um clube que luta sempre para ganhar tudo…. e ficar fora da Champions nunca pode ser um bom ano, mesmo com 2 ou 3 tacinhas, Champions é o minimo!

  2. Não deixem de pagar quotas, isso é o melhor que podem fazer aos golpistas, abdicarem do vosso poder de voto e da legitimidade para protestar. Protestem, mantenham a pressão, é preciso abrir os olhos aos sócios menos informados. O BdC é passado, e o tempo ajudará a repor a verdade, mas há sempre espaço para melhorar algumas das más decisões que ele tomou ou das maluquices que o deixaram exposto. Amanhã teremos outro presidente melhor que le, nada é impossível, não abandonem o Sporting.

  3. idalina costa

    ainda me lembro quando o BdC anunciou nos placards do estádio que se ia casar. tenho saudades, era o lado humano dum grande personagem. também gostei muito quando ele cantou “o mundo sabe que” na AG de fevereiro, opaahh, parecia um cantor a sério, gostei tanto. e quando foram bater aos jogadres a alcochete, coitado o BdC ficou tão aflito, foi logo para a academia a ver se ainda os apanhava e quase que chorou na conferencia de imprensa. ele é que era um grande presidente. este que lá está agora é que teve sorte em ganhar as taças, porque não vale nada. e também acho o bruno muito mais bonito. acho que se ele apanhar o varandas ainda lhe dá um apertão. estou tão triste.

    1. Eu também acho a tua ignorância uma piada do caraças. É uma característica intrínseca aos defensores da casta: limitadinhas que dói.

      Sempre com argumentos extremamente relevantes.

    2. A Sra.D. Idalina viu alguma referencia ao anterior presidente no texto? Nao viu, mas como este (provavelmente) lhe atormenta as noites, consegue encontra-lo em todo o lado. Que poder extraordinario que ele tem, nao acha?

      Em resultado dessa obsessao, a Sra.D.Idalina tem as prioridades um pouco trocadas: o que lhe perturba os dias e’ saber que a mulher do presidente estava gravida, que ele cantava mal e que nao chorava na televisao. Que vergonha, nao e’? E as capas da TV Mais e da Nova Gente? Um escandalo!! O que pensaria a vizinha do 5o. Esquerdo?!? Um presidente do Sporting nao pode ser assim, nao e’?

      E’ uma chatice e fez bem em apoiar a sua expulsao.

      Outros preocupam-se com a forma como Sporting e’ gerido, com o projecto que o serve, com a capacidade de gestao e a ambicao e paixao demonstradas. E com a capacidade de fazer crescer o clube. Coisas insignificantes. Secundarias mesmo.

      Mas, pronto, o problema agora esta’ resolvido, o Sporting esta’ unido em torno desta direccao fortissima e ja’ nao passamos vergonhas na televisao. Bem dito seja Deus (e Jesus)!

    3. Rei Leão

      Ó Idalina mete os putos na barraca que vêem aí os capangas do varandas.

  4. Neca Pinto

    Nunca vi o Clube tão dividido, tão fracturado.
    Esta ferida não vai sarar tão cedo. E se alguém pensa que depois do que se passou ontem, vai haver paz, está muito enganado.
    Causa-me alguma perplexidade ver estes órgãos sociais indiferentes a esta situação e até a incentivar ainda mais a desunião. Ainda não perceberam o mal que estão a fazer ao Clube?
    Acaba por ser bastante triste ver o que se está a passar. Sportinguistas aos berros uns contra os outros, a quererem bater uns nos outros.
    Somos realmente diferentes sim, mas para pior. Não se vê isto em mais lado nenhum, se exceptuarmos o que se passou no Belenenses.
    Fosse o Sporting um partido político, já estaria a nascer um novo partido.

  5. Sk1walker

    Custa me conviver, com elites, custa me conviver com quem se quer servir do clube e nao servir o mesmo. Custa me a vaidade, a falsidade, o egoísmo o protagonismo a prepotência. Este clube n tem emenda, ou serei eu diferente e não me consiga ajustar a esta sociedade.

    Tenho duas maneiras para analisar as pessoas

    Ou lhe das dinheiro ou lhe das poder, ai sim veremos o que ela é na realidade.
    Ironia tivemos essa pessoa, foi expulsa.

    Para mim refundação ou um novo clube era o ideal, o sporting n vai passar disto infelizmente, a n ser que mudem regras de votação, ou se espere 15 / 20, para os velhos do restelo nao aparecerem mais, se acontecer tenho dois problemas para resolver eventualmente ja n terei o meu pai a meu lado, e ja estarei a caminho dos 70, e eu n quero chegar ai tao cedo ?. Enfim ja nao espero nada , mas milagres muitas vezes acontecem.
    Em suma estou num beco sem saida.

  6. Rei Leão

    O património do Sporting é muito apetecível. Primeiro foram os terrenos à volta do estádio agora são os terrenos de Alcochete, o contrato da nos e a sad para vender. Quanto mais dinheiro o clube foi movimentando mais aumentaram as clivagens. Dificilmente algum dia este clube terá estabilidade e todos a remar para o mesmo lado, enquanto uns se moverem por amor e outros por interesses…

  7. Alex Leão

    É deixar de pagar quotas, ir pondo esse dinheiro de lado para quando for preciso regularizar, isto só vai lá com boicote a sério, e não se preocupem com as modalidades, já se viu que dá sempre para recuperá-las..

  8. Pedro Miguel Viana Ribeiro

    Para mim a resposta é fácil, quero um Sporting lutador, ganhador e independente de interesses.
    Agora pergunto eu como se derruba esta cambada que lá está agora? Eu não me importo de ajudar, apesar da distância a que vivo de Lisboa, mas quero contribuir.
    Abraço